JM JORNAL DO MUNICÍPIO - JM JORNAL DO MUNDO - MULTIMÍDIA

JM JORNAL DO MUNICÍPIO - SUPLEMENTO - JM JORNAL DO MUNDO: A INFORMAÇÃO EM TEMPO REAL: NOTÍCIAS, REPORTAGENS, ARTIGOS, LITERATURA, VÍDEOS, FOTOS, SOM&IMAGEM E MUITO MAIS! A NOTÍCIA INFORMANDO E FORMANDO OPINIÕES. CONTATOS: jmjornaldomunicipio@gmail.com

JM JORNAL DO MUNICÍPIO:

SUPLEMENTO JM JORNAL DO MUNDO- JORNAL MULTIMÍDIA EM TEMPO REAL

Ano 6 - Edição 2451-

- Março

2016 -

Fortaleza-Ceará-Brasil

Política no Brasil e Mundo - Saúde - Tecnologia

A CURA DO DIABETES COM CÉLULAS-TRONCO
 Laboratórios dos Estados Unidos, em Oregon e na Califórnia, anunciaram ter criado embriões humanos clonando células de pessoas vivas para curar o diabetes.  Um laboratório de Nova York anunciou na segunda-feira (29),ter feito isso e muito mais.




EMBRIÕES CLONADOS NOS ESTADOS UNIDOS GERAM CELULAS-TRONCO QUE PODEM CUERAR DIABETES

A cura do diabetes, uma doença do pâncreas, glândula  que produz  dois hormônios importantes, para a regulação da taxa de glicose (açúcar) no sangue,( a insulina e o glucagon), conta agora com uma descoberta valiosa : a cura da doença através de embriões clonados que geram células-tronco que fabricam insulina. O Diabetes já atinge a cerca de 11 milhões  de pessoas no Brasil e  246 milhões no mundo todo, segundo estatística do Ministério da saúde.

Como é sabido, a  insulina facilita a entrada da glicose nas células (onde ela será utilizada para a produção de energia) e o armazenamento no fígado, na forma de glicogênio. Ela retira o excesso de glicose do sangue, mandando-o para dentro das células ou do fígado. Isso ocorre, logo após as refeições, quando a taxa de açúcar sobe no sangue.
  
A falta ou a baixa produção de insulina provoca o diabetes, doença caracterizada pelo excesso de glicose no sangue (hiperglicemia).  Laboratórios dos Estados Unidos, em Oregon e na Califórnia, anunciaram ter criado embriões humanos clonando células de pessoas vivas para curar o diabetes.  Um laboratório de Nova York anunciou na segunda-feira (29),ter feito isso e muito mais.

Além de clonar as células de uma mulher com diabetes e produzir embriões e células-tronco que são suas cópias genéticas perfeitas, os cientistas fizeram as células-tronco se transformarem em células capazes de secretar insulina.

Isso despertou esperanças de se realizar um sonho de longa data das pesquisas com células-tronco, a saber, criar células de reposição específicas para pacientes com diabetes, Mal de Parkinson, defeitos cardíacos e outras moléstias devastadoras.

Mas também deixou implícito que o que a Igreja Católica e defensores do direito à vida vêm alertando há tempos  o que pode ser iminente: a criação científica de embriões humanos a pedido.

A trinca de sucessos "aumenta a probabilidade de que embriões humanos sejam produzidos para gerar terapia para um indivíduo específico", disse o professor associado de bioética Insoo Hyun, da Universidade Escola de Medicina Case Western Reserve, em Cleveland, nos Estados Unidos. E "a criação de mais embriões humanos para experimentos científicos é certa".

O progresso acelerado na pesquisa com células-tronco embrionárias começou em maio passado. Os cientistas, liderados por Shoukhrat  Mitalipov, da Universidade de Saúde e Ciência de Oregon, relataram ter criado embriões humanos saudáveis nos primeiros estágios da vida - esferas ocas de cerca de 150 células - pela fusão de óvulos com células de um feto, em um experimento, e de uma criança em outro.

No início deste mês, cientistas do Instituto de Células Tronco CHA, em Seul, na Coreia do Sul, anunciaram ter obtido o mesmo feito com células de pele de dois homens adultos.

Em cada caso, os cientistas usaram uma versão da técnica que criou a ovelha Dolly em 1996, o primeiro clone de um mamífero adulto. Chamada de transferência somática de núcleo celular (Scnt, na sigla em inglês), a receita exige que se remova o DNA nuclear de um óvulo, fundindo-o com uma célula de uma pessoa viva e estimulando cada óvulo a começar a se dividir e multiplicar. O embrião resultante inclui células-tronco que podem se tornar qualquer tipo de célula humana.

Embora isso soe bastante simples, enormes obstáculos técnicos impediram os cientistas de obter Scnt humano durante mais de uma década de tentativas.

Agora que têm uma receita confiável, incluindo os nutrientes certos para manter os ovos e a cronometragem certa para começar sua divisão, eles têm "uma maneira reproduzível e confiável para criar células de reposição específicas para pacientes via clonagem", disse o doutor Robert Lanza, cientista-chefe da Tecnologia Avançada de Células e coautor da monografia do Instituto CHA.

SHARON BEGLEY – Reuters- Fonte :Estadão


_______________________


CIÊNCIA E TECNOLOGIA

ROBÔ “CURIOSITY”  DESCOBRE PISTAS DA EXISTENCIA DE AGUA DOCE, NO PASSADO,  NUM LAGO, EM MARTE, O PLANETA VERMELHO
Washington - A sonda americana Curiosity, segundo informações de cientistas  na  revista Science,  na segunda-feira (9), encontrou pela primeira vez na superfície de Marte evidências diretas da existência, no passado, de um lago de água doce no planeta vermelho..
Já não há água atualmente no local, mas as provas de perfurações e análises químicas realizadas pelo robô Curiosity em rochas sólidas sugerem que houve condições para que houvesse vida microbiana neste lago há 3,6 bilhões de anos.
As rochas analisadas contêm traços de carbono, hidrogênio, oxigênio, nitrogênio e enxofre, e "proporcionam condições ideais para uma vida microbiana básica", informaram os cientistas num estudo publicado na revista Science e analisado em uma reunião da União Geofísica Americana (AGU, na sigla em inglês), em San Francisco, Califórnia.
Formas microscópicas de vida bacteriana, conhecidas como quimiolitoautótrofas, prosperam em condições similares na Terra e no geral são encontradas em cavernas ou debaixo do mar em fontes hidrotérmicas.
Embora não tenha sido detectada nenhuma forma de vida nas rochas, o cientista explicou que o Curiosity executou perfurações em fragmentos de pedra arenisca e barro e encontrou minerais argilosos que sugerem uma interação com a água.
"É realmente o mesmo ambiente (que podemos encontrar) na Terra", afirmou John Grötzinger, professor de Geologia do Instituto de Tecnologia da Califórnia.
"Estas são rochas relativamente jovens na história de Marte", acrescentou Grötzinger em declarações a jornalistas em San Francisco, destacando que um dos "resultados surpreendentes" da descoberta é que estas rochas poderiam ter entre 3,5 e 3,6 bilhões de anos.
"Isto coincide precisamente com os vestígios mais antigos de vida encontrados na Terra", emendou.
"Esta é a primeira vez que encontramos realmente rochas em Marte que proporcionam evidência da existência de lagos", reforçou em declarações por telefone à AFP Sanjeev Gupta, professor do Imperial College de Londres e co-autor da pesquisa.
"É fantástico porque os lagos são um ambiente ideal para que uma vida microbiana elementar possa se desenvolver e preservar", afirmou.
A pedra arenisca encontrada parece similar à existente nos rios da Terra, o que sugere, segundo cientistas, que um rio desaguava neste lago, que se encontra aos pés de uma pequena montanha.
Os cientistas já encontraram provas da existência de água em Marte em outro local da superfície do planeta vermelho e pesquisas feitas por sondas anteriores levam a crer fortemente na existência de lagos no passado.
O Curiosity, que chegou à cratera Gale no equador marciano em 6 de agosto de 2012 e é o veículo mais sofisticado enviado até agora a outro planeta, já constatou que o planeta vermelho foi propício para a vida microbiana em um passado distante, objetivo principal de sua missão de dois anos.
Estes últimos resultados oferecem "a prova mais eloquente de que Marte teve em algum momento as condições necessárias para o desenvolvimento da vida", destacou o estudo.
A Nasa, agência espacial americana, escolheu a cratera Gale em particular por suas diferentes camadas sedimentares, que poderiam permitir datar os períodos em que Marte foi apto a abrigar a vida.
A próxima etapa consistirá em analisar amostras de uma grossa pilha de rochas na superfície da cratera para reunir mais provas de um entorno habitável, disse o professor Gupta.
Estes novos resultados "nos dão confiança no futuro desta missão e no fato de que devemos continuar explorando" o planeta vermelho, prosseguiu.
O robô Curiosity, com custo total de US$ 2,5 bilhões de dólares, é operado por engenheiros da Nasa no laboratório de Pasadena, na Califórnia. Fonte :AFP
_____________________________,

CIÊNCIA

 CIENTISTAS AFIRMAM: MARTE TEM OS ELEMENTOS BÁSICOS DA VIDA
Novas evidências encontradas em meteoritos sugerem que elementos básicos para o surgimento de vida estão presentes em Marte, diz um estudo publicado na revista "Science".

De acordo com ele, o carbono encontrado em dez meteoritos, que abrangem mais de 4 bilhões de anos da história marciana, se originou no planeta e não foi resultado da contaminação na Terra.

Uma equipe de cientistas do Instituto para Ciência Carnegie, com sede em Washington (EAU), encontrou "carbono reduzido" nos meteoritos, que teriam sido criados por atividade vulcânica no planeta vermelho.

O carbono reduzido é o carbono que está ligado quimicamente ao hidrogênio ou entre si.

QUÍMICA ORGÂNICA

Os cientistas argumentam que a descoberta é uma evidência "de que Marte produziu química orgânica durante a maior parte de sua história."

Líder do estudo, Andrew Steele disse à BBC: "Nos últimos 40 anos, procuramos uma piscina do chamado carbono reduzido em Marte, tentando descobrir onde e se está lá, perguntando se, de fato, existia."

"Sem o carbono, os elementos de construção da vida não podem existir (...) Então é o carbono reduzido que, com hidrogênio, oxigênio e nitrogênio, compõe as moléculas orgânicas da vida."

Steele diz que a análise atual responde à primeira pergunta e agora partem para as próximas questões: "O que aconteceu com ele (o carbono reduzido), qual foi seu destino, será que deu o próximo passo de criar vida em Marte?"

O cientista espera que a próxima missão a pousar no planeta vermelho --a Mars Science Laboratory, também conhecida como missão Curiosity --elucide alguns pontos.

"A questão se estamos sós tem sido um grande condutor da ciência, mas ela se relaciona com a nossa própria origem. Se não há vida em Marte, qual a razão? Isso nos permite traçar uma hipótese mais clara sobre por que há vida aqui."

Ao ser questionado se houve ou há vida em Marte Steele ri: "Tragam-me algumas pedras de lá e eu vou te responder."BBC DO BRASIL





PÁSSARO QUE JÁ VIVEU CEM ANOS HUMANOS
ESTÁ DESAPARECENDO POR FALTA DE COMIDA

Um pássaro que já viveu o equivalente a cem anos humanos e voou uma distância superior àquela entre a Terra e a Lua vem fascinando cientistas em várias partes do mundo e já inspirou uma peça de teatro, um conto literário e tem até sua própria biografia.

O B95, um maçarico-do-papo-vermelho (Calidris canutos), viaja a cada ano entre o Ártico canadense e a Terra do Fogo, na Argentina, e superou de forma significativa a expectativa de vida para a espécie, que vem sofrendo um declínio devido ao excesso de pesca nos ecossistemas do qual depende.

"Não conseguimos acreditar que ele ainda está vivo, porque é uma ave em liberdade que já enfrentou muitas situações terríveis e drásticas. Por isso, também, ele é especial e todos querem ver o B95", disse à BBC Mundo a bióloga Patricia González, que integrou a equipe que fez o anilhamento da ave em 1995, na Argentina, procedimento que permite sua identificação.

"A população de maçaricos-do-papo-vermelho (também conhecidos como seixoeiras) tem sofrido um declínio tão grande, que acreditamos ser difícil que vivam mais de sete anos", disse ela, lembrando que o B95 já tem ao menos 18 anos, o equivalente a cem anos de idade em um ser humano.

A ave acabou se transformando em um símbolo das ameaças crescentes enfrentadas pelas aves migratórias..O pássaro maçarico-do-papo-vermelho estudado pelos cientistas superou a expectativa da espécie

Um sistema internacional acordado entre todos os países das Américas permite que cientistas monitorem as aves anilhadas por meio do uso de telescópios nas praias ou do registro de imagens com câmeras digitais.

ROTA MIGRATÓRIA

A presença do B95 foi notada muitas vezes nos últimos anos ao longo da rota migratória. Os cientistas calculam que ele percorra 30 mil quilômetros por ano, o que multiplicado por 18 anos chegaria a 540 mil quilômetros, distância superior a que separa a Terra da Lua (cerca de 384 mil km).

"A última vez que o vimos foi em dezembro passado, na Terra do Fogo", disse González.
Os maçaricos-do-papo-vermelho chegam ao Ártico em junho para a reprodução. Adultos e jovens partem novamente por volta de 15 de julho.

Nem todas as aves seguem a mesma rota, mas elas costumam chegar à Terra do Fogo no fim de outubro ou início de novembro, onde permanecem, em geral, até meados de fevereiro.

Algumas delas fazem paradas no Uruguai e no Norte e Sul do Brasil, quase sempre em áreas protegidas que foram reconhecidas internacionalmente pela Rede Hemisférica de Reserva para Aves Limícolas (que habitam praias e manguezais).

"Algo muito importante que ocorre quando chegam à Terra do Fogo é a troca das penas de voo, o que requer muita energia e lhes deixa muito vulneráveis em relação a aves de rapina, como o falcão-peregrino", explicou a bióloga.

SEM PARADAS

Na volta ao Ártico, a última parada é nos Estados Unidos. Graças a novos sistemas de monitoramento, como geolocalizadores que conseguem medir a latidude e longitude da localização das aves, os cientistas recentemente descobriram que algumas aves conseguem voar da Patagônia aos Estados Unidos, ao longo de 8.000 quilômetros ou mais, sem paradas.

"No ano 2000, a população de maçaricos-do-papo-vermelho sofreu um declínio de muito grande, de 40%", explica González.

A queda aconteceu porque, nessa região, as aves se alimentam de ovos de caranguejos-ferradura.

"Devido ao excesso de pesca, começaram a sofrer com a escassez do alimento. Esta parada é muito importante, por ser a última antes do Ártico."

"Elas (as aves) precisam ganhar massa corporal e nutrientes, não só para viajar até o Ártico, mas para sobreviver uma vez que chegam lá, quando a neve ainda não derreteu e enfrentam tempestades", diz a bióloga.

INSPIRAÇÃO

O B95 já inspirou um conto que virou peça de teatro na Argentina e o escritor americano Phillip Hoose acaba de lançar um livro sobre esta extraordinária ave intitulado "Um Ano ao Vento com o Grande Sobrevivente B95".

Patricia González diz sobre os maçaricos-do-papo-vermelho: "Eles nos mostram o que acontece com os ambientes onde param e, no dia em que estas aves desaparecerem, é porque nós também desaparecemos".

Para a bióloga argentina, aves como o B95 "não têm fronteiras e mostram que nós também não deveríamos ter fronteiras e que dependemos não somente do lugar onde vivemos, mas do resto do planeta".BBC DO BRASIL


******************
CIÊNCIA E TECNOLOGIA


RISCO DE IMPOTÊNCIA DIMINUI EM 
PACIENTES COM CÂNCER DE PRÓSTATA

Artigo publicado na revista médica The Lancet Oncology sugere que pacientes com câncer de próstata que são tratados com técnica conhecida como ultrassom focalizado de alta intensidade têm chances menores de desenvolver os efeitos colaterais relacionados à cirurgia e à radioterapia.

Os cientistas do University College Hospital, em Londres - responsáveis pelo estudo - usaram uma sonda posicionada perto do órgão para aquecer as células doentes a uma temperatura de 80º, o que foi capaz de destruí-las sem provocar danos aos nervos e músculos da região. O equipamento é capaz de atingir áreas de apenas alguns milímetros e é indicada para casos menos graves. A maioria dos submetidos ao procedimento recebeu alta em até 24 horas.   

Apesar de todas as informações sobre os riscos da doença, o medo da impotência e da incontinência urinária ainda faz com que muitos demorem a iniciar a terapia. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer, mais de 60 mil devem descobrir ter tumores malignos na próstata este ano. Em 2009, 12.274 morreram vítimas da enfermidade.

O cirurgião urológico Hashim Ahmed, líder do estudo, mostrou-se bastante satisfeito com os resultados que puderam ser observados nos primeiros 12 meses de tratamento. Ele, no entanto, pondera que ainda são necessárias testes com um número maior de pacientes.    
"Estamos otimistas de que homens diagnosticados com câncer de próstata possam, em breve, se submeter a um procedimento cirúrgico de um dia, que possa ser repetido com segurança uma ou duas vezes, para tratar seu problema com muito poucos efeitos colaterais. Isto representaria uma melhora significativa em sua qualidade de vida", disse. 
O câncer de próstata é o mais comum entre a população masculina. No Brasil, é o segundo de maior incidência, atrás somente do câncer de pele não-melanoma. O risco de desenvolver a doença e sua taxa de mortalidade aumentam com a idade. Deste modo, homens a partir de 45 anos devem realizar exames preventivos - o chamado toque retal e a dosagem PSA - anualmente. Exercícios físicos e uma dieta balanceada também ajudam a evitar os tumores.
*****************************************

CIÊNCIA E PESQUISA


NASA DESCOBRE PLANETA QUE PODE SER HABITADO, O KEPLER 22

Astrônomos da Nasa (agência espacial americana) confirmaram nesta segunda-feira a existência de um planeta com características similares à da Terra, em uma 'zona habitável', girando em torno de uma estrela ainda desconhecida.


O Kepler 22-b tem 2,4 vezes o tamanho da Terra e está situado a 600 anos luz de distância. A temperatura média da superfície é de 22º C.


Ainda não se sabe a composição do Kepler 22-b, se é feito de rochas, gás ou líquido. O planeta já é chamado de 'Terra 2.0' pelos cientistas da Nasa.


Durante a coletiva de imprensa, em Moffet Field, na Califórnia, a astrônoma Natalie Batalha disse que os cientistas ainda investigam a possibilidade de existência de mais 1.094 planetas, alguns deles em zonas 'habitáveis'.

Descoberta


A descoberta do novo planeta foi feita a partir das imagens do telescópio espacial Kepler, projetado para observar uma faixa fixa do céu noturno que compreende até 150 mil estrelas.


O telescópio é sensível o suficiente para ver quando um planeta passa na frente da estrela em torno da qual gira, escurecendo parte da luz da estrela.


As sombras são então investigadas a partir da imagem de outros telescópios até que a Nasa confirme se tratam-se ou não de novos planetas.


O Kepler 22-b foi um dos 54 casos apontados pela Nasa em fevereiro e o primeiro a ser formalmente identificado como um planeta.

Outros planetas habitáveis podem ser anunciados no futuro, já que há outros locais com características potencialmente similares à da Terra.
Água líquida


A distância que separa o Kleper 22-b da estrela ao redor da qual gira é 15% menor que aquela entre a Terra e o Sol.


Apesar de estar mais próximo da estrela, esta emite cerca de 25% menos luz em comparação ao sol, o que permite ao Kleper 22-b manter sua temperatura em um patamar compatível à existência de água líquida, ainda não confirmada.



O Kepler 22-b tem um raio 2,4 vezes maior que o da terra.



Uma outra equipe de cientistas do Seti (busca por inteligência artificial, na sigla em inglês) agora procura indícios de vida no planeta, como confirmou o diretor do instituto, Jill Tarter.



Assim que encontremos algo diferente, separado, um exemplo independente de vida em outro lugar, vamos saber que isso (vida) é onipresente no universo', disse Tarter.  

Fonte :BBC Brasil - 



*************************

                                                                 

POLÍTICA INTERNACIONAL











BRICS REUNIDOS
CRIAM BANCO
COMUM DE
INVESTIMENTO
Reunidos em Nova Délhi, Índia, chefes de estado e de governo das economias do Brics discutiram a criação de um banco para financiar projetos de infraestrutura e de desenvolvimento sustentável nas nações emergentes e nos países pobres.

No comunicado conjunto, Brasil, Rússia, índia, China e África do Sul manifestaram preocupação com a situação econômica internacional.

O grupo dos cinco países assinou acordos que vão permitir o financiamento de comércio e investimento em moeda local. O objetivo da medida é aumentar a cooperação entre os bancos de desenvolvimento do Brics e elevar o comércio entre os países do bloco.

Enquanto o Brics rapidamente se recuperou da crise, a economia mundial vive um momento de incertezas, disse a declaração de Nova Délhi, palco da cúpula. No discurso, a presidente brasileira Dilma Rousseff lembrou que o bloco se tornou o mais importantes motor da economia mundial, e responderá por mais da metade do crescimento previsto para 2012.

"O Brasil acha fundamental a ampliação da cooperação financeira entre os Brics e essa cooperação voltada para a promoção do desenvolvimento sustentável...

Apoiamos a criação de um grupo de trabalho para elaborar a proposta do banco de desenvolvimento dos Brics, que atue em projetos de infraestrutura, projetos de inovação e desenvolvimento de ciência e tecnologia, com agenda de pesquisa voltada para temas de interesse de nossos países”, declarou.

Na declaração de Nova Délhi, a situação do Irã também foi incluída. Os Brics defenderam o diálogo em vez dos conflitos e reconheceram o uso pacífico da energia nuclear, tema que também foi abordado pela presidente em entrevista aos brasileiros.

O primeiro-ministro indiano, Manmohan Singh propôs que as soluções para a tensão internacional provocada pelo programa nuclear iraniano devem ser baseadas no diálogo.

“Nós achamos que é necessário que haja, de parte a parte, uma redução do conflito e se estabeleça o diálogo para permitir que, no âmbito do direito internacional, se faça todas as tratativas, buscando prevenir os conflitos”, afirmou Dilma.

“Ao invés da retórica agressiva, se use o direito dos países de usar energia nuclear para fins pacíficos, assim como nós fazemos. E que haja um acordo que se coloque a Agência Internacional de Energia Atômica a procurar que as partes baixem o nível da retórica e se entendam”.

Dilma faz criticas à política protecionista

A presidente brasileira voltou a fazer críticas às políticas protecionistas da Europa e dos Estado Unidos, como medida de contenção da crise internacional.

"Medidas exclusivas de política monetária não são suficientes para a superação dos atuais problemas da economia mundial. Ao mesmo tempo, elas introduzem grave desequilíobrio cambial, por meio da desvalorização artifical da moeda e pela expansão da política monetária", disse.

Dilma defende que a depreciação do dólar e do euro decorrente destes medidas traz vantagens comerciais para os países desenvolvidos, mas diminui a competitividade dos produtos de outros países, como o Brasil.

Investimentos no setor privado

A presidente também anunciou, em entrevista à imprensa, que lançará um conjunto de medidas para ampliar investimentos do setor privado quando voltar ao Brasil. De acordo com ela, governo e empresas devem se unir para que o país atinja uma taxa de investimento de 24% do PIB.

Dilma Rousseff também agradeceu a hospitalidade do povo indiano e ressaltou que a declaração assinada pelos cinco países é de “alta relevância para definir os caminhos nos próximos anos”.


*********************
SAÚDE


CIRURGIA BARIÁTRICA É  EFICAZ NO TRATAMENTO
DO DIABETES TIPO 2, DIZ ESTUDO

 O New England Journal of Medicine  publicou na segunda-feira,(26) estudos científicos que confirmam a tese de que a operação de redução de estômago é eficaz no tratamento da diabetes tipo 2, forma mais comum do problema.

Segundo os estudos, pessoas submetidas à intervenção têm chances maiores de experimentarem a  remissão da doença , quando a tolerância à glicose e os níveis de açúcar no sangue voltam ao normal, do que as que optam pela terapia tradicional. Também foram notadas melhoras na pressão sanguínea e nos níveis de colesterol.

A conclusão foi baseada em dois levantamentos, realizados na Universidade Católica, em Roma, na Itália, e na Cleveland Clinic, nos Estados Unidos. Ambos os trabalhos compararam a evolução dos quadros de pacientes que sofreram a cirurgia com o dos que aliaram restrições na dieta e prática de exercícios físicos ao uso de medicações.

Entre os italianos, as taxas de remissão chegaram a 75% no grupo cirúrgico. Não houve nenhum registro de regressão dos sinais da patologia naqueles que não foram operados. Já no trabalho americano, os índices foram, respectivamente, de 42% e 12%.

O médico Fernando Barroso, ex-presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica e cirurgião do Hospital São Lucas, explica que o efeito é causado pelo aumento da produção de determinados tipos de hormônio em função da mudança na anatomia do sistema digestivo após a cirurgia.

"O principal deles é o GLP-1, que, entre outras funções, estimula a produção de insulina pelo pâncreas. Deve-se deixar claro que a melhora não tem nenhuma relação com a redução do peso e do percentual de gordura do paciente já que os níveis de glicose se normalizam antes de tais mudanças poderem ser observadas', diz o especialista, que destaca outros benefícios do procedimento.

"Influi positivamente no controle da hipertensão arterial, da apneia do sono e da infertilidade", exemplifica.

A professora associada do Serviço de Diabetes do Hospital Universitário Pedro Ernesto, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Marilia de Brito Gomes, no entanto, alerta que ainda é muito cedo para se falar em cura. "A cirurgia apresenta resultados mais significativos nos primeiros cinco anos. É necessário necessário observar os pacientes por um período maior para chegar a alguma conclusão", afirma a especialista.

A diabetes ocorre quando o organismo não produz insulina ou ela não é capaz de atuar de forma eficaz, provocando um aumento acentuado da taxa de glicose no organismo.

Os sintomas mais comuns da doença são sede e vontade de urinar excessiva, perda de peso, cansaço e aumento do apetite. Cerca de 300 milhões de pessoas sofrem com o diabetes tipo 2 no mundo e a previsão é de que o número salte para 450 milhões até 2030. Basicamente, a terapia consiste na adoção reeducação alimentar e na prática de esportes. As orientações, porém, nem sempre são seguidas a risca. "Temos muitos problemas com isso. Acredito que 75% dos nossos pacientes não consigam adotar os novos hábitos", lamenta Marília.

Cuidados com a visão

Segundo o vice-presidente da Sociedade Brasileira de Oftalmologia e consultor do Instituto Varilux da Visão, Dr. Marcus Sáfady, essa é uma época do ano em que os pacientes diabéticos devem ter mais controle. Uma glicemia não estável pode levar a alterações dos vasos sanguíneos que provocam, em estagios mais avançado, doenças oculares importantes.

“Quando o médico percebe pequenas dilatações nas extremidades dos pequenos vasos da retina, assim como presença de micro-hemorragias, confirma o diagnostico de retinopatia diabética. Por isso, o exame oftalmológico é considerado muito importante no diagnostico e controle do diabetes. Dentre as complicações oculares mais graves da doença, em fases mais avançadas da retinopatia, estão a catarata e o glaucoma.”  explica Sáfady.

A retinopatia diabética é uma doença séria que em estágio inicial não apresenta sintomas, por isso é necessário que os diabéticos realizem exames oftalmológicos regulares e mantenham o diabetes sob controle.

“A retinopatia diabética é uma complicação do diabetes decorrente da deterioração dos vasos sanguíneos que alimentam a retina. Em estágio inicial a doença não apresenta sintomas, entretanto, quando os problemas tornam-se piores os vasos sanguíneos podem romper e vazar, causando as micro-hemorragias da retina.

Se  atingirem a mácula (área responsável pela visão de cores e de detalhes) a pessoa poderá notar o aparecimento de manchas, redução ou embaçamento da visão. Os problemas podem se agravar ainda mais, pois, a doença pode se caracterizar também pelo aparecimento de vasos anormais, mais frágeis e mais propensos ao rompimento, podendo dar origem a grandes hemorragias, formar cicatrizes e, conseqüentemente, levar ao descolamento de retina e provocar, ainda, o aparecimento do glaucoma.”, alerta o médico.
**************************

SAÚDE




PESQUISA REVELA 
 
QUE 
 REMÉDIOS  PARA DORMIR

AUMENTAM RISCO DE MORTE EM OBESOS

“Uma pesquisa liderada por americanos revela que remédios para dormir podem não ser tão seguros quanto se acreditava. Segundo os estudiosos, os resultados mostraram que oito dos medicamentos para dormir mais comumente utilizados foram associados com riscos elevados de mortalidade e câncer. Além disso, as descobertas revelaram que o uso do remédio duplica o risco de morte em obesos. Os resultados foram apresentados no congresso da American Heart Association”

"A obesidade emergiu como um marcador de maior vulnerabilidade", confirmou o médico epidemiologista Robert Langer, do Centro de Jackson Hole de Medicina Preventiva em Wyoming, Estados Unidos. "As associações entre pílulas para dormir e aumento da mortalidade estavam presentes, e relativamente mais fortes, mesmo em pessoas com idade entre 18 a 54".

Entre os pacientes analisados nos estudos, os que apresentavam Índice de Massa Corporal (IMC) de 38,8 e tomavam 18 ou menos pílulas por ano, o risco de morte registrado foi 8,1 vezes maior. Esse número sobe para 9,3 nos participantes que tomaram um número maior de pílulas - 132 ou mais ao ano.

Os pesquisadores chegaram a esses resultados usando dados armazenados em um prontuário eletrônico que está em vigor há mais de uma década e reúne informações sobre cerca de 40 mil pacientes atendidos por um sistema de saúde integrado no nordeste dos Estados Unidos.

"É importante ressaltar que nossos resultados são baseados em dados observacionais, e que embora nós tenhamos feito tudo que podíamos para garantir a sua validade, ainda é possível que outros fatores expliquem as associações", disse um dos autores do estudo, Lawrence E. Kline. "Esperamos que nosso trabalho estimule pesquisas adicionais nesta área com informações de outras populações".

Para um dos autores do estudo, o psiquiatra Daniel Kripke, a vulnerabilidade dos obesos pode estar associada à apneia do sono. Ele observou que pílulas para dormir foram previamente associadas com mais e maiores pausas na respiração em pessoas com apnéia do sono.

O estudo surge como uma má notícia para um segmento crescente da indústria farmacêutica americana, que chegou a apresentar crescimento de 23% entre 2006 e 2010 nos Estados Unidos e gerou cerca de US $ 2 bilhões em vendas anuais.

Para Kline, a pesquisa deve servir como um alerta para que médicos pensem em alternativas para medicamentos hipnóticos. Segundo ele, o ideal é focar em uma terapia cognitiva que ensine os pacientes a entender melhor a natureza do sono.

"Compreender como usar o ritmo circadiano é uma ferramenta muito poderosa que não requer prescrição", afirmou. "Os pacientes também podem se beneficiar ao praticar bons hábitos de sono e relaxamento, bem como aproveitando relógio natural do corpo, que é impulsionado pelo nascer e pôr do sol".

Quando a insônia resulta de problemas emocionais, como depressão, os médicos devem tratar o distúrbio psicológico em vez de prescrever pílulas para dormir que poderia revelar-se prejudicial, acrescentou o médico

***********************
SAÚDE
EUA  DESENVOLVERAM NOVO 

MARCADOR DO MAL DE

ALZHEIMER QUE PODE 

PREVER  EVOLUÇÃO DA DOENÇA

Os pacientes que sofrem do mal de Alzheimer  tem agora uma nova esperança: estudos clínicos publicados  nos Estados Unidos,  desenvolveram um novo marcador do mal de Alzheimer  que permite  prever a taxa de redução da capacidade mental de um paciente, nos anos seguintes ao diagnóstico.

A presença de altos níveis da proteína VILIP-1 no líquido cefalorraquidiano (conhecido como LCR) de 60 doentes de Alzheimer em etapas iniciais da doença está vinculada a uma deterioração mais rápida da capacidade mental nos anos posteriores, diz a pesquisa.
Embora os pesquisadores considerem necessário confirmar os resultados em estudos clínicos mais amplos, eles destacaram que os dados obtidos já indicam que o marcador VILIP-1 pode ser superior a todos os utilizados anteriormente para prever a progressão do mal de Alzheimer, uma degeneração mental irreversível.

"O VILIP-1 parece ser um indicador muito bom do dano nas células cerebrais causado pelo mal de Alzheimer", disse Rawan Tarawneh, professora-adjunta de neurologia na Universidade da Jordânia e principal autora desse trabalho publicado na revista "Neurologie" desta terça-feira.

Tarawneh trabalhou anteriormente na Escola de Medicina da Universidade de St. Louis (Missouri, EUA), onde o estudo foi realizado.
"Este marcador pode ser útil para prever a progressão da doença e avaliar novos tratamentos em testes clínicos", escreveu em um comunicado.

Os cientistas acreditam que a VILIP-1 age como um sensor de cálcio nas células cerebrais. Esta proteína é liberada no líquido cefalorraquidiano quando as células do cérebro são danificadas e, segundo os pesquisadores, revelaria a extensão dos danos causados pelo Alzheimer.

Uma pesquisa anterior realizada por Tarawneh e por outros cientistas havia demonstrado que os indivíduos saudáveis, mas com altos níveis de VILIP-1, mostraram um risco muito alto que a média de desenvolver deterioração cognitiva e mal de Alzheimer nos dois ou três anos seguintes.
                                                                   *************************


JM INTERNACIONAL




COMBOIO DA CRUZ VERMELHA IMPEDIDO DE ENTRAR EM REDUTO REBELDE NA SÍRIA

Um comboio da Cruz Vermelha chegou nesta sexta-feira à cidade sitiada de Homs, na Síria, mas teve o acesso negado ao bairro de Baba Amr, um importante reduto rebelde.

"É inaceitável que pessoas que precisam de assistência de emergência nas últimas semanas ainda não tenham recebido nenhuma ajuda", afirmou o presidente do Comitê Internacional da Cruz Vermelha, Jakob Kellenberger, por meio de um comunicado.

disse ainda que o comboio de sete caminhões e ambulâncias do Crescente Vermelho sírio vai passar a noite em Homs para tentar entrar em Baba Amr "em um futuro muito próximo".

Na declaração, ele acrescenta que as autoridades sírias tinham dado permissão para a entrada do comboio no bairro, e que o problema agora não é apenas um detalhe técnico, mas algo muito mais grave.

O incidente levou a acusações da oposição síria de que as forças do governo estão tentando desaparecer com as provas de execuções sumárias que teriam ocorrido em Baba Amr.

CORPOS DE JORNALISTAS

A Cruz Vermelha também disse à BBC ter recebido os corpos dos dois jornalistas ocidentais mortos em um ataque a Homs na última semana.

Segundo a entidade, os corpos da repórter americana Marie Colvin e do fotógