JM JORNAL DO MUNICÍPIO - JM JORNAL DO MUNDO - MULTIMÍDIA

JM JORNAL DO MUNICÍPIO - SUPLEMENTO - JM JORNAL DO MUNDO: A INFORMAÇÃO EM TEMPO REAL: NOTÍCIAS, REPORTAGENS, ARTIGOS, LITERATURA, VÍDEOS, FOTOS, SOM&IMAGEM E MUITO MAIS! A NOTÍCIA INFORMANDO E FORMANDO OPINIÕES. CONTATOS: jmjornaldomunicipio@gmail.com

JM JORNAL DO MUNICÍPIO:

SUPLEMENTO JM JORNAL DO MUNDO- JORNAL MULTIMÍDIA EM TEMPO REAL

Ano 6 - Edição 2451-

- Março

2016 -

Fortaleza-Ceará-Brasil

Ciência, Arte, Cultura, Entretenimento


CULTOS AFRO-BRASILEIROS



Um Esclarecimento Espiritual dos Exus Amparadores

por Wagner Borges


Ainda agora, enquanto eu preparava o material para a 1ª aula do curso de Orientalismo e Espiritualidade (com ênfase nos ensinamentos dos Upanishads) que iniciarei daqui a pouco no IPPB para cerca de 235 pessoas, percebi uma certa manifestação energética por fora do meu apartamento. Fechei os olhos e concentrei-me para verificar o que era. Pulsei luz no meu chacra frontal e nas mãos, enquanto erguia os pensamentos e sentimentos ao Supremo Amor para sintonizar a consciência com as energias elevadas.


Fora do apartamento (moro no quinto andar), em pleno ar, surgiu uma fenda escura. Eu sabia que era uma passagem interdimensional para o plano extrafísico. Do outro lado da mesma, muito embora eu não pudesse vê-los diretamente, estava um grupo de exus* que trabalha nos ambientes pesados do Astral desmanchando as porcarias que os encarnados encomendam aos seus asseclas desencarnados que patrocinam certos processos de magia trevosa.
Eles operam em climas pesadíssimos e são craques em dissolver as energias pesadas emanadas pelo ódio. Costumam trabalhar associados às egrégoras ** afro-brasileiras, principalmente as da Umbanda. São espíritos que não costumam aparecer ostensivamente e não são dados a floreios espirituais. Costumam ser bem diretos e falam na cara o que for preciso, sem qualquer dose de concessão ao ego de quem os escuta. Dentro de sua maneira direta de agir, eles não suportam pessoas hipócritas nem espiritualistas que complicam o serviço com os seus problemas corriqueiros. Também não gostam de pessoas que trabalham sem honra no caminho e apenas voltadas para a resolução de suas problemáticas infantis.
Apesar de aparentarem um jeitão meio agressivo (quem os critica não trabalha com as energias pesadas que eles tem que aturar a toda hora nem tem metade da raça desses amigos que operam no Umbral e que tanto ajudam a humanidade sem receberem o mínimo reconhecimento), respeitam muito a quem trabalha verdadeiramente voltado para a Espiritualidade Superior. Em muitas ocasiões de minha vida, fui ajudado por esses exus e outras entidades ligadas às atmosferas psíquicas afro-brasileiras. Por diversas vezes, principalmente em projeções da consciência com resgates extrafísicos dificílimos, esse pessoal me ajudou e protegeu, sempre de forma limpa e sem me cobrar coisa alguma.
Alguns desses grupos extrafísicos trabalham ligados a diversos mestres espirituais que ajudam invisivelmente a humanidade. Servem nos planos densos sob o comando secreto dos mentores que patrocinam o esclarecimento espiritual planetário. São eles que seguram as barras pesadas nos ambientes crosta-a-crosta e nos planos extrafísicos densos (umbralinos). São eles os amparadores que descem as furnas malígnas para enfrentar o mal que se esconde do olhar dos homens sem fé e sem coragem.
Sim, são eles que se revestem de coragem e partem para os combates com os agentes extrafísicos patrocinadores e exploradores das trevas humanas que se escondem aos olhos dos homens, mas que são observadas por esses exus-amparadores. São eles que ajudam muito a proteção de diversos grupos espiritualistas e nunca são reconhecidos pelos mesmos (muitos grupos estão mais preocupados com a pureza doutrinária do que com a verdade que se apresenta e precisa ser evidenciada de forma universalista).
Nesse instante, enquanto escrevo essas linhas, sinto a presença do Pai Joaquim de Aruanda, amparador preto-velho ligado às vibrações da Umbanda e que também já me ajudou em muitas projeções. É ele que está patrocinando esse contato espiritual com os exus amigos e permitindo a manutenção das vibrações sadias que me inspiram a escrever tudo isso.
Voltando ao relato com o qual iniciei esses escritos, os exus que estavam do outro lado da fenda interdimensional me passaram uns toques espirituais importantes. Alguns deles são de cunho pessoal e referem-se a um processo extrafísico pesado no qual estão envolvidas algumas pessoas que estou tentando ajudar. Porém, alguns dos toques são de cunho geral e poderão ser úteis para a reflexão de outras pessoas que estudam a Espiritualidade.
Aliás, esse foi o motivo que me fez correr aqui para o computador e escrever logo para não esquecer posteriormente.
Vou colocar por tópicos para facilitar:
"Muitas pessoas que correm para os lugares espiritualistas em busca de ajuda não merecem ser ajudadas. Não fazem nada para melhorar, só querem que alguém tire o peso de seus cangotes."

"O ser humano é muito falso mesmo. Vai pedir ajuda espiritual como se fosse um perseguido e injustiçado, mas nem conta sobre os desejos cruéis que carrega e que são a causa de sua desdita."
"Os obsessores são tinhosos mesmo e perturbam muito, principalmente se a pessoa lhes dá fartura de pensamentos ruins na cachola e lhes dá a guarida de suas energias."
"Algumas porradas espirituais que as pessoas levam são bem merecidas. Quem manda mexer com o que não deve? Quem enfia a mão no vespeiro quer ser ferroado. Depois não adianta reclamar!"
"As pessoas olham muito para os defeitos dos outros. Por isso não têm tempo de enxergarem suas próprias mazelas. Mas os obsessores adoram vê-las, ao vivo e em cores, direto dentro delas mesmas, de preferência acoplados juntos e fazendo a festa."
"Quem trabalha direito e segue seu caminho com honra não precisa de proteção espiritual. A luz de seus propósitos já lhe protege e inspira. Porém, em alguma necessidade a mais, pode contar com a gente mesmo. Nem precisa pedir. Quem é raçudo no rala-rala da vida e ainda pensa no bem dos outros merece ser tratado com o devido respeito."
"Tem muita gente fazendo coisa braba para os outros. Problema delas! Vão se ferrar, mais cedo ou mais tarde. Tudo o que elas mandarem na intenção de alguém irá voltar para elas mesmas lá na frente."
"Quanto maior for a má intenção de alguém, maior será a chusma de espíritos perversos agarrados em suas energias."
"Tem muita gente rezando para acabar com alguém ou para conquistar a força o que não merece. Ah, eles vão se ferrar!!!"
"A maioria das pessoas não tem vergonha na cara. Rezam pouco, pensam mal dos outros, estão cheias de medo e ainda deixam a guarda aberta por causa de seus rolos emocionais. Depois ainda ficam se perguntando o por que de tantas coisas ruins estourando em suas vidas pequenas e apagadas."
"A grana que o pessoal paga em algum lugar para fazer coisa braba para os outros poderia ser usada para ajudar os pobres. Quem faz isso merece as porradas espirituais que leva e os obsessores que arrasta em sua companhia."
"O dinheiro não é capaz de comprar uma noite de sono com a consciência tranquila. E é durante o sono que muita gente se ferra no Astral. Tem espírito brabo doido para fungar em seus cangotes e sugar suas energias. E tem gente que ainda acha que é pesadelo."
"Quem é justo tem a proteção que merece. Pode sair do corpo sem susto. Está em casa e não tem o que temer. Pode voar por aí e aproveitar as horas de recreio espiritual. Os guias espirituais os orientarão e os protegerão de qualquer coisa, desde que sejam justos."
"Muitos já nos chamaram de polícia do baixo astral ou de lixeiros do Astral inferior. Pela parte que nos toca, muito obrigado. Mas nós somos mesmo é ajudantes de serviços gerais no Astral. Fazemos o que é preciso e justo, sem passar dos limites que os Maiorais da Espiritualidade nos determinaram. Nenhum de nós é traíra! Somos o que somos. Somos honrados e ninguém nos compra. E ai de quem tentar nos enrolar com promessas falsas ou intenções ruins."
PS: Um deles ainda me disse o seguinte:
"Se você vai escrever mesmo o nosso recado, então vai fundo. Escreve tudo mesmo.
Pode esperar que você será criticado por isso. Dane-se! Faz com honra e verdade e dane-se o que os hipócritas de plantão pensam.
Os obsessores deles que se entendam com eles. Se você faz o seu serviço com convicção e é guiado pela Espiritualidade Superior, manda ver! O seu coração sabe o quanto de verdade que há nesse nosso papo. E tem muita gente que entenderá o recado sim. E não é aquela gente que se acha espiritualizada não (se acham muito espertos, mas dançam feio em muitas situações que só a galera do Invisível é que vê)
Quem entenderá esse recado são as pessoas simples de coração e de mente. A elas o nosso respeito."
***
Nota: Enquanto finalizo esses escritos, também está presente um dos amparadores do grupo de Ramatís supervisionando tudo.
Um último esclarecimento: Como elemento interdimensional consciente e que percebe outros planos e seres espirituais, é minha tarefa passar para o plano físico muito do que vejo como forma de esclarecimento espiritual universalista. Alguns entendem isso, outros não. Não importa. Não escrevo para agradar a doutrina ou o condicionamento de ninguém mesmo. Só sei que apesar dos defeitos que tenho, os propósitos que movem o meu trabalho são justos e que tento caminhar com honra na tarefa que me foi designada pela Espiritualidade.
Agradeço muito ao Grande Arquiteto do Universo pela oportunidade de viver na Terra e de andar com a mente e o coração abertos a tudo aquilo que seja positivo e criativo na manifestação da vida. Na casa secreta do meu coração, há espaço para todas as correntes de trabalho espiritual que fazem o bem para a humanidade.
Agradeço aqui de forma explícita a todos os amparadores das egrégoras afro-brasileiras que sempre deram uma grande força e proteção na tarefa espiritual e humana em que estou envolvido.
E também deixo aqui registrada toda a minha alegria de trabalhar com a Espiritualidade, minha grande riqueza de consciência e que nem a morte pode roubar-me, pois é estado de consciência íntimo e intransferível.
Paz e Luz.
- Wagner Borges -
São Paulo, 16 de julho de 2002, às 18h
* Exus: Dependendo do grupo espiritual, o termo exu pode ter vários significados. Aqui o mesmo refere-se aqueles seres espirituais que trabalham nos ambientes densos neutralizando a atividade trevosa dos obsessores (assediadores espirituais).

_________________________

RELIGIÃO

A POLEMICA SOBRE O BEIJO GAY EM CULTO EVANGÉLICO

AS PRISÕES

Joana Palheiros, de 18, e Yunka Mihura, de 20, foram presas por guardas municipais a pedido do deputado durante o evento evangélico Glorifica Litoral, que reuniu cerca de 2000 pessoas no domingo passado. De cima do palco, Feliciano acusou as duas garotas de vilipendiar o público e chamou as duas de cachorrinhas, sob aplausos dos fiéis.
As duas jovens participavam de um ato contra o pastor, que reuniu cerca de 20 pessoas. O beijo, segundo elas, era uma forma de protesto contra Feliciano, acusado de ser homofóbico.
Essa é a segunda vez que Daniela Mercury se manifesta em defesa dos homossexuais. A primeira vez foi em protesto contra o deputado e pastor Marco Feliciano, depois de ele ter assumido a presidência da Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados.

__________________


CIÊNCIA FUTURÍSTICA



COLISÃO DA VIA LÁCTEA E ANDRÔMEDA



A VAI MUDAR O CURSO DO SOL

Os astrônomos da  Agência espacial dos Estados Unidos(NASA) anunciaram que agora podem prever com mais precisão um dos maiores eventos cósmicos do futuro, a colisão da Via Láctea, a galaxia em que vivemos e uma galáxia vizinha, Andrômeda.

Os cálculos da Nasa se tornaram mais precisos graças ao telescópio espacial Hubble, que dimensionou a velocidade com que Andrômeda, também conhecida como M31, tem se movido.

A Ilustração da Nasa mostra como a galáxia Andrômeda (à esq.) colidiria com a Via Láctea (dir.), distorcendo sua forma Segundo as novas contas, embora Andrômeda esteja se aproximando muito mais rápido, a colisão deve ocorrer somente daqui a 4 bilhões de anos e não 2 bilhões, como chegou a ser noticiado.

A Terra e o sistema solar não correm o risco de serem destruídos, porém, o Sol será "empurrado" de sua posição para uma outra nova e a Via Láctea deve provavelmente perder sua forma achatada de panqueca.
               
A aproximação das galáxias ocorre devido à ação da gravidade das duas e da matéria escura que as rodeiam. Hoje, a Andrômeda se encontra a 2,5 milhões de anos-luz da Via Láctea.

"Depois de aproximadamente um século de especulações sobre o futuro de Andrômeda e da nossa Via Láctea, nós finalmente temos uma melhor visão de como esses eventos ocorrerão nos próximos bilhões de anos", disse o pesquisador Sangmo Tony Sohn, do STCsci (Instituto Científico de Telescópio Internacional), que fica em Baltimore, nos Estados Unidos.

As observações do Hubble indicam que as duas galáxias vão colidir, mas não vai acontecer o mesmo com as estrelas mais distantes das duas. Neste último caso, elas vão ser "jogadas" para diferentes órbitas ao redor do novo centro galáctico que será formado.

Para tornar as coisas mais complicadas, uma galáxia menor, a M33, participará da colisão como ator secundário. As chances são pequenas, mas a M33 pode, inclusive, "bater" na Via Láctea primeiro.


                                                                                              ************



RELIGIÃO

"Em nosso tempo, a situação de muitas famílias se vê agravada pela precariedade do trabalho e por outros efeitos negativos da crise econômica", disse o Papa ao final da tradicional Via Crucis noturna no Coliseu de Roma, que lembra o calvário de Cristo.

Visualizar
Visualizar

PAPA, NO FINAL MOSTRA-SE PREOCUPADO COM A SITUAÇÃO FINANCEIRA DA IGREJA POR CAUSA DOS EFEITOS NEGATIVOS DA CRISE ECONÔMICA



O papa Bento 16, que este mês completa 85 anos, comemorou a Sexta-Feira Santa em um clima de incerteza para a Igreja Católica, confrontada pelo questionamento de seus dogmas em matéria moral e preocupada com a crise econômica que afeta a humanidade.


"Em nosso tempo, a situação de muitas famílias se vê agravada pela precariedade do trabalho e por outros efeitos negativos da crise econômica", disse o Papa ao final da tradicional Via Crucis noturna no Coliseu de Roma, que lembra o calvário de Cristo.

O rito foi presidido pelo Papa do terraço do Monte Palatino, em frente ao importante anfiteatro e contou com a participação de milhares de peregrinos que levavam tochas e velas ao redor do célebre monumento romano que rememora o martírio dos primeiros cristãos.

"A experiência do sofrimento e da cruz marca a humanidade, marca inclusive a família; quantas vezes o caminho se faz cansativo e difícil. Incompreensões, divisões, preocupações pelo futuro dos filhos, doenças, dificuldades de tipos diversos", completou.

Multidão acompanha o Papa Bento 16 na cerimônia da Via Crucis, em frente ao Coliseu, em Roma

O sugestivo rito noturno, que foi transmitido diretamente a diversos países do mundo, foi aberto pelo cardeal viário de Roma, Agostino Vallini, que carregou a cruz na primeira estação, seguido por famílias de Itália, Irlanda, Burkina Faso e Peru.

"Na aflição e na dificuldade, não estamos sós; a família não está só: Jesus está presente com seu amor", afirmou o Papa, que vestia paramentos vermelhos e parecia estar em bom estado físico.

SEMANA SANTA

Depois do retorno de sua importante viagem a México e Cuba, o Papa iniciou na quinta-feira a maratona de celebrações da Semana Santa, a data mais importante do calendário católico, que será concluído com a missa do Domingo de Ressurreição na praça de San Pedro e a bênção "urbi et orbi" (à cidade e ao mundo).

Na quinta-feira, o Papa celebrou a missa pedindo aos cristãos que "se ajoelhem" perante Deus para melhor resistir ao "poder do mal", durante uma cerimônia cujas oferendas serão enviadas aos refugiados sírios, vítimas do conflito no país.

A missa solene, celebrada na Basílica São João de Latrão, o Pontífice seguiu a tradição lavando os pés de doze padres da diocese de Roma, como Cristo fez com seus apóstolos durante a Última Ceia, antes de sua prisão e crucificação.

Durante a solene "Missa Crismal" celebrada na Basílica de São Pedro, a primeira da Quinta-Feira Santa, o Papa condenou os apelos à desobediência, tais como os lançados na Áustria pela ordenação de mulheres. 

O Pontífice considerou que esta atitude constitui um "impulso desesperado" e não o caminho para a renovação de uma Igreja que está "em uma situação dramática".

"Recentemente, um grupo de sacerdotes de um país europeu fez um apelo à desobediência, também deram exemplos concretos de como expressar essa desobediência", relatou o Papa para os 1.600 cardeais, bispos e padres presentes.

Esta contestação, afirmou, é a favor da ordenação de mulheres. Sobre isso, "João Paulo II já havia declarado, de maneira irrevogável, que a Igreja não recebeu qualquer autorização do Senhor para tanto".

O Papa respondeu ao movimento austríaco "iniciativa dos padres", que fez em junho de 2011 um "apelo à desobediência religiosa" e um pedido por reformas na Igreja. Este movimento sempre foi muito bem recebido pelos fiéis e clero austríaco e em outros lugares.

"A desobediência é um caminho de renovar a Igreja?", perguntou o Papa, antes de contestar: "O que é necessário é uma configuração a Cristo, e assim, necessariamente, uma renúncia da alardeada auto-realização".

STATUS QUO
O Papa negou que a Igreja Romana queira "defender o status quo, o endurecimento da tradição", referindo-se ao Concílio Vaticano II (1962-1965), que marcou a abertura da Igreja ao mundo moderno.

"Não! Quem olha a história da época pós-conciliar é capaz de reconhecer a dinâmica da verdadeira renovação, que frequentemente toma formas inesperadas em um movimento cheio de vida", disse.

Durante a missa, que é uma oportunidade dos padres renovarem a sua fidelidade à Igreja, o Papa estimulou todos à excelência e a não serem meros servos da Igreja: os fiéis "nunca devem ter a sensação de que cumprimos o nosso cronograma de trabalho, mas que antes e depois nos preocupamos com nós mesmos".

"Um padre nunca pertence a si mesmo", concluiu.



***************

EDUCAÇÃO E CULTURA

MEC DIVULGA O NOVO PISO SALARIAL DOS
PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO:R $ 1.187

O Ministério da Educação divulgou segunda-feira,(27), o novo valor do piso salarial nacional para os professores de educação básica: R$ 1.451.Acontece que os Estados não cumprem lei do piso nacional para professor.

O novo valor representa um reajuste de 22,22% em relação ao ano passado - o valor anterior era R$ 1.187.
O MEC usa como parâmetro de reajuste o aumento no valor gasto por aluno no Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica) - como prevê a lei nacional do piso do magistério, de 2008.

O novo valor se refere ao mínimo que deve ser pago para professores com jornada semanal de trabalho de 40 horas. O piso deve ser divulgado anualmente até o mês de janeiro para ter vigência para todo o ano. Como houve atraso, o novo valor deve ser retroativo ao primeiro mês do ano.

Apesar de ser uma lei federal, o piso para professores ainda é desrespeitado por muitos Estados e municípios.
"Na verdade, a lei completa não é cumprida em praticamente nenhum lugar", disse o presidente da CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação), Roberto Franklin de Leão.

A CNTE convocou uma paralisação nacional para os dias 14,15 e 16 deste mês por conta do não cumprimento da lei do piso. Além do mínimo salário que deve ser pago, a lei também prevê que um terço da jornada de trabalho deve ser extraclasse - na preparação de aulas ou atendimento ao aluno.

Pesuisa divulgada pelo jornal Folha de São Paulo dá conta que , do total de Estados, seis não pagam , na ocasião o mínimo estabelecido para o salários dos professores, e 15 não respeitam o limite de um terço da carga horário para atividades extraclasse - ha casos de Estados que não seguem nenhuma regra.

Por meio de nota, o Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação) informou que acredita que a lei do piso valoriza os profissionais do magistério, mas alega que a maioria das 27 unidades da federação enfrenta dificuldades para o seu cumprimento, principalmente orçamentária.

O Consed pede que o MEC complemente o recurso necessário para o pagamento do piso em Estados sem condições.
O conselho também quer que o MEC apoie um projeto em tramitação na Câmara dos Deputados que prevê a troca do índice atual de reajuste pelo INPC (Índide Nacional de Preços o Consumidor) - que fechou o ano passado em 6,08.
Outro pedido é para que haja um cronograma para que Estados e municípios implementem a regra de reservar um terço da jornada de trabalho dos professores para atividades fora de aula.

Trocar o índice de reajuste pelo INPC não é mais valorização do professor, que é o objetivo da lei do piso. Seria só uma correção da inflação", disse Leão, presidente da CNTE.



*********************************

COMPORTAMENTO  RELIGIOSO

O papa Bento 16 leu durante o ato uma mensagem em que dizia que a cura das vítimas deve ser a "principal preocupação" e que isto deve vir junto a uma "profunda renovação da Igreja em todos os níveis".


RELIGIÃO: DENÚNCIA SOBRE ABUSO DE RELIGIOSO

MARIE COLLINS, QUE SE DIZ VÍTIMA DE PADRE PEDÓFILO
RELATA DRAMA AO VATICANO
CIDADE DO VATICANO -Uma mulher irlandesa que diz ter sido abusada sexualmente por um padre quando era criança relatou nesta terça-feira seu drama frente a uma centena de bispos em simpósio contra a pedofilia organizado pelo Vaticano.

Marie Collins, de 65 anos, disse aos representantes de 110 conferências episcopais e aos superiores de 30 ordens religiosas reunidos na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, que foi abusada pelo padre do hospital em que esteve internada aos 13 anos.

"Mais de 50 anos se passaram e é impossível esquecê-lo, nunca poderei escapar disso", disse Marie, ao lembrar as noites de terror que sofreu no hospital quando o padre, que, segundo ela, "era especialista em abusar de menores", entrava em seu quarto, a tocava, fotografava seu corpo, entre outros abusos.

A vítima explicou que o fato do abusador ser um padre causou uma grande confusão em sua mente, "pois as mãos que abusavam do meu corpo à noite eram as mesmas que me ofereciam a sagrada hóstia na manhã seguinte".

Acompanhada por uma psiquiatra durante seu depoimento, Marie acrescentou que ao invés de se voltar contra a religião, se voltou contra ela mesma, se sentia suja e se afastou de sua família e amigos, evitava o contato com eles convencida de que era "uma má pessoa".

Mesmo tendo se casado aos 29 anos e tido um filho, continuou sem conseguir enfrentar a vida e sofrendo depressão e ansiedade.

A primeira vez em que falou dos abusos foi com 47 anos. Foi a um médico e ele recomendou que advertisse à Igreja sobre esse padre. Marie falou com um padre de sua paróquia, mas ele se negou a dar o nome do abusador.

"E pior, me disse que o tinha acontecido era provavelmente minha culpa. Essa resposta me destroçou e fez com que ressurgissem em mim todos os velhos sentimentos de culpa e de vergonha", narrou em meio a um silêncio sepulcral e expressões comovidas por parte de quem assistia.

SILÊNCIO

A mulher contou que ficou mais dez anos calada, foi internada diversas vezes, até que começaram a sair na imprensa denúncias de outros casos. Ela então decidiu que tornaria seu caso público a fim de proteger outras crianças.

Ela escreveu ao arcebispo de sua diocese e denunciou o pedófilo, mas passou --segundo explicou-- os dois piores anos de sua vida, pois o padre que tinha abusado dela estava sob proteção de seus superiores, e o deixaram durante meses em seu Ministério paroquial, encarregado de dar aulas às crianças que se preparavam para a primeira comunhão.

Ela se queixou que foi tratada como se estivesse contra a Igreja e denunciou que a investigação policial foi obstruída e os laicos enganados.

No final, o estuprador admitiu sua culpa aos superiores, mas segundo Collins, a prioridade dessa igreja local era "proteger o bom nome" do abusador perante a sociedade.

Marie estava angustiada, mas continuou com sua luta até conseguir que seu agressor fosse julgado e preso. Nesse momento sentiu que sua vida começava a mudar e mesmo decepcionada com a Igreja começou a trabalhar com sua diocese e outras igrejas da Irlanda para melhorar sua política de proteção às crianças.

O caso de Marie é um dos 4.000 casos de pedofilia cometidos por padres que chegaram à Congregação para a Doutrina da Fé nos últimos dez anos, segundo disse na segunda-feira seu presidente, o cardeal William Levada, na abertura do simpósio.

Levada disse que estes casos evidenciaram a "inadequada e insuficiente resposta canônica e a falta de uma resposta verdadeiramente coordenada"

COLABORAÇÃO DA IGREJA

O cardeal ressaltou a necessidade de a Igreja colaborar com as autoridades civis, destacando que o abuso sexual de menores "não só é um delito no direito canônico, mas também é um crime que viola as leis penais na maior parte das jurisdições civis".

O papa Bento 16 leu durante o ato uma mensagem em que dizia que a cura das vítimas deve ser a "principal preocupação" e que isto deve vir junto a uma "profunda renovação da Igreja em todos os níveis".

Nos últimos anos, centenas de casos de abusos contra menores foram denunciados nos Estados Unidos, Irlanda, Alemanha, Bélgica, Áustria, Itália, Austrália, Malta e Holanda, entre outros países.

************


Educação

Justiça suspende Liminar e estudantes
não podem mais acessar à redação do Enem

SÃO PAULO - O Tribunal Regional Federal da 5.ª Região (TRF-5) derrubou a liminar que garantia o acesso de todos os candidatos à cópia da correção da redação do Enem de 2011. A decisão saiu nesta terça-feira, dia em que houve troca no comando do Ministério da Educação (MEC).

Na decisão, o presidente do TRF-5, Paulo Roberto de Oliveira Lima, diz 'saltar aos olhos a mais aparente politização das questões relativas ao Enem'. 'Se, de um lado, o exame ainda não ostenta é fato a se lamentar a qualidade operacional desejada, de outro não pode ser ignorado o descuido inexiste palavra mais amena para dizê-lo com que vem sendo judicialmente combatido', afirma.

O MEC recorreu na última sexta-feira da decisão da Justiça Federal no Ceará, subordinado ao TRF-5, que determinava a concessão imediata das vistas das provas e dos espelhos de correção das redações do exame. A liminar foi concedida a pedido do Ministério Público Federal.

De acordo com o presidente do TRF-5, a decisão de suspender a liminar da primeira instância se deu, entre outros motivos, porque a ação civil pública ajuizada pelo MPF no Ceará teve dois aditamentos. Isso sugere, segundo o desembargador Paulo Lima, que o MPF não sabia o que queria.

Paulo Lima argumentou também que o Instituto Nacional de Pesquisas Nacionais (Inep), a União e o MPF, através da Subprocuradoria Geral da República, já tinham celebrado um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) em agosto do ano passado, homologado pela 13.ª Vara do Distrito Federal, no qual o governo se compromete a dar vistas à redação apenas a partir da edição de 2012 do Enem.

Para o desembargador, existe ainda uma 'razão operacional' para justificar a suspensão da decisão. 'A disponibilização das provas quer-se feita a 3.881.329 candidatos (os com nota, os com redação em branco e os com redação anulada por algum motivo). Mas nem todos o postularam, e talvez somente uns poucos estejam insatisfeitos com a nota obtida.'

'Daí que a disponibilização das provas e dos espelhos - tese sedutora pela perspectiva de realização do sagrado Direito Constitucional à Informação, consoante Art. 5º, XXXIII - contribuiria, em dias de hoje (com o 'escasso' instrumental de que a administração reconhece dispor), mais para tumultuar o certame, já tão devedor de credibilidade à sociedade, que propriamente para eficacizá-lo (CF, Art. 37, caput).
Na ponderação entre informação e eficiência, neste momento agudo, deve-se uma reverência algo mais acentuada à segunda.'


*********************

ESOTERISMO




O 11:11:11: ÀS 11:11 , O MUNDO ENTRARÁ  NUMA NOVA ERA

A MEDITAÇÃO SOBRE A PAZ MUNDIAL E A ABERTURA DE UM PORTAL PARA OUTRA DIMENSÃO
Muitos acreditam no início de uma nova harmonia no mundo, a abertura de um portal para outra dimensão, ou até de uma revolução da consciência. O portal 11:11 foi aberto segundo os esotereicos  adeptos dos Mestres dos Sete Raios, no dia  11 de janeiro de 1992 e se fechará em 31 de dezembro de 2012. Esse "Portal" é geralmente concebido como uma lacuna ou ruptura entre dois mundos. Pode ser visto também como um abismo ou separação que tem o potencial de unir duas esferas  diferentes de energia.

Segundo os esotéricos “o Universo possui vórtices ou portais dimensionais que funcionam como pontes para outras espirais de consciência e este é o momento em que o planeta Terra vive sua graduação ou nascimento em uma nova oitava vibratória, digamos assim. 

Estamos em meio a grandes mudanças e isto, conseqüentemente, está gerando tumulto, confusão e medo. No entanto, as novas e poderosas energias que chegaram até nós (com a abertura do "Portal 11:11"), nos moveram até uma nova espiral consciencial, onde as energias da dualidade e separatividade foram removidas de nossas esferas.



O "Projeto 11:11" é uma ativação planetária, ou ponte para uma nova espiral de padrão energético, completamente diferente da vivida até então.



Pelo que se sabe, esse chamado foi feito de Planos Superiores, mas em nosso plano foi Solara Antara Amaa-Ra, uma moradora das montanhas da Virgínia, nos EUA, quem recebeu e divulgou o movimento no mundo inteiro”.

Ela é autora de 4 livros que contêm informações sobre as transformações vindouras em nossas vidas e planeta. Esse ciclo de ativações planetárias começou em 31/12/86, com a meditação pela Paz Mundial (John Randolph Price); depois em 16 e 17/8/87, com a "Convergência Harmônica", ativada por José Arguelles; em fevereiro de 1988, o movimento Earth Link, em Uluru, Austrália, introduzido por Vincent Selleck; em 20/4/90, o "Dia do Planeta Terra", e em 11/1/92, a abertura do "Portal 11:11", com ativação centralizada na Grande Pirâmide de Gizé, no Egito, e na Ilha do Sul, na Nova Zelândia.

Houveram muitos eventos menores planetários, como o "Star Link", em 88, que ativou o vórtex do Reino Angélico (linha dévica), em Los Angeles, Califórnia; o "Cristal Light Link", que ativou a polarização dos cristais, em abril de 89; e o "Time Warp", que é referente à aceleração de 200 anos siderais da vibração da Terra, em 11/89.

O símbolo "11:11"é uma alavanca pré-codificada na nossa memória celular, colocada há muito tempo atrás nas fibras de DNA de nossos seres, antes mesmo de virmos inicialmente à matéria. O "Projeto 11:11" tem estado adormecido em nós desde tempos muito remotos e, mesmo que muitos reconheçam este símbolo como algo muito significativo, não tiveram consciência de seu verdadeiro significado.

No entanto, com o advento dos relógios digitais, a presença do 11:11 começou a atuar. Aqueles que sabem que o 11:11 é uma coisa especial, têm o olhar atraído para os relógios nos momentos de aceleração consciencial. Esses devem, segundo Solara, atuar como líderes na conscientização do processo. O termo "Star Born" (Nascidos nas Estrelas) refere-se a todos aqueles que vieram de algum lugar fora deste planeta e estão começando a se lembrar de que aqui estão para ajudar na transmutação planetária.

Na abertura do "Portal 11:11", em 11/1/92, foi necessário um mínimo de 144.000 "Nascidos nas Estrelas" (que se uniram fisicamente em todo o mundo) para garantir o sucesso do evento. Neste momento ocorre na Terra um despertar em massa desses seres no sentido de se buscar uma real mudança planetária.

Os "Nascidos nas Estrelas" somos todos nós que antes de virmos para cá, passamos certamente por outros corpos planetários, sendo que os mais "maduros" percebem o momento e lutam e anseiam por um mundo novo, melhor, sem as absurdas inversões de valores que geram as disparidades e crueldades com os reinos da natureza (poluição dos mares, rios, camadas atmosféricas, desmatamento das florestas, maus tratos e matança dos animais) e com os próprios humanos.

Dentro de nós estão os padrões de ilusão da dualidade e separação. Nós somos criados no conceito de que somos unidades separadas da Fonte; seres fracassados procurando por Deus fora, nos sentindo solitários, abandonados. No entanto, este é o momento de começarmos a dar atenção ao nosso "Deus Interno".

Buscar a conexão com nosso Eu Superior ou Alma Individual que tem a percepção direta e instantânea da verdade, do que é autêntico, factual e realmente importante para nosso progresso. Descartar de imediato o falso, a atração pelas ilusões externas, momentâneas e superficiais, o que fascina em vez de elucidar, o que embota em vez de acordar, o que hipnotiza em vez de conscientizar.

Descarte velhos hábitos e condicionamentos que estão enraizados na ilusão. Abra seu armário e se livre de todas as coisas supérfluas e simplifique suas coisas a fim de deixar espaço para o novo. Complete os negócios não terminados, relacionamentos mal resolvidos, livre-se do que lhe prende ao passado. 

Liberte-se da culpa, do medo e dê espaço ao relaxamento e diversão. Certa vez um Mestre de nossa Fraternidade Branca disse a um grande teósofo: "Pode estar certo; ninguém chega ao Adeptado sem senso de humor..."

O movimento através do "11:11" muda o alinhamento posicional do nosso atual sistema do "Grande Sol Central" para aquilo que é chamado de "Sistema do Grande Sol Central Maior". Fomos alinhados com o nosso "Grande Sol Central" através de um processo de polarização (nós na dualidade). Precisamos nos erguer agora e sair da espiral antiga.

A influência de nosso Sol Central, Alcione, um dos sóis da constelação das Plêiades sobre nós, é tema do "Cinturão de Fótons". Em termos bem simples, o "Cinturão de Fótons" representa uma energia que está chegando à Terra e servirá de freqüência harmonizadora com a qual a Terra passará a ressoar. Trata-se da procissão do nosso sistema solar ao redor de Alcione.

Essa procissão cíclica em sentido anti-horário, requer 25.860 anos para completar sua órbita. Como ensina a civilização Maia, este é o período de um ciclo galáctico. Como existe o ciclo das estações, o grande ciclo galáctico também tem suas estações e cada estação tem suas características ditadas pela freqüência. Nós estamos entrando numa freqüência diferente, com uma mudança nos padrões de clima. Nós já estamos expostos à energia do "Cinturão de Fótons" e ela simplesmente aumentará de intensidade”.

(Milton Botelho) 



As Plêiades são um grupo de estrelas situadas na Constelação de Touro, dentre elas está Alcion ou Alcione. Vamos estudar a respeito deste enigmático e também importante Sol, já que sua influência sobre o nosso sistema solar é muito importante.

Convém lembrar que a Bíblia cita as Plêiades algumas vezes, vejamos algumas delas: "Falando Deus a Jó, disse-lhe: 'Poderás tu impedir as delícias das Plêiades ou desatar os ligamentos de Órion?' ... 'Soubeste tu as ordens do céu?'" (Livro de Jó cap. 38; 31)

As Sagradas Escrituras são muito claras ao se referir às "Delícias das Plêiades". Sabemos que a energia eletrônica de Alcione (o Sol Central das Plêiades) trará a todos os seres humanos uma luz de pureza, tanto interior quanto exterior. Estas são as delícias maiores que podemos ter.

Com respeito ao ligamento de Órion é necessário explicar o seguinte: O conhecido Cinturão de Órion é a base do Sol Tilo, no qual gravita a estrela Barnard I ou Hercólubos.

A Bíblia e vários outros livros antigos nos indicam que Órion abriga uma força malévola, em contraposição às Plêiades, que nos fornecem força positiva e benéfica. A grande energia de Alcione é comentada por VM Samael Aun Weor, dr. Paul Otto Hesse, sr. Yosip Ibrahim etc. Chegará um grande dia que durará cerca de 2 mil anos. Será que você acredita nisso?

Então, vejamos o Apocalipse (21: 23 a 27: "A cidade não tem necessidade de Sol nem de Lua que brilhem nela". Mas, a seguir, continua: "Suas portas nunca serão fechadas de dia, pois ali não haverá noites".

Todos já estamos informados de que as energias do Sol Alcione serão exclusivamente cósmicas, compostas de elétrons devidamente desintegrados, os quais produzirão uma luz constante, de aproximadamente 2 mil anos. Também em Apocalipse (22: 5) diz: "Não haverá noite e não terá necessidade de luz de lâmpada, nem de luz do Sol, porque Deus, o Senhor, nos iluminará".

As profecias do Apocalipse nos apresentam um realismo astronômico e profético de transcendental importância.No livro escrito em alemão, intitulado Der Jungs Ter Jag, de Paul Otto Hesse, aparecem inquietantes afirmações relacionadas com as Plêiades.

 Segundo Hesse, nosso sistema planetário forma parte do sistema de sóis pertencentes ao sistema das Plêiades e que não apenas seis sóis giram ao redor de Alcione, mas também o nosso Sistema Solar, chamado esotericamente de Ors, sendo o sétimo a gravitar em torno da grande massa chamada Alcione. Toda esta rotação e translação dura cerca de 24 mil anos, divididos em dois semiperíodos de 12 mil anos, dos quais 2 mil são de luz e 10 mil de obscuridade.

 Segundo afirma Otto Hesse, atualmente estamos vivendo o final dos 10 mil anos obscuros e, conseqüentemente, prontos para entrar nos 2 mil anos de luz.

Afirma-se que Alcione possui ao seu redor um gigantesco anel de radiações em posição transversal do plano das órbitas dos sóis e seus sistemas solares. O alcance do disco energético é de centenas de anos-luz. 

Logicamente, todos os sistemas solares terão obrigatoriamente de cruzar o anel ou disco de radiações. A velocidade é diferente, portanto demoram tempos diferentes. O nosso Sistema Solar de Ors, devido à sua posição dentro das órbitas de Alcione, demora cerca de 2 mil anos para atravessar o anel alciônico. 

Segundo Hesse, a poderosa energia radiante do anel de Alcione provoca a decomposição ou o rompimento dos elétrons. Essa fissão eletrônica é desconhecida ainda pela ciência atual.






As Energias Eletrônicas das Plêiades 




Quando o planeta Terra, juntamente com todo o nosso sistema, penetrar nestas radiações, serão excitadas todas as moléculas e todos os átomos de todos os corpos existentes, sofrendo estes uma transformação de magnitude imprevisível. O mais notável é que a excitação molecular criará um tipo de luz constante, porém, sem calor. Luz atérmica (sem calor) que não produz sombras de tal forma que nem nas cavernas mais profundas existirá obscuridade e, naturalmente, no interior do homem também não haverá obscuridade, trevas.

Toda matéria em seu inteiro será iluminada ocasionando mudanças em tosas as manifestações da vida. Surgirá vegetação antes desconhecida e rica em teor nutritivo e sabor.

Foi-nos dito que este fenômeno ocorre a cada 10 mil anos, com o qual se explica a época glacial, cataclismos causadores de modificações geográficas e da própria vida. Os anéis de Alcione nos trarão grandes benefícios, mas também produzirão grandes calamidades inicialmente.

A extraordinária obra de Hesse recebeu o título em espanhol de El dia más jove, e nele se descreve todo esse fenômeno maravilhoso de Alcione.

O VM Samael, fundador das Instituições Gnósticas, autor de mais de 60 obras gnósticas, em sua conferência realizada na cidade de Guadalajara, México, menciona a respeito de Alcione, conforme descreveremos mais adiante.

Afirma-se que os Anéis de Alcione, por sua forma aparente, poderiam ser comparados aos anéis de Saturno, com a diferença de proporções e teor energéticos, já que estes são formados de pó e rochas, e aos anéis de Alcione, de luz, estendendo-se várias centenas de anos-luz.

Dentre em breve, a ciência acusará ter descoberto no espaço exterior certas radiações até então desconhecidas. A partir deste momento tudo será questão de pouco tempo para penetrarmos na Zona Manásica de Alcione.

A ciência atual não admite a hipótese da existência real dos anéis, e também que pertencemos a um sistema estelar tendo como eixo Alcione. Portanto, como afirma a Bíblia, a Humanidade será atingida de surpresa.

Afirma Hesse: "Caso a Terra entre nos anéis antes do Sol, será produzido um fenômeno atmosférico semelhante a um grande incêndio, tanto no céu com em todo o planta, no entanto não haverá calor nem prejudicará ninguém, pois será um fenômeno somente para a vista e os sentidos. Embora desde o princípio se observará alteração na matéria, assemelhando-se possivelmente a uma fosforescência".

"Por outro lado, caso o Sol penetre primeiro nos anéis, será produzida na Terra uma obscuridade semelhante a uma noite com chuvas de estrelas, que durará cerca de 110 horas. Logo, a Terra sofrerá o fenômeno já descrito pra tornar-se banhada em luz constante durante 2 mil anos".



"A obscuridade será produto das modificações repentinas nas radiações solares pelo contacto com o Anel Manásico. A chuva de estrelas ou aparentes estrelas, será conseqüência da extraordinária excitação molecular da atmosfera. O dia perpétuo de 2.000 anos é resultado da própria radiação, não dependendo do Sol para ter luz de dia".

"Como conseqüência, um provável fenômeno ocorrerá na alteração da atração solar sobre a Terra, diminuindo progressivamente sua velocidade de rotação sobre seu eixo tornando os dias mais longos".
Hess enfatiza que a radiação manásica carece de calor, por é luz sem sombra, sem temperatura e como os raios solares serão modificados, então começará haverá em nosso planeta um esfriamento geral, mais sensível nos pólos. 

Será o início de uma Nova Glaciação, cujos gelos chegarão pelos menos, até o paralelo 40, ao norte e ao sul, deixando com região habitável e de clima temperado as proximidades do Equador.

A linha do Equador não será no mesmo lugar geográfico que conhecemos. A entrada da Terra no anel manásico produzirá uma mudança, talvez brusca, na inclinação do eixo polar, colocando-nos em posição vertical. Tudo indica que este mesmo fenômeno ocorreu nas épocas Lemúrica e Atlante.


A ciência sabe que as glaciações ocorrem de maneira periódica, de forma brusca e repentina. Mas, até hoje a ciência não encontrou o motivo desta ocorrência. Conhece-se os efeitos, porém nada se sabe sobe as causas. Conseqüentemente, os anéis, tantas vezes mencionados juntamente com o grande astro Hercólubus, ou estrela Barnard I, pode ser uma boa explicação.

Tanto para Hesse, VM. Samael, como também para os Irmãos Maiores do Cosmos, a natureza dos anéis provocará uma luz constante na Terra, desaparecendo as sombras, o dia, a tarde e a noite. Não haverá mudanças de frio para calor, provavelmente desaparecerão as estações do ano. O conceito do homem sobre o Tempo será totalmente alterado. A Terra continuará dependendo do Sol, no tocante ao calor, mas esta energia térmica será diminuída e se manterá constante.

Alertamos que isto não será o "Fim do Mundo", pois bem sabemos nos meios esotéricos e antropológicos que ainda faltam duas raças para o planeta se converter em um cadáver, em uma lua. Entretanto, convém lembrar que nem todas as pessoas viventes neste planeta poderão subsistir a eta nova radiação ou energia, por diversos motivos que serão explicados à medida que avançamos nos estudos. Além do mais, com estes acontecimento haverá mudanças continentais. 

Uns se afundarão, outros submergirão, com a presença de vulcões e terremotos, resultando um cataclismo distante.
   Transcirto de "GNOSISONLINE.ORG"


************************
EDUCAÇÃO


Livro atualiza história do  ensino do Jornalismo no Ceará


“Ensino do Jornalismo no Ceará – Volume II” (Edições UFC, 196p. R$ 25,00), organizado pela professora e jornalista Adísia Sá (foto), Já está à venda. A obra marca os 45 anos do Curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Ceará, o primeiro a oferecer graduação superior em Jornalismo no estado.

Atualizado, o livro ajuda a refletir sobre a formação do jornalista no Ceará, num contexto em que não é mais obrigatório o diploma para o exercício profissional. Existem hoje sete cursos de Jornalismo na capital e um em Juazeiro do Norte.

A publicação amplia e atualiza o “Ensino de Jornalismo no Ceará”, livro de sua autoria lançado em 1979 e esgotado. Mestra de gerações - que completou 82 anos nessa segunda-feira (7) -, ela convidou profissionais, alguns ex-alunos seus, para colaborar na publicação. Um deles é o jornalista e professor Francisco Souto Paulino, Presidente da Agência da Boa Notícia.

 A Profª Adísia lembra que o volume I, hoje uma raridade, trazia o histórico da boa luta que resultou na criação do curso de Comunicação Social da UFC, em 1965. Apresentava também a estrutura do curso, disciplinas, corpo docente e a relação dos concludentes até aquele ano. Foi um trabalho feito por ela, a partir de documentos da Associação Cearense de Imprensa, onde surgiu a ideia do curso, da Universidade e notícias e reportagens.

 Nesta segunda edição, ela convidou ex-alunos seus e outros profissionais formados por diferentes instituições. Coube à professora, recontar a história da criação do primeiro curso de Jornalismo no capítulo que abre o “Ensino do Jornalismo no Ceará – Volume II”. 

Ela atualiza o relato até 2009, mostrando que o Curso de Comunicação Social da UFC, que até 2002 só contava com habilitação em Jornalismo passou a também a habilitação em Publicidade e Propaganda.  O curso na UFC amadureceu, entregou centenas de profissionais à sociedade e oferece também pós-graduação em nível de especialização e mestrado.

A eclosão das faculdades particulares e com elas novos cursos de Jornalismo são tratados no livro. O segundo capítulo, “Fanor: O Ensino do Jornalismo com Foco no Mercado e no Desenvolvimento de Competências”, de autoria de Anchieta Dantas Jr. fala sobre a questão.

O terceiro capítulo “De Publicidade a UFC só tinha Propaganda” é um relato pessoal e histórico feito por André Nogueira, sobre a jornada de um estudante. Ela conta sobre a formação, entrada no mercado de trabalho e premiações, como profissional.

A Profª Erotilde Honório, ex-aluna e ex-professora do curso de Comunicação Social da UFC, levou sua experiência para a Universidade de Fortaleza. Ela escreveu o capítulo ‘Histórico dos cursos de Publicidade e Propaganda e Jornalismo da Unifor (1997 – 2010). O capítulo documenta o contexto do nascimento dos dois cursos, estrutura acadêmica, corpo docente, formação dos alunos e premiações.

A UFC volta a aparecer no capítulo “História do Centro Acadêmico Tristão de Athayde em Três Tempos”, assinado pelo Prof. Souto Paulino. O nascimento do C.A., os duros tempos da ditadura militar e a abertura política foram fases que o CATA, depois transformado em Diretório Acadêmico Tristão de Athayde (DATA) atravessou até chegar ao que é hoje. Para resgatar essa história, diante da falta de registros escritos, Prof. Souto recorreu a depoimentos de ex e atuais dirigentes estudantis.

As professoras Márcia Vidal e Inês Vitorino assinam o capítulo sobre “Perspectivas do Programa de Pós-Graduação da UFC. Egressa da primeira turma do curso de Jornalismo e conhecedora das lutas pela sua implantação e consolidação na UFC, a Profª Ivonete Maia, Presidente da Associação Cearense de Imprensa, dá seu depoimento no capítulo “Tudo valeu a pena”.

A jornalista e escritora Luiza Helena Amorim é a autora do capítulo “Para democratizar o acesso ao curso de jornalismo”, no qual traça um painel do surgimento e desempenho de cursos de jornalismo em instituições particulares como a Faculdade Integrada do Ceará (FIC),  Faculdades Cearenses (FaC), Faculdade 7 de Setembro (FA7), Faculdade Gama Filho, que se transformou na Faculdade Integrada da Grande Fortaleza (FGF)”.

Por fim, o jornalista e professor Nilton Almeida enfoca a relação que as entidades representativas dos profissionais de Jornalismo, em particular o Sindicato da categoria, mantêm com os cursos de Comunicação. É dele o artigo “Embrião de lutas a intermitência dos diálogos”.

Para o Prof. Gilmar de Carvalho, que faz a apresentação do livro, “a oportunidade e importância deste levantamento são grandes e aumentam como bandeira por uma mobilização permanente, até que a sociedade civil veja o diploma como uma conquista dela, como balizamento de um Jornalismo de qualidade”.

A Profª Adísia é otimista e acha que a não exigência do diploma para o exercício da profissão de jornalista não deve ser motivo para o fechamento de cursos, como muitos temem.  Quem tem esse receio demonstra falta de visão do mercado, na opinião dela. “

-Qual empresa vai contratar um profissional que não passa pelo curso, que não sabe de nada? Vivemos num sistema capitalista. O empresário não vai querer pagar dois profissionais - um para ensinar e outro para aprender”, afirmou.

Mas a mestra, citando o ex-presidente da Associação Brasileira de Imprensa, Celso Kelly, considera que o “diploma é atestado de conclusão de curso e não de competência”. Ela ressalta que, ao contratar um profissional, a empresa “vai ouvi-lo, acompanhar seu trabalho” e que sempre haverá trabalho para os competentes.

Embora existam hoje menos jornais impressos que na época da criação do primeiro curso de jornalismo, Adísia destaca que o mercado está cheio de oportunidades para jornalistas, na área de assessoria de imprensa, por exemplo.
Fonte: Agência da Boa Notícia – (fone: 85 3224 5509)

************************


MEC DIZ QUE ANULAÇÃO DE QUESTÕES DO
ENEM NÃO PREJUDICA OUTROS CANDIDATOS

A decisão do Tribunal Regional Federal (TRF) da 5ª Região de anular 13 questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem),segundo o Ministério da Educação (MEC),  apenas para os alunos do Colégio Christus, de Fortaleza (CE), não traz prejuízo aos demais candidatos.

De acordo com nota técnica enviada pelo ministério para subsidiar a decisão do desembargador Paulo Roberto Lima, a metodologia utilizada no Enem, a Teoria da Resposta ao Item (TRI), permite medir a proficiência do aluno na escala, mesmo que o número de questões das provas seja diferente.

 A escala do Enem é de 1.000 pontos, distribuídos em 180 questões. Com a anulação dos quesitos, a prova dos estudantes da escola cearense terá apenas 167 questões válidas e o total da pontuação será dividido entre esses itens.

A TRI calcula a nota do aluno a partir do “padrão de respostas em relação aos itens apresentados”. Isso significa que o desempenho do aluno varia de acordo com o número de questões que acerta, mas também com o nível de dificuldade de cada uma delas.

Segundo a nota, assinada por especialistas em estatística, a anulação das questões apenas para os alunos do colégio Christus "não afeta [essa contagem] e permite uma melhor precisão para os outros 4 milhões de participantes do Enem 2011 e as proficiências obtidas com um número menor de questões estarão circunscritas a um número diminuto de alunos”.

Entre os pesquisadores que elaboraram a nota técnica está o ex-presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) Reynaldo Fernandes.

A TRI está baseada em um esquema complexo para avaliar as habilidades de cada candidato, onde a nota final não depende apenas do número de acertos e erros do estudante, como nos vestibulares tradicionais, mas do nível de dificuldade de cada item.

Pelo método, uma questão que teve baixo índice de acertos é considerada “difícil” e, portanto, tem mais peso na pontuação final. As que têm alto índice de acerto são classificadas como “fáceis” e contam menos pontos na nota final do candidato.

Os alunos do colégio cearense tiveram acesso prévio às perguntas por meio de uma apostila distribuída pela escola dias antes da aplicação do Enem. De acordo com o MEC, o vazamento ocorreu na fase de pré-testes do exame, da qual a escola participou em outubro de 2010. O ministério defendia que as provas dos 639 alunos do Christus fossem integralmente anuladas e que eles fizessem um novo Enem no fim de novembro.

Na segunda-feira (31), a Justiça Federal no Ceará havia acolhido, em caráter liminar, o pedido do Ministério Público Federal no estado de anulação das 13 questões vazadas do Enem para todos os candidatos que participaram do exame nacional.

O MEC recorreu e, hoje, o TRF derrubou a liminar, estabelecendo que os itens serão anulados apenas para os alunos da escola de Fortaleza. O desambargador Paulo Roberto Lima, reconheceu que a decisão dele não restabelecerá as condições de igualdade para todos os estudantes que fizeram a prova nos dias 22 e 23 de outubro.

“Anular somente as questões dos alunos beneficiados não restabelece a isonomia. É que eles continuariam a gozar, para o bem ou para o mal, de situação singular - afinal, a prova, para os tais, findaria com menos questões. E, certamente, a solução não teria a neutralidade desejável, o resultado não seria o mesmo, com e sem a anulação.

De outro lado, anular as questões para todos os participantes também não restauraria a igualdade violada. Como se vê, nenhuma das soluções tem condições de assegurar, em termos absolutos, a neutralidade e a isonomia desejáveis”, assinalou o magistrado.

O número de candidatos que terão as questões anuladas pode aumentar, já que há informações de que os alunos de um cursinho preparatório mantido pelo Colégio Christus também tiveram acesso às questões. A Polícia Federal investiga o caso e deverá confirmar se as apostilas também foram entregues aos estudantes do pré-vestibular.

O MEC informou ainda que caso o inquérito prove o envolvimento da escola cearense no vazamento das questões, a instituição de ensino será responsabilizada civil e criminalmente.


**********************


TRIBUNAL FEDERAL REGIONAL SUSPENDE LIMINAR QUE ANULOU
AS 13 QUESTÕES DO ENEM

O desembargador Paulo Roberto de Oliveira Lima, presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5) suspendeu a liminar que cancelava de 13 questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para todo o país.

Segundo a decisão, só ficarão sem efeito as 13 questões para os 639 alunos do Colégio Christus (Fortaleza-CE), que se submeteram à prova. Dessa forma, as provas serão mantidas na sua integralidade para 5 milhões de estudantes que se submeteram ao exame.
A assessoria do tribunal, que fica em Recife (PE), informou ainda que o desembargador Paulo de Oliveira Lima tomou a decisão em São Paulo, onde recebeu na quinta-feira toda a documentação do processo.

O ministro da Educação, Fernando Haddad, tentou agendar uma reunião com o desembargador para apresentar pessoalmente as justificativas do governo sobre a anulação das questões, mas desistiu após confirmar que o presidente do TRF não estava em Recife.

A Advocacia Geeral da União (AGU) protocolou por volta das 16h de ontem o recurso contra a decisão da Justiça Federal do Ceará, que anulara as 13 questões do Enem em todo o País. No documento, os procuradores pediam para manter todos os quesitos da prova realizada por mais de quatro milhões de candidatos nos dias 22 e 23 de outubro.

O pedido para que os itens fossem cancelados foi feito pelo Ministério Público Federal do Ceará (MPF) após a constatação de que alunos do Colégio Christus tiveram acesso antecipado a 13 questões que foram cobradas no exame. Na quinta-feira, o MPF entrou com o pedido de anulação de mais uma questão do Enem, que seria similar a uma pergunta do simulado.

Os itens estavam em apostila distribuída pela escola semanas antes da aplicação do Enem e vazaram da fase de pré-testes do exame, da qual a escola participou em outubro de 2010. O pré-teste é feito pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), do MEC, para avaliar se as questões em análise são válidas e qual é o grau de dificuldade de cada uma.

Os cadernos de questões do pré-teste deveriam ter sido devolvidos após a aplicação e incinerados pelo Inep. O MEC confirmou que as questões que estavam na apostila distribuída pelo colégio cearense foram copiadas de dois dos 32 cadernos de pré-teste do Enem aplicado no ano passado a 91 alunos da escola. A ideia, no entanto, era que apenas os alunos do Christus refizessem a prova.


*****************
EDUCAÇÃO
JUSTIÇA DÁ 72 HORAS PARA INEP SE DECIDIR SOBRE
A ANULAÇÃO DO ENEM

A Justiça Federal do Ceará estabeleceu nesta sexta-feira um prazo de 72 horas para que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) se pronuncione sobre a anulação parcial ou total do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A decisão do órgão deve sair na segunda-feira.

Na quinta-feira, o Ministério Público Federal (MPF) entrou com ação civil pública para que o Enem seja anulado em todo o País, e não apenas para os estudantes da escola que vazou 14 questões da prova. Como opção, o MP apresentou a possibilidade de anulação das perguntas que constavam em simulado do colégio.

A ação foi apresentada na 1ª Vara Federal do Ceará, que afirmou que o juiz responsável pelo caso, Luiz Praxedes Vieira da Silva, só se manifestará sobre o pedido de liminar após o prazo de 72 horas, a contar das 10h48 de hoje.

Segundo o magistrado, o prazo "correrá minuto a minuto da hora do recebimento da intimação" feita ao Inep. Se o órgão não se manifestar, a decisão será tomada mesmo assim. O Inep havia pedido a concessão de prazo de dez dias para manifestação, "tendo em vista a complexidade do assunto", o que foi negado pelo juiz.

Na ação, o MP disse que busca "corrigir a violação ao princípio da isonomia no concurso do Enem 2011, de modo a assegurar a continuidade do certame com todos os candidatos em igualdade jurídica de condições na disputa". Sobre a possibilidade de se anular apenas as questões que vazaram, o procurador da República Oscar Costa Filho escreveu na ação que seria uma alternativa legítima, à medida que "os efeitos operar-se-ão uniformemente a todos os candidatos no âmbito nacional, restando implementada assim a igualdade almejada."

Segundo o procurador, é preciso levar em conta que outros estudantes podem ter acessado essas apostilas antes do Enem. "A rigor, não é passível a mensuração da quantidade de candidatos que tiveram acesso às referidas questões, quer pertencentes à instituição de ensino privada mencionada, quer pertencentes a quaisquer outras instituições", escreveu.

Ontem, em Fortaleza os estudantes fizeram passeata até a sede do Ministério Publico pedindo a anulação do Enem e não apenas da escola particular onde a fraude foi constatada.

Defensoria Pública da União também pede anulação do Enem

A Defensoria Pública da União enviará nesta sexta-feira recomendação ao Inep para que o exame seja anulado de forma integral ou pelo menos as questões que vazaram.

Para o defensor Ricardo Salviano, titular do ofício de Direitos Humanos e Tutela Coletiva no Distrito Federal, autor da recomendação "como se trata de um concurso nacional, a solução não pode ser apenas no âmbito local, já que ela interfere na garantia da isonomia entre todos os candidatos." A DPU aguardará prazo de 10 dias para que o Inep se manifeste.

A recomendação tem caráter extrajudicial e serve como alerta sobre a necessidade de providências para resolver uma situação irregular ou que possa levar a alguma ilegalidade. Portanto, o Inep não é obrigado a segui-la, mas, se não for acatada, o defensor, a partir de então, poderá tomar providências na esfera judicial, como impetrar uma ação civil pública.


**********************
RELIGIÃO



PAPA DIZ QUE SOCIEDADE  ESTÁ CONTAMINADA POR

MENTALIDADE QUE NÃO É CRISTÃ

O papa Bento XVI disse neste domingo na mosteiro de Serra San Bruno (Calábria, sul) que a sociedade atual está contaminada por uma "mentalidade que não é cristã" "nem humana" por ser "dominada por interesses econômicos".

Depois de celebrar uma missa em Lamezia Terme, o sumo pontífice foi de helicóptero para o mosteiro, onde saudou a vida monástica de seus moradores, de quem o Papa disse admirar o voto de silêncio, porque, segundo ele, ajuda a se aproximar de Deus.

Bento XVI foi aclamado a bordo do papamóvel por milhares de pessoas e homenageou São Bruno (1030-1101), fundador da Ordem dos Cartuxos, que faleceu no local.

Dirigindo-se à multidão antes de entrar no mosteiro, o Papa destacou o papel dos monastérios na vida contemporânea.
"Às vezes o ar que respiramos em nossas sociedades não é saudável, está contaminado por uma mentalidade que não é cristã, e que também não é humana, porque está dominada por interesses econômicos, preocupada apenas com as coisas terrenas e privada de uma dimensão espiritual", disse.

Segundo o santo padre "nesse clima, não só Deus é marginalizado, como também o próximo, e não há um compromisso pelo bem comum".
"O mosteiro é, pelo contrário, o modelo de uma sociedade que coloca Deus e a relação fraterna no centro", considerou o Papa.


***************************

TRIO DO NOBEL DA PAZ


CONFIRMA 2011 COMO

ANO DA MULHER NO MUNDO
Desta feita um trio feminino venceu o Nobel da Paz: Ellen Johnson Sirleaf e Leymah Gbowee, ambas liberianas, e Tawakkul Karman, do Iêmen, foram escolhidas como vencedoras do Prêmio Nobel da Paz de 2011, segundoanunciou sexta-feira (7), o comitê Instituto Norueguês do Nobel, que entrega o prêmio, em Oslo, na Noruega.
O prêmio foi concedido a elas por "sua luta não violenta pela segurança e pelos direitos das mulheres na participação do processo da construção da paz".

Diferentemente dos anos anteriores, o anúncio de quem havia sido escolhido foi lido apenas em inglês e, segundo o comitê informou antes do evento começar, o texto possuía 21 linhas, um total relativamente alto para o padrão visto nas justificativas passadas.

"Não podemos alcançar a democracia e paz duradoura no mundo ao menos que as mulheres obtenham as mesmas oportunidades que os homens para influenciar o desenvolvimento em todos os níveis da sociedade", disse o comitê.

O anúncio lembrou que em 2000, o Conselho de Segurança da ONU adotou uma resolução que tornava, pela primeira vez, a violência contra mulheres em conflitos armados um assunto de segurança internacional. "Isso destacava a necessidade de as mulheres se tornarem participantes em pé de igualdade com os homens nos processos de paz".

Ellen Johnson Sirleaf foi a primeira mulher a ser eleita democraticamente em uma nação africana, a Libéria. Desde que tomou posse, em 2006, ela vem contribuindo para assegurar a paz no país, segundo o anúncio, para promover o desenvolvimento social e econômico e fortalecer o status da mulher na sociedade.

Leymah Gbowee mobilizou e organizou as mulheres independentemente de diferenças étnicas e religiosas na Libéria para colocar um fim na guerra no país e assegurar a participação feminina nas eleições. Ela vem promovendo a influência da mulher no oeste africano.

Tawakkul Karman, mesmo nas situações mais difíceis antes e durante a Primavera Árabe, teve um papel de liderança na luta pelos direitos das mulheres e pela busca da democracia e da paz no Iêmen.

"O comitê espera que Sirleaf, Gbowee e Karman ajudem a colocar um fim na opressão das mulheres que ainda ocorre em muitos países e a deixar claro o grande potencial que as mulheres representam para a democracia e para a paz".

O comitê do prêmio Nobel havia anunciado em março que foram indicados 241 candidatos à categoria, um número recorde. O prêmio, que inclui 10 milhões de coroas suecas (US$ 1,5 milhões), será entregue em dezembro.

VENCEDORES 2011

Na segunda-feira, o americano Bruce Beutler, o biólogo francês Jules Hoffman e Ralph Steinman, canadense radicado nos EUA, três cientistas que desvendaram segredos do sistema imunológico, abrindo caminho para novas vacinas e tratamentos contra o câncer, foram anunciados como vencedores do Nobel de Medicina --ou Fisiologia.

Na terça-feira, foram conhecidos os vencedores da categoria Física. Ganharam os americanos Saul Perlmutter e Brian Schmidt e o também americano Adam Riess, que possui a cidadania australiana, pela descoberta da expansão acelerada do Universo por meio de observações de supernovas distantes.

Na quarta, o pesquisador israelense Daniel Shechtman venceu o Nobel de Química de 2011 por suas descobertas relativas a materiais cristalinos com estrutura atômica não periódica, encerrando o ciclo de laureados científicos.

Ontem, o Prêmio Nobel de Literatura foi para Tomas Tranströmer. A Academia premiou Tranströmer "porque, através de suas imagens translúcidas, ele nos dá um acesso novo à realidade".Na próxima segunda-feira, será anunciado o vencedor do Nobel de Economia.

O Prêmio Nobel é entregue desde 1901 a personalidades de destaque nas áreas de ciências, literatura e paz, conforme estipulado no testamento do empresário Alfred Nobel, inventor da dinamite.

No ano passado, o dissidente chinês Liu Xiaobo foi o vencedor do prêmio Nobel da Paz. Liu foi condenado a 11 anos de prisão, em dezembro de 2009, por escrever um manifesto com outros ativistas chineses pela liberdade de expressão e eleições multipartidárias no país.

Vencedores do Nobel da Paz nos dez anos anteriores:

2010: Liu Xiaobo.
2009: Barack Obama
2008: Martti Ahtisaari
2007: Intergovernmental Panel on Climate Change, Al Gore
2006: Muhammad Yunus, Grameen Bank
2005: Agência Internacional de Energia Atômica, Mohamed ElBaradei
2004: Wangari Maathai
2003: Shirin Ebadi
2002: Jimmy Carter
2001: ONU, Kofi Annan


********************************
CASA DO MÉDIUM ZÉLIO DE MORAIS,

EM NEVES, ONDE A 150 ANOS A UMBANDA

NASCEU, NAS MÃOS DE PREFEITA EVANÉLICA
Foto: Fabiano Rocha -"Procurada desde sexta-feira, a prefeita porém, não ainda não se manifestou sobre o assunto."
Visualizar

A salvação da casa que testemunhou o nascimento da umbanda, em Neves, São Gonçalo, está na mão da prefeita da cidade, Aparecida Panisset. Com o prazo apertado — o imóvel centenário deve ser demolido ainda esta semana, conforme o EXTRA noticiou anteontem — os institutos federal e estadual de patrimônio histórico temem não conseguir agir a tempo de proteger o local.

Um decreto da prefeita — que é evangélica —, desapropriando o imóvel para fins culturais, resolveria o impasse.Procurada desde sexta-feira, porém, ela não ainda não se manifestou sobre o assunto.

— Um imóvel com essa importância histórica tem que ser desapropriado. Ela é evangélica, mas uma pessoa pública tem que estar acima da religião — reivindicou Ivanir dos Santos, interlocutor da Comissão de Combate à Intolerância Religiosa (CCIR).
De acordo com o arquiteto e urbanista Augusto Ivan Freitas Pinheiro, outros mecanismos para tentar evitar a demolição da antiga casa de Zélio Fernandino de Moraes, fundador da única religião 100% brasileira,seriam mais lentos.

— O Ministério Público pode embargar a obra, mas dependeria de uma decisão judicial. Já a prefeitura pode fazer isso quase que imediatamente — explicou.

A casa onde foi fundada a umbanda, em Neves: patrimônio da religião pode ser demolido Foto: Roberto Moreyra
Embora católico praticante, o cantor Martinho da Vila ficou indignado ao saber que a primeira sede da Tenda Espírita Nossa Senhora da Piedade seria demolida.

— Acho um absurdo tentarem destruir uma coisa que é patrimônio nacional, patrimônio do Rio. Com certeza, se fosse outra religião nem ameaçavam derrubar. Faço um apelo pela preservação da casa — pediu o sambista.

Assim como Martinho, outras pessoas decidiram se manifestar à favor do tombamento da antiga casa de Zélio, em São Gonçalo. Até as 21h de ontem, o EXTRA havia recebido 68 mensagens com este assunto. Os remetentes eram desde umbandistas do Rio, Minas, Mato Grosso e Rio Grande do Sul até hare krishnas de Brasília, passando por pessoas do México, de Portugal e do Japão.

Visite RBU - Rede Brasileira de Umbanda em: http://www.rbu.com.br/?xg_source=msg_mes_network

****************************

CURSO TÉCNICO DE DANÇA,NAS FÉRIAS, NO TEATRO JOSE DE ALENCAR


O Curso Técnico em Dança, realizado pelo Instituto de Arte e Cultura do Ceará – IACC, em parceria com o Serviço nacional de Aprendizagem (Senac) e a Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult), está promovendo no Teatro Jose de Alencar, de 19 a 29 de julho, quatro cursos de férias no âmbito da Escola Livre de Artes Cênicas.



Os cursos serão ministrados por alunos formados pelo Instituto. O Curso Técnico em Dança foi criado em 2005. É gratuito e tem como foco o intérprete-criador interessado na profissionalização através da dança e conta com uma carga horária de 1.316 horas, distribuídas ao longo de dois anos, incluindo estágios supervisionados. As inscrições podem ser feitas no Teatro José de Alencar, mediante à doação de um livro.



 Os ministrantes do curso são Daniel Pizamiglio e Andréia Pires . E o público-alvo, estudantes e profissionais de arte em geral , com idade mínima de 14 anos. São apenas 20 vagas.



De 19 a 22/07 - de 14h às 16h - A Dança para o corpo do ator-bailarino

Ministrante: Paulo José



Público-alvo: atores e bailarinos. 20 vagas.

26 a 29/07 - de 9h às 11h – Introdução à dança com mediação tecnológica (cultura digital, dispositivos e a criação para o video)



Ministrantes: Aspásia Mariana e Márcio Medeiros.



Público-alvo: interessados em geral. 20 vagas.

 26 a 29/07 - de 14h às 16h - Treinamento Corporal para atores-bailarinos: da energia ao movimento criativo



Ministrantes: Thiago Braga e Luiz Otávio Queiróz

Público-alvo: atores e bailarinos. 20 vagas.



1.Corpo em  Performance
Ministrantes: Daniel Pizamiglio e Andréia Pires

O curso será desenvolvido a partir de práticas que atravessam a experiência do corpo e ampliam as nossas sensibilidades para outros modos de estar em cena. Experimentaremos situações psicofísicas, programas de performances, ambientes de improvisação e jogos de composição. 

Para o primeiro encontro, leve 1 rolo de papel higiênico, 1 dicionário e 1 roupa velha. 

Público-alvo: estudantes e profissionais de arte, e pessoas curiosas (a partir de 14 anos).

Daniel Pizamiglio é concludente da segunda turma do Curso Técnico em Dança – I. A. C. C, Senac e Secult, e aluno de Licenciatura em Teatro do IFCE-CE – Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia. Pesquisador da relação entre Dança, Performance e o Método de Composição em Tempo Real, criou a intervenção urbana “Eu,roxo” (2008), o trabalho de dança “Cavalos” (2010), este em colaboração com Andréia Pires e Leonardo Mouramateus e a performance “Desejo Infinito” (2011).

 Participa como intérprete do espetáculo “O Tempo da Paixão ou o Desejo É um Lago Azul” da Cia. da Arte Andanças, dos vídeos “Fui à guerra e não te chamei” e “Dias em Cuba” de Leonardo Mouramateus.

Andréia Pires é graduada em Artes Cênicas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (2009), formada pelo Curso Técnico em Dança, do Centro Cultural Dragão do Mar/ sesc-senac (2010), e foi aluna do Curso “Dança e Pensamento” da Vila das Artes e Universidade Federal do Ceará (2008). Coordena o projeto “no passo do trilho”, formação em dança para crianças na favela do trilho, voluntária desde 2008.

 Dançou nos espetáculos: Parcours (2008), Comboio (2009), e Cavalos, de Pizamiglio. Pires. Mouramateus (2010). Trabalha no projeto “à queima-roupa” de Mouramateus. Colabora com o “Teatro Máquina” propondo treinos e conversas.  Envia cartas semanalmente às pessoas escolhidas, estuda no quintal de casa e adora o Fassbinder.

2. A Dança para o corpo do ator-bailarino

Ministrante: Paulo José

 O corpo tem a capacidade de ser afetado, de ser transformado e posto em ação.

O corpo atravessado pelo espaço em volta traz a capacidade de percepção do dentro e do fora, do trânsito entre os territórios e dos corpos como espaço físico para a interação.
Esta oficina pretende não apenas estimular fisicamente um corpo que atua e dança , mas, acima de tudo, possibilitar a este corpo a potência de um corpo sensível: um corpo poroso, permeável, proponente, ativo e reativo, para que tenha ainda mais resistência e poesia para atuar e dançar.

 Serão tratados:
·         Noções do Fator Espaço (foco direto e foco indireto) e percurso espacial;
·         Noções do Fator Tempo (rápido, normal e lento);
·         Noções do Fator Peso (forte, normal e leve);
·         Noções do Fator Fluência (fluxo livre e fluxo controlado);
·         Combinação de dois fatores: Estados Expressivos;
·         Combinações de três fatores: Impulsos Expressivos;
 Como:
·         Raias de esforço, para uma resistência física;
·         Raias de improviso, para um corpo interativo;
·         Campo de (re) conhecimento físico, para um corpo poético, através da análise de movimentos proposta pelo Sistema Laban;
·        
Tempo de estudos fora de campo, a partir de indicações de textos colaborativos.
Público-alvo: atores e bailarinos.

3. Introdução à dança com mediação tecnológica (cultura digital, dispositivos e a criação para o video)

Ministrantes: Aspásia Mariana e Márcio Medeiros.

A oficina – residência tem o próposito de introduzir na linguagem dança com mediação tecnológica apresentando formas possíveis de utilizar as ferramentas tecnológicas, desde o  low tech (baixa tecnologia) ao high tech (alta tecnologia). 

No decorrer será apresentado nomes e projetos que desenvolvem essa pesquisa, redes sociais e ferramentas disponíveis nas redes para a criação em dança / performance com mediação tecnologica, apresentação de softwares de interatividade (isadora e eyecon), introdução a fundamentos de Merce Cunningham e a criação em dança performance para a câmera a partir de uma frase que vai nortear a proposição.

Aspásia Mariana é artista da dança. Concluiu o Curso Técnico em Dança do Senac / IACC / Secult com o trabalho Ma Vie onde deu início pesquisa na obra de Loïe Fuller e q dqnçq com mediação tecnológica. 

Em parceria com Márcio Medeiros elaborou a proposição chamada: não se DEVE chutar um cachorro machucado. Participou de um curso realizado na École Média Art – Fructidor, em Châlon – Sur – Sâune (FR) com Robert Wechsler de trackingvideo. 

Está em processo de pesquisa para a montagem de um trabalho coreográfico em colaboração com Armando Menicacci, o entre a técnica e a tecnologia. 

Este projeto foi contemplado pela Secultfor – Secretaria de Cultura de Fortaleza e pela Secult 
– Secretaria de Cultura do Estado de Fortaleza através do Edital das Artes 2010 na categoria manutenção de artista em dança cênica, pesquisa de linguagem e em arte e cultura digital. 

Para a realização prática na pesquisa temos o apoio do Centre Nacional de la Danse (CND) – Paris e o Alpendre Casa de Arte e Pesquisa.

Márcio Medeiros é Bailarino. Ator. Diretor. Performer. Artista independente e integrante da Cia da arte andanças. Com formação de ator pelo CAD-UFC, Curso de Artes Dramáticas e CDT- Colégio de Direção Teatral do Inst. Dragão do Mar. Na dança tem formação pelo Curso Técnico em Dança do Ceará (SENAC/SECULT/IACC). e pelo Curso de Extensão Dança e Pensamento (Prefeitura Municipal de Fortaleza/UFC).

 Desenvolve pesquisa em dramaturgia na junção das linguagens dança, teatro e performance. Contemplado no II Edital das Artes da Secultfor na categoria Pesquisa de Linguagem.
Público-alvo: interessados em geral.

 4.Treinamento Corporal para atores-bailarinos: da energia ao movimento criativo

Ministrantes: Thiago Braga e Luiz Otávio Queiróz

 O objetivo desta oficina é desenvolver e potencializar as capacidades energéticas e corporais de atores e bailarinos, direcionando o trabalho a partir do impulso como energia geradora de movimento. Buscando a ampliação da consciência do corpo, percebemos o corpo como organizador da codificação básica na prática artística, estimulando a criatividade cênica.

 O curso propõe o trabalho de consciência corporal; o exercício da codificação corporal e a experimentação de diferentes estados físicos; a improvisação com diferentes qualidades de movimento; a dilatação energética, possibilitando uma maior presença cênica; o desenvolvimento da percepção e a habilidade na construção cênica, a partir do trabalho corporal  energético.

 Luiz Otávio Queiroz é Ator Bailarino Performer. Formado pelo Curso Superior de Tecnologia em Artes Cênicas, do Centro Federal de Educação Tecnológica do Ceará – CEFET-CE. Concluiu o Curso de Arte Dramática, pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Participou do Curso Técnico em Dança – Turma II, pelo Instituto de Arte e Cultura do Ceará – IACC, 

SENAC e SECULT e do Curso O Visível e o Invisível no Trabalho do Ator - Dançarino ministrado por Carlos Simioni (LUME) e Tadashi Endo (MAMU BUTOH CENTRE) realizado em Campinas-SP. Participou das oficinas Teatro Físico, pela Zona de Transição – Encontro TJA de Artes Cênicas, ministrada pelo Grupo Los Corderos (Espanha) e Curso Arte da Performance, ministrado pelo Grupo Clipa Theater, de Israel.

 Thiago Pinheiro Braga. Ator. Dançarino. Com Formação na Dança pelo curso técnico em Dança do Ceará (SENAC/SECULT/IACC) e como ator pelo CAD-UFC, Curso de Artes Dramáticas e atualmente graduando em licenciatura em Teatro pelo IFCE - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. 

É também integrante do grupo de pesquisa e treinamento Aprendizes em Troca que toma por base de seus estudos a dança contemporânea em dialogo com técnicas de representação de ator. Para a fomentação desta pesquisa participou de diversos cursos com o Ator pesquisador Carlos Simioni Integrante do Lume – Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais e com o mestre e dançarino de Butoh Tadashi Endo.



Público-alvo: atores e bailarinos.



Assessoria de Imprensa do IACC

(85) 3488.8625

**************************

LADY GAGA LEVA FÃS AO ÊXTASE NO MÉXICO

Mexico –Uma multidão de fãs (cerca de 50 mil) entraram em delírio quando a cantora Lady Gaga pisou no palco no estádio Foro Sol, na Cidade do México, para o show que aconteceu na quinta-feira (5). Com a música Dance In The Dark, Gaga abriu sua primeira apresentação da turnê Monster Ball na cidade.

-É a primeira vez que canto para tantas pessoas. Peço que esqueçam suas fraquezas nesse momento". Seguiram-se as músicas Boys Boys Boys, Money Honey e Telephone, hora em que diversos fãs lançaram flores e cartas ao palco.Veja vídeos publicados no Youtube:

A estrela  pop iniciou seu show num colorido cenário inspirado em Nova York, montado no palco repleto de letreiros de neon, e logo começou a executar suas típicas coreografias extravagantes.

Na primeira parte do show - que é dividido em quatro atos - , Lady Gaga cantou a música Glitter and Grease, seguida pelo sucesso Just Dance, single que a lançou para a fama mundial. Os fãs entraram em êxtase.

"Vamos, cidade do México!" gritou, após saudar a sua audiência e tecer inúmeros elogios sobre o país, e encerrou a primeira parte da apresentação - chamada 'City' - com a música Beautiful, Dirty, Rich, acompanhada em coro pelo público.

Na entrada do segundo do espetáculo - entitulado 'Subway' -, Gaga apareceu travestida de monge e apresentou a faixa Love Game. Depois, declarou sua emoção por cantar para os mexicanos.Veja os vídeos publicados no YouTube:



*******************************




MEC VAI MUDAR  


ISENÇÃO A FACULDADES



POR BOLSAS DO ProUni





Brasília  - O Ministério da Educação e Cultura ( MEC) vai mudar as regras do Programa Universidade para Todos,( ProUni), sobre a concessão de isenção fiscal às instituições participantes. Veja mais no link ARTE, CULTURA E ENTRETENIMENTO.



A ideia é que o benefício recebido pelo estabelecimento de ensino seja proporcional ao número de bolsas preenchidas e não ao total ofertado, como ocorre hoje. A pasta ainda estuda o mecanismo mais efetivo para que a mudança seja efetivada.



Atualmente, pela lei que criou o programa, as faculdades recebem a isenção fiscal em troca da oferta de bolsas, independentemente de elas terem sido ocupadas ou não. O problema já foi apontado pelo TCU (Tribunal de Contas da União), que calcula um total de R$ 104 milhões de isenções fiscais concedidas indevidamente via ProUni. Neste semestre, apesar do número recorde de inscritos, 4% das bolsas ficaram ociosas na primeira rodada de inscrições.



Além do problema no preenchimento das bolsas, o MEC vai investigar o caso de estudantes da Unipar (Universidade Paranaense) que não são de baixa renda, mas estudam na instituição com bolsa do ProUni, como mostrou reportagem veiculada na imprensa.



Para receber bolsa integral, o estudante deve ter renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio. No caso do benefício parcial, o limite chega a três salários mínimos por membro da família. Outro pré-requisito é ter cursado todo o ensino médio em escola pública.



O problema não é novo e os primeiros casos foram denunciados em 2009 também pelo TCU. O MEC passou a cruzar os dados dos bolsistas com informações da Receita Federal e do Rnavam (Registro Nacional de Veículo Automotores) para detectar as irregularidades. Desde então, foram canceladas 4.253 bolsas e 15 instituições foram desvinculadas do programa.



É de responsabilidade das instituições de ensino verificar a veracidade dessas informações e fiscalizar a situação dos alunos. O secretário de Ensino Superior do MEC, Luiz Cláudio Costa, admite que existe a possibilidade de o candidato fraudar essas informações, mas avalia que as faculdades têm feito esse trabalho "com muito zelo".



"Esses mecanismos estão sendo aprimorados, estamos em contato permanente com a CGU [Controladoria-Geral da União] e a Receita Federal. Existe efetivamente uma ação dentro do que existe de melhor em tecnologia de informação para fazer os cruzamentos", afirma.



Se for comprovado que a instituição foi negligente ou favoreceu algum aluno que não se encaixa no perfil do programa, ela fica proibida de participar do programa e pode sofrer outras sanções no processo de regulação do MEC. No caso de alunos que tenham fraudado informações para receber o benefício, além da perda da bolsa, eles podem responder judicialmente pelo crime de falsidade ideológica.



Costa pede que a comunidade acadêmica ­ alunos, professores e gestores ­ também faça o controle social das bolsas do programa. As denúncia de recebimento indevido do benefício devem ser encaminhadas ao MEC. "Estamos sempre abertos e é importante que a gente receba esse tipo de denúncia. Sempre verificamos e as denúncias nunca são negligenciadas", afirma.





*****************
A  POPSTAR KATY PERRY É
ACUSADA DE COPIAR LADY GAGA E MADONA


A popstar Katy Perry foi acusada de copiar Lady Gaga no videoclipe de ET, em que a cantora aparece num ambiente de ficção científica, completamente azul. No Twitter, fãs de Lady Gaga reclamaram que o novo look de Katy Perry é idêntico ao estilo de Gaga em diversos videoclipes, especialmente Poker Face e Born This Way, seu mais recente single, que também foi acusado de plágio, agora de Madonna e sua canção Express Yourself, do final dos anos 1980.
Os bochichos dos fãs parece não irritar nenhuma das duas cantoras, que não mostraram qualquer preocupação, nem se preocuparam com as reclamações , nem se pronunciaram a respeito (JB)Veja os clipes:



*****************************************
GOSTA DE AEROMODELISMO? DÊ UMA OLHADA NESSA TURMA DA PESADA, QUE VÔA DE VERDADE COM AVIÕES DE BRIQUEDO. O HINO DO AEROMODELISTA E DE AUTORIA DE JORGE PONTES LIMA
PS:Hino do Aeromodelista e Canção do Aeromodelista. Autoria: Jorge Pontes Lima. (Letra e Música) Participação Especial: Paulo Remígio. Lançado no IV encontro de Aeromodelistas do Brasil, no CIM (Centro Integrado de Modelismo) em Fortaleza - Ce. jun-10.


O CARNAVAL PASSOU MAS AS MULATAS E DIVAS DO "CARNÁ" SÃO ETERNAS.(Vamos limpar a vista!)



MUSAS ETERNAS DO CARNAVAL BRASILEIRO
********************

Estação Luz Filmes apresenta ao publico brasileiro as Mães de Chico Xavier

As mães de Chico Xavier já em cartaz em todo país
 Depois da maratona de pré-estreias, emocionando o público em 18 capitais e nas cidades mineiras de Uberaba e Pedro Leopoldo, o filme cearense "As Mães de Chico Xavier" teve sua avant-première na noite de quinta-feira (31), em Fortaleza. A estréia nacional aconteceu na sexta-feira (1° de abril), encerrando as comemorações do centenário de nascimento do médium mineiro Chico Xavier.

O longa-metragem, dirigido por Glauber Filho e Halder Gomes, é uma produção da Estação Luz Filmes, com distribuição da Paris Filmes e apoio promocional da Globo Filmes e Telecine. No elenco estão nomes como Nelson Xavier, Caio Blat, Vanessa Gerbelli, Herson Capri, Via Negromonte e Tainá Muller, entre outros.

Antes dessa estreia comercial, o filme cumpriu um calendário de 20 avant-premières em 18 capitais brasileiras e mais as cidades de Uberaba e Pedro Leopoldo (MG), cidades onde Chico viveu. 

A produção também abriu no dia 24 de março, o I Festival de Cinema Transcendental, em Brasília (DF). E no dia 31 de março, véspera da estréia em circuito nacional, o filme encerra a Mostra de Cinema Transcendental, em Fortaleza.

“As Mães de Chico Xavier” é baseado em fatos reais. Conta a história de três mães que terão em comum a busca de consolo e esperança no médium mineiro Chico Xavier. Ruth (Via Negromonte) sofre pelo filho, um jovem envolvido com drogas; Elisa (Vanessa Gerbelli) repensa sua vida após a perda do pequeno Theo (Gabriel Pontes); e Lara (Tainá Muller) é uma professora que enfrenta o dilema de uma gravidez não planejada.

Receptividade

Como acontece com outros longa-metragens, a produção realiza exibições-teste para sondar a receptividade do público. A Agência da Boa Notícia acompanhou no último sábado, uma dessas sessões e constatou o impacto emocional que o filme provoca. 

Antes da exibição, o produtor Luís Eduardo Girão esclareceu que o filme está em fase de finalização. A cópia mostrada ainda estava sem os efeitos especiais e sem a trilha sonora original, que está a cargo do compositor mineiro Flávio Venturini.

Pelas opiniões de alguns presentes, o filme tem tudo para repetir o êxito de produções recentes na linha do cinema transcendental, como “Bezerra de Menezes, o Diário de um Espírito”, “Chico Xavier  - O filme”, e “Nosso Lar”.

Maria Nilta Alves, servidora pública, afirmou: “Chorei de emoção. É muito bonita a mensagem de consolo às mães”. Diane Espíndola Freire, evangelizadora infantil do Grupo Espírita Paulo e Estêvão, disse que uma palavra que traduz o filme é “esperança”.

Para a psicóloga Mariana Freire Pitta Pinheiro, a mensagem que o filme deixa é que “a vida é um bem maior”. Na opinião de Erasmo Lousada, luthier, “a história vai acontecendo, o conteúdo vai chegando de maneira sutil e profunda”. A seu lado, Rita Stella Lousada, produtora de TV, declarou: “não tem como não sair sem uma mensagem boa, não tem como não ser 

 tocado pela mensagem”.

Sérgio Nunes, advogado, considerou o filme impactante. “Mexeu com o lado subjetivo de cada um. Produz uma reflexão sobre a vida e após ela, faz a pessoa pensar em como se programar para a outra vida”. Para Olga Maia, Secretária Regional-Nordeste da Federação Espírita  Brasileira,  “é um filme simples e profundo. Traz para os corações sofridos, pela perda dos entes queridos, um grande consolo.”

Saiba mais sobre o filme

 "As Mães de Chico Xavier" foi filmado em película 35mm nos meses de abril e maio de 2010, com locações nas cidades de Guaramiranga, Pacatuba, e também em Fortaleza, no Ceará, tendo as filmagens sido concluídas em Pedro Leopoldo (MG), terra natal de Chico Xavier. O filme é inspirado no livro “Por Trás do Véu de Isis”, do jornalista e escritor Marcel Souto Maior, com roteiro original de Glauber Filho e Emmanuel Nogueira. 

Luís Eduardo Girão é o produtor e a produção executiva está a cargo de Sidney Girão e Leonardo Leal. A Estação Luz Filmes é responsável pela produção de “Bezerra de Menezes – O Diário de Um Espírito”, de 2008, surpreendente sucesso de público, com mais de 500 mil espectadores e que alavancou o gênero transcendental no Brasil, e também co-produtora dos longas “Chico Xavier”, “Área Q” e “O Filme dos Espíritos”.

• Com informações da AD2M Engenharia de Comunicação – (fone: 85 3258 1001

*****************

Projeto garante, a crianças e adolescentes de Fortaleza, acesso à cultura
Aberta no último dia 10, a exposição “Rabecas: Luteria e Performance – Fotos de Francisco Sousa” receberá 300 crianças e jovens de diversas ONGs de Fortaleza e alunos da EMEIF Maria Odnilra no Espaço Cultural Correios (Rua Senador Alencar, 38, Centro), em Fortaleza. Os visitantes serão recepcionados pelo curador Gilmar de Carvalho e pelo fotógrafo Francisco Sousa. As visitas terão início nesta quarta-feira (23) e seguem até o dia 2 de março.

O projeto multimídia da exposição estimula a imaginação dos visitantes. Além de apreciar fotos, instrumentos e exibição de vídeo, também serão envolvido pela ambientação criada para transportá-los ao sertão, com o chão coberto de folhas exalando cheiro das plantas da flora cearense. As crianças poderão levar para casa folhas higienizadas para fazer chá, também muito comum nas regiões de alguns rabequeiros.

Na jornada que empreenderam sertão adentro, Francisco Sousa e Gilmar de Carvalho registraram imagens e entrevistas que deram origem ao vídeo. A produção mostra a performance dos rabequeiros em seus locais de origem, pontuada por histórias de vida, como a de Zé Oliveira, filho do lendário Cego Oliveira. O vídeo e a trilha sonora compõem o cenário para a apreciação das rabecas e das fotos.

De acordo com Maira Sales, coordenadora geral e designer do projeto, “com os recursos da tecnologia é possível transformar a exposição fotográfica em uma mostra de múltiplas linguagens. Assim podemos despertar um maior interesse do público. Esta é uma marca dos projetos expográficos desenvolvidos pela Brazilbizz”, explica Maira.

Durante toda a visita, as crianças e jovens receberão informações do processo de pesquisa utilizado no projeto com o curador Gilmar de Carvalho. O fotógrafo Francisco Sousa falará de sua experiência nas viagens, além de mostrar a técnica utilizada para obter as imagens e a composição artística da fotografia.

A coordenadora artística da exposição, Mona Gadelha, que também coordena o Ponto de Cultura Memórias do Olhar do Reino da Garotada de Poá, em São Paulo, lembra que as visitas das ONGs são importantes para promover a inclusão social e cultural, “abrindo portas para novos olhares”.

A exposição receberá as instituições Associação Beneficente Menor Carente Parque São José (Abemce), Centro de Desenvolvimento Infantil (CDI), Associação Curumins e Grupo Edisca.

A exposição Rabecas: Luteria e Performance teve início no dia 10 de fevereiro e vai até o dia 26 de março. A visitação é gratuita e pode ser feita de segunda a sexta das 8h às 17h e nos sábados das 8h às 12h.

Contato: Maira Sales, Brazilbizz Comunicação – (fone: 85 3067 7243 / 9937 2776)

************
 Expedição faz rota dos Kariri
 Expedição caminhos da Chapada passou pela caverna em Santa Fé, com inscrições rupestres, no Crato
AUGUSTO PESSOA

Os meninos da Fundação Casa Grande estão percorrendo os caminhos vividos pelos índios Kariri

Nova Olinda. É deste Município que os aventureiros, em busca dos Caminhos da Chapada, partem. Durante seis dias, as primeiras, belas e inesquecíveis imagens são registradas pelas câmeras do veterano fotógrafo e jornalista paraibano, Augusto Pessoa, e os integrantes da Fundação Casa Grande, Samuel Macedo, fotógrafo, e Hélio Souza, na captação de imagens para produção de vídeos para o catálogo na pasta de making-off.

Foram mais de 1.300 quilômetros percorridos em sete cidades da região. Pontos mitológicos, encantados. Na rota dos índios Kariri, o grupo segue no rumo das águas, no projeto denominado Expedições Caminhos da Chapada.

Organização
 O trabalho tem a direção de Alemberg Quindins e coordenação científica de Rosiane Limaverde, diretores da Fundação Casa Grande, em Nova Olinda, instituição responsável pelo projeto. Com apoio do Ministério do Turismo e em uma das cidades escolhida como cidade turística do Brasil, a pretensão do projeto é fortalecer o turismo de base comunitária e divulgar a região do Cariri no Brasil e mundo afora. Isso já vem sendo feito pela instituição, por meio de uma exposição itinerante.

Viagens

Ano passado, foram visitados países da Europa, incluindo Itália e Portugal, e Estados do Brasil, levando na bagagem dos Meninos da Casa Grande, música e imagens de rara beleza da região, além das histórias contadas por Alemberg, sobre as histórias mitológicas e encantos da região. 

A arqueóloga Rosiane Limaverde tem sido uma das responsáveis pelo trabalho de levantamento dos sítios arqueológicos e o desenvolvimento de estudos científicos por meio da Fundação Casa Grande.

Atualmente, está cursando doutorado em Portugal. A parceria com a Universidade de Coimbra é desenvolvida junto ao projeto das Expedições Caminhos da Chapada.

E foi por Missão Velha que tudo começou. Na cachoeira onde os índios Kariri fizeram pousada e os primeiros habitantes da região entraram. O planejamento eficiente do grupo veio em uma das melhores épocas do ano para se captar imagens, que servirão para a produção de um livro/catálogo sobre a Fundação Casa Grande - Memorial do Homem Kariri. A Chapada é cenário. A valorização da paisagem natural e a cultura como marcas fortes entram como esteio da produção.

Fotografia

Mais de três mil fotos foram captadas nos primeiros dias de trabalho. A próxima expedição acontece em março. A trupe, coordenada por Alemberg, dá passos importantes nos registros de uma caminhada, demarcada pelos indígenas. 

Os lugares encantados, onde as comunidades vivenciam muito bem as lendas e a vida real como quase uma coisa, só são visitados pelo grupo. Carneiros de ouro, castelos encantados, mãe d´água.

Depois de Missão Velha, o grupo vai por Lavras da Mangabeira, adentrar na mata. A passagem pelos cânions, entrecortados pelos rios, no Boqueirão de Lavras, possibilita imagens inesquecíveis de um Cariri naturalmente rico.

Sítios arqueológicos nos Municípios de Campos Sales e Crato foram visitados. A Pedra do Convento, um dos sítios com inscrições rupestres, de onde pode ser verificada uma paisagem panorâmica da vegetação da Chapada, e também na caverna de Santa Fé, no Crato.

Madrugada

As primeiras frestas de luz são aproveitadas para imagens dos ferreiros em Potengi. Os homens acordam cedo. O tilintar das batidas nos ferros molda as lâminas em brasa. É preciso para o trabalho acordar às três da madrugada, para aproveitar o sereno da madrugada, a frieza em contraste com o calor do metal. No Boqueirão dos Viana, em Campos Sales, a presença da religiosidade e uma cultura singular dos povos da Chapada.

PRIMEIRA ETAPA
Material já será exposto neste ano na Espanha

Nova Olinda. A primeira etapa dos trabalhos aconteceu de 8 a 13 de fevereiro. Samuel Macedo afirma que, esse primeiro momento, foi uma experiência única. "Alguns desses pontos já conhecíamos, mas são encantadores pela beleza", diz. O fotógrafo destaca a boa quantidade de material coletado.

"É a parte que chamamos de Caminho das Águas", diz Samuel, ao relatar a rota que incluiu os boqueirões, nascentes e mães d´água e toda a região. "Pudemos registrar a força das águas neste período", acrescenta ele. E esse material já será exposto este ano em viagem à Espanha, ainda no primeiro semestre.

Segundo Samuel, esse primeiro momento serviu de modelo para os próximos passos. "Registramos tudo, desde a quilometragem, pontos dos sítios no GPS, vídeos com depoimentos nossos e dos moradores das localidades visitadas". E tem mais lugares. A Gruta do Farias, em Barbalha. Naturalmente bela, pelas águas subterrâneas, estudada pelos espeleólogos.

No Crato, a bela paisagem da Pedra do Batente. É um dos mirantes mais visitados da região. As paisagens das localidades de Arajara, em Barbalha, e na cidade de Jardim, foram as derradeiras paragens do grupo nessa primeira leva. No final do dia, mais trabalho esperando pelo grupo. Extasiados pela beleza, e concentrados, planejam os dias posteriores da expedição.

Algumas cidades da Espanha serão visitadas. Um convite do Futebol Clube Barcelona está incluído na agenda. Durante uma semana, a equipe da Casa Grande estará em Barcelona para divulgar as belezas, a cultura e o projeto para os espanhóis.

MAIS INFORMAÇÕES
Fundação Casa Grande
Avenida Jeremias Pereira, 444, Nova Olinda/ Telefone: (88) 3546.1333
Escritório - Crato: (88) 3521.8133
 Elizângela santos
Repórter
(Agência da Boa Notícia)

*************

Projeto capacita artesãos em Iparana
Adolescentes durante oficina de tecelagem. A produção de tapetes deve alavancar um polo criativo e comercial

Os alunos capacitados durante as oficinas deverão ser multiplicadores dos saberes e fazeres artesanais. O Museu Comunitário abrigará arte, história, cultura e vivências
Saberes e fazeres artesanais da comunidade de Imbuaça, na Praia de Iparana, são resgatados por gerações

Caucaia. O fazer artesanal está sendo vivenciado, diariamente, por adolescentes e adultos da localidade de Imbuaça, na Praia de Iparana, neste Município. O grupo, formado por 40 jovens, faz parte do Ponto de Cultura Artesanato e Tradição, iniciado em 2009. Marcada pela história de mobilização pelos direitos, a comunidade viu no artesanato a possibilidade de romper com a exclusão social.

Esta é a segunda turma do Ponto de Cultura. Cada uma delas participa de um ano de atividades, conhecendo e praticando cinco modalidades artesanais: tecelagem, bordado, filé, cerâmica e xilogravura. 

Além das atividades artesanais, os alunos participam de ações sociais, de educação ambiental e passeios culturais. "Damos uma formação cultural e artística para os participantes", afirmou o coordenador pedagógico do projeto, Alysson Maciel.

A coordenação do projeto foi buscar nos melhores profissionais das áreas trabalhadas a experiência necessária para se desenvolver produtos de qualidade. Aliado à isto, estão agregando o saber comunitário na prática de tecer tapetes. "A nossa experiência é em tecelagem.

O Ponto de Cultura veio potencializar este fazer e também outros novos. Aqui o fazer artesanal é muito forte na nossa tradição", afirmou o coordenador do Ponto de Cultura, Gilberto Brito. Ao final, a coordenação espera montar um Museu Comunitário dos Saberes e Ofícios do Artesanato Cearense, em Iparana.

Para o coordenador Gilberto Brito, a localidade de Iparana é estratégica para este novo empreendimento cultural. "Nós não temos nenhum Museu de Tradições. Se você mexe com esses saberes todos, está em uma rota turística e em uma área em desenvolvimento, como estamos, tem tudo para dar certo", afirmou.

Nesse processo de incubação do museu, os jovens da comunidade estão se preparando para este novo desafio. A estudante Daniele Costa Leite, de 17 anos, já faz artesanato com chinelos de borracha. Viu o curso como oportunidade de agregar novos saberes à sua prática. "Eu bordo chinelos, decoro-os. Vim aprender mais coisas", afirmou.

Já a adolescente Andressa Batista Dias, de 14 anos, conta que o primeiro tapete produzido durante as aulas foi motivo de espanto para família. "A primeira peça levei para mostrar lá em casa. Gostaram muito e nem acreditam que foi eu que fiz", relatou. Ela diz, também, que os conhecimentos aprendidos no Ponto de Cultura, pretende levar para outras pessoas.

"Eu incentivo. Gosto de vir aprender coisas novas e repassar para outras pessoas. Não deixar o nosso artesanato desaparecer", afirmou. "Eu amo o bordado, mas estou ansiosa em prender a cerâmica", afirma ela. 

Juliana Rodrigues Barros, de 17 anos, trouxe a experiência de casa para compor suas aulas. "Minha mãe faz crochê. Eu sei mais ou menos. Ela e minha irmã já faziam o curso e eu decidi participar", disse.

As atividades do Ponto de Cultura Artesanato e Tradição acontecem no Centro de Artesanato de Imbuaça, local fundado em 1990 e que abriga também a Fundação Irmã Zilpha Augusta Bezerra. 

Lá estão reunidos os movimentos sociais da localidade, conforme conta o coordenador pedagógico Alysson Maciel Pinto. "Aqui estão reunidos vários movimentos. Apesar da pouca estrutura é aqui que a comunidade se reúne", disse.

Resultados

Para Gilberto Brito, um dos principais resultados alcançados pelo Ponto de Cultura "foi gerar o interesse dos adolescentes para o artesanato. Eles vêm aqui, participam. O aprender artesanal tem esse envolvimento", complementando, "sabemos que onde vamos colocar as sementes, vai brotar". 

Como fruto do trabalho, a turma de 2010 está desenvolvendo modelos de bordados para oferecer à compradores. "Estão procurando o produto. Estamos desenvolvendo os protótipos para oferecermos um produto profissional", disse.

Além disso, dez teares estão sendo confeccionados pelos próprios estudantes. Com início previsto para daqui a três meses, o objetivo é que os alunos produzam tapetes em suas próprias residências. 

O projeto, denominado Tear no Lar, deverá ser o pontapé inicial para o Museu Comunitário. "Acreditamos no futuro dessa comunidade. Aqui é bonito e as pessoas vivem aqui", finalizou o coordenador pedagógico, Alysson Maciel.

Resultados

"O Ponto de Cultura veio potencializar o fazer artesanal de Iparana e outros novos"

Gilberto Brito
Coordenador do Ponto de Cultura

"O contato das pessoas com a cultura é um dos resultados que alcançamos"

Alysson Maciel
Coordenador pedagógico do projeto

MAIS INFORMAÇÕES

Ponto de Cultura Artesanato e Tradição - Centro de Artesanato de Imbuaça - Iparana - Caucaia (CE)
Telefone: (85) 3318.9339

EMPREENDIMENTO SOCIAL

Museu Comunitário à vista

Caucaia. Uma indústria artesanal doméstica. Partindo deste princípio é que a coordenação do Ponto de Cultura Artesanato e Tradição, na Praia de Iparana, pretende viabilizar o Museu Comunitário. "Estamos nos constituindo como museu dos saberes e dos ofícios artesanais cearenses", afirmou o coordenador do projeto, Gilberto Brito. 

Para isso, além de repassar os saberes e fazeres do bordado, cerâmica, xilogravura, tapete e filé para jovens e adultos, o projeto tem articulado uma rede produtiva.

Atualmente, os alunos capacitados no Ponto de Cultura estão produzindo 10 teares para a confecção de tapetes. "Os tapetes serão os alavancadores do museu", afirmou. 

Afora a criação e potencialização dos produtos artesanais já existentes na comunidade, os saberes também serão repassados. "Nós queremos vender a demonstração e não só produto", completou Brito.

Estes são os pilares de um Museu Comunitário: revitalizar, pesquisar, demonstrar, vender, conviver. Surgidos no final do século XX, os museus comunitários relacionam a história da comunidade, suas raízes, produções culturais, à perpetuação do fazer artístico e suas significações. 

A relação socioeconômica também tem importância neste processo. "Queremos receber escolas, universidades e turistas que queiram vivenciar e aprender o artesanato de Iparana, mas de uma forma profissional", afirmou Gilberto Brito.

Para isso, o projeto espera conseguir parcerias. "Não podemos esperar somente dos editais. Atualmente só recebemos apoio do Ponto de Cultura. Mas vamos bater na porta das empresas que estão aqui, que já sinalizaram apoio", disse Brito.

EMANUELLE LOBO
REPÓRTER
 ****************

 

 Critérios para inscrição dos trabalhos
concorrentes ao Prêmio Gandhi 201
Falta pouco mais de um mês para o encerramento das inscrições ao Prêmio Gandhi de Comunicação 2011. Você, profissional ou estudante de Jornalismo ou Publicidade e Propaganda, que ainda não se inscreveu, tem até o próximo dia 13 de maio. O concurso promovido pela Agência da Boa Notícia vai distribuir R$ 35 mil entre os melhores trabalhos sobre Cultura de Paz. São nove categorias, sendo cinco voltadas para profissionais e quatro para estudantes.

Os autores podem inscrever reportagens (TV, rádio e jornal), fotos ou ensaios fotográficos, campanhas e núncios publicitários veiculados no período de 1º de junho de 2010 a 06 de maio de 2011. Já os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) em Comunicação Social (Jornalismo e Publicidade & Propaganda), defendidos e aprovados por banca da IES, devem ser relativos aos períodos letivos de 2010.1 e 2010.2. De acordo com o regulamento, cada participante poderá concorrer com até três trabalhos, que deverão ser inéditos; exceto o Trabalho de Conclusão do Curso que terá inscrição única.

COMO APRESENTAR OS TRABALHOS

Jornalismo Impresso - A inscrição será feita mediante entrega de cinco exemplares originais da reportagem ou série de reportagens publicadas, em que estejam visíveis o nome do veículo, do autor e a data de ublicação. Nos casos de matérias publicadas sem assinatura ou sobpseudônimo, a autoria deverá ser atestada em declaração por escrito assinada pela direção ou chefia dos veículos;

Telejornalismo: A inscrição será feita mediante apresentação de cinco cópias em DVD da matéria exibida, com a chamada do apresentador, com suas respectivas transcrições impressas, também em cinco vias. O trabalho deve ser acompanhado de uma declaração do diretor de jornalismo responsável, confirmando os nomes dos componentes da equipe.

Radiojornalismo: A inscrição será feita mediante entrega de cinco exemplares originais da reportagem em CD, com suas respectivas transcrições impressas, também em 05 (cinco) vias. O trabalho deve ser acompanhado de uma declaração do diretor de jornalismo responsável, confirmando os nomes dos componentes da equipe.

Fotojornalismo: A inscrição será feita mediante entrega de um exemplar de cada foto ou ensaio, em papel fotográfico no tamanho 15x21, bem como cinco cópias do jornal, revista ou outra publicação impressa, onde foi veiculada a fotografia, com a comprovação da autoria do trabalho. Vale destacar que podem ser inscritas fotografias que tenham sido publicadas em reportagens que concorram ao prêmio de Jornalismo Impresso.

Campanha ou peça publicitária: A inscrição será feita mediante entrega de um exemplar original e cinco cópias das peças concorrentes, identificando o meio no qual foi publicizado,  data e local da veiculação. O trabalho deve ser acompanhado de uma declaração do diretor da agência de propaganda, confirmando seus autores (diretor de criação, atendimento e cliente). No caso de outdoors o candidato deve apresentar a arte final da peça e o documento comprovando sua veiculação.

Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em Comunicação Social, já defendido e aprovado por uma banca da IES: A inscrição será feita mediante entrega de cinco cópias do trabalho concorrente, acompanhadas de uma declaração do professor orientador.

Trabalho de mídia impressa de estudante de Jornalismo: A inscrição será feita mediante entrega de cinco exemplares originais do trabalho concorrente, publicado em veículo-laboratório (jornal ou revista). O trabalho deve ser acompanhado de uma declaração do professor da disciplina, confirmando a data da publicação, o veículo e os nomes do seu(s) autor (es);

Trabalho de mídia eletrônica de estudante de Jornalismo: A inscrição será feita mediante entrega de cinco exemplares originais do trabalho concorrente (CD ou DVD), publicado em  veículo-laboratório (emissora de televisão universitária, rádio universitária ou agência de notícias). O trabalho deve ser acompanhado de uma declaração do professor da disciplina, confirmando a data da publicação, o veículo e seu(s) autor (es);

Trabalho de estudante de Publicidade & Propaganda: A inscrição será feita mediante entrega de cinco exemplares originais e cinco cópias do trabalho concorrente, em apresentação impressa, CD ou DVD, conforme a veiculação. O trabalho deve ser acompanhado de uma declaração do professor da disciplina, confirmando a data da publicação, o veículo e seu(s) autor(es);
É importante observar que os candidatos deverão apresentar o número do seu registro profissional, ou filiação a sua instituição representativa, com exceção dos estudantes, que deverão apresentar número de matrícula na sua IES.

PREMIAÇÃO
Os R$ 35 mil serão divididos da seguinte forma:

Profissionais - Reportagem de jornal ou revista: R$ 5 mil; Reportagem para televisão: R$ 5 mil; Reportagem para rádio: R$ 5 mil; Fotojornalismo (foto ou ensaio): R$ 5 mil; Campanha ou peça publicitária: R$ 5 mil;

Estudantes - Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Graduação em Comunicação Social (Jornalismo e Publicidade e Propaganda), já defendido e aprovado por banca da Instituição de Ensino Superior, relativo aos períodos letivos de 2010.1 e 2010.2: R$ 2,5 mil;  Trabalho em mídia impressa de estudante de Jornalismo, divulgado em jornais ou revistas-laboratório, de circulação no âmbito da IES: R$ 2,5 mil; Trabalho em mídia eletrônica (rádio ou TV) de estudante de Jornalismo divulgado em veículos-laboratório, exibido no âmbito da IES: R$ 2,5 mil; e Trabalho de estudante de Publicidade & Propaganda, também divulgado no âmbito da IES: R$ 2,5 mil.

O Regulamento e a ficha de inscrição estão disponíveis no site da ABN - www.boanoticia.org.br – e na sede da Agência da Boa Notícia, na Avenida Desembargador Moreira 2120, sala 1307 - Aldeota - CEP 60170-002 - Fortaleza – Ceará. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, de 8h às 12h e de 14h às 18h. A festa de entrega do Prêmio Gandhi de Comunicação 2011 acontecerá em junho.

Fonte: Agência da Boa Notícia - (fone: 85 3224 5509 - Jornalista Responsável: Carmina Dias 00629JP
                            ************ 

Salão de Abril abre Dragão
 do Mar de Arte e Cultura


O Salão de Abril reabriu na terça-feira, dia 28, às 20h, no Museu de Arte Contemporânea do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. A exposição continua aberta à visitação até dia 27 de março de 2011.Apresentando uma retrospectiva, tendo como foco sua trajetória e inserção no circuito nacional, o Salão de Abril conta com os núcleos Histórico, Antecedentes e Anos 80, 90 e 10 (deste século).
Herbert Rolim assume a curadoria da exposição e a autoria de publicação homônima, com lançamento na noite de abertura, acompanhada de textos de Estrigas, Ana Valesca, Bitu Cassundé, Ricardo Resende, João Jorge, Cristiana Tejo e Nílbio The. O acesso será liv re.


---------------------------------------------------------

VISITAS AOS CENTROS CULTURAIS NO FINAL DE ANO
Com as festas de fim de ano os centros culturais do Estado, vinculados a Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), terão seus horários de funcionamento alterados. O Teatro José de Alencar entrou em recesso na quinta-feira (23) permanecendo fechado até o dia 03 de janeiro de 2011. O teatro centenário reabre na terça-feira, dia 04 de janeiro, com atividades como a visita guiada, de hora em hora, para visitantes de Fortaleza e turistas.

O Museu Sacro São José de Ribamar, localizado em Aquiraz, na Região Metropolitana de Fortaleza, que teve o prédio recém restaurado pelo Governo do Estado, é uma boa opção para o lazer neste final de ano. O museu abr as portas ao público de 9h às 13h com duas exposições “A história do Ceará na Arte Sacra” e “Mensagens celestiais”.

O Museu do Ceará, que tem o mais significativo acervo sobre a História do Ceará, funcionou até o meio-dia da sexta-feira (24). Segunda-feira (27) retoma suas atividades, com visitas de 9h às 17h. O mesmo acontece no Museu da Imagem e do Som. A casa, dedicada a memória audiovisual do Ceará, também suspendeu visitas na sexta-feira (24), ao meio-dia, e retomando  as pesquisas e atividades  segunda, das 8h às 17h.

No Sobrado Dr. José Lourenço, o público pode visitar a mostra "Artes que renovam a tradição" de 9h até as 12 horas a partir de segunda (27). A exposição reúne trabalhos artesanais de 4 polos do Estado: Aracati, Cascavel, Icapuí e Juazeiro do Norte.

 Os visitantes da Biblioteca Pública Governador Menezes Pimentel podem acessar os serviços de empréstimo de livros, pesquisa em periódicos, sala de leitura, setor Braille, etc. a partir desta segunda-feira (27), de 8h às 21 horas.

Maiores Informações: Teatro José de Alencar - Praça José de Alencar, s/n - Centro. Informações: 3101.2583
Museu Sacro São José de Ribamar – Praça Cônego Araripe, 22 – Centro, Aquiraz. . Informações: (85) 3101-2818; Museu do Ceará– Rua São Paulo, 51 – Centro. Informações: (85) 3101-2609 / 3101-2610
Museu da Imagem e do Som – Avenida Barão de Studart, 510, Aldeota. Telefone: 3101-1202
Sobrado Dr. José Lourenço - Rua Major Facundo, 154 - Centro. Informações: 3101.8826

Fonte: Assessoria de Imprensa da Secult
-----------------------------------------------

Museu Sacro São José de Ribamar

Em 27 de setembro de 1967 foi inaugurado o Museu Sacro São José de Ribamar (MSSJR) no município de Aquiraz. Criado pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará foi o primeiro museu sacro instalado no território cearense, no prédio da antiga Casa de Câmara e Cadeia, edificação erguida entre fins do século XVIII. O equipamento cultural passou a abrigar um conjunto de objetos religiosos advindos dos vários municípios e paróquias cearenses. Esse acervo é constituído por uma diversidade de imagens de santos e de anjos, objetos das procissões religiosas, parâmetros litúrgicos, missais etc., totalizando cerca de 1.400 peças, muitas de notório valor artístico e cultural, que nos remetem ao barroco colonial cearense. 









Aquiraz foi a primeira vila do Ceará, fundada em 1699. Hoje é um município localizado na região metropolitana de Fortaleza, no litoral leste do Ceará, distando 30 km da capital, numa área de 480,97 km². Sua população ultrapassa os 70 mil habitantes. É um pólo turístico, com muitas praias e um parque aquático conhecidos nacionalmente. Possui oito distritos: Aquiraz, Jacaúna, Justiniano Serpa, Câmara, Patacas, Tapera, Caponga da Bernarda e João de Castro. São fortes os vínculos mercantis com a cidade de Fortaleza, para onde escoa a sua produção agrícola e os seus artigos manufaturados. 


















  • 
    MSSJR
    
    O Museu Sacro compõe o patrimônio arquitetônico de Aquiraz, oriundo do século XVII. Ao seu lado encontra-se a Igreja Matriz São José de Ribamar, que assim como a Casa de Câmara e Cadeia, é tombada pelo estado. Nas proximidades fica o Mercado da Carne, tombado pela União. Além destes, a residência do Capitão mor e as ruínas do Hospício dos Jesuítas são integrantes da paisagem histórico-cultural de Aquiraz.
          
    O Museu Sacro São José de Ribamar passou por restauro completo, realizado entre 2009-2010, com recursos provenientes da SETUR (Secretaria de Turismo do Estado). As obras já foram entregues. O prédio agrega exposições, reserva técnica e administração.
    
    Projetos
    
     - Exposições de longa duração e temporárias.
     - Atendimento a escolas da rede pública e privada, com visitas-guiadas.
     - Cursos de Educação Patrimonial para professores da rede pública de ensino de Aquiraz.
     - Ações sócio-culturais com a comunidade.
  • Quem somos

    JM JORNAL DO MUNICÍPIO - JM JORNAL DO MUNDO - Orgão Sócio-Cultural de Utilidade Pública em Defesa da Cidadania nos bairros e municípios brasileiros. Diretor–Editor–Responsável:José Mário Lima. Reg. Prof.12418 DRT-RIO. Secretário Geral – Gabriel Pontes.Designer Gráfico- Alice Farias Lima.Layout e Criação – Gabriel Pontes. Secretário de Edição: José Mário Lima.COLABORADORES: Colunistas :Celina Côrte Pinheiro,Nilmar Marques (Cap.Nil), Orion Lima, Santos Sá,Henrique Soares,Assis Brasil; JM Reportágens: (Equipe)Henrique Soares,Gabriel Pontes e Santos Sá; -JM Cultura:(Equipe)- Publicidade (JML) - Movimento Estudantil: Gabriel Pontes. JM Esportes: (equipe)- JM Literatura: Assis Brasil. Notícias dos Bairros: Henrique Soares,Amil Castro; Sociedade-artesanatos: Martha Lima.Culinária : Lili(Faraó-Cacoeiras-RJ). Correspondentes: Redenção: Nice Farias;Irauçuba: Swami Nitamo;Teresina e Parnaíba: Assis Brasil;Estado do Rio de Janeiro (interior): Nilmar Marques - Cachoeiras de Macacu: Paschoal Guida. Rio,(Capital): João de Deus Pinheiro Filho. *As opiniões emitidas em artigos assinados são da inteira responsabilidade de seus autores.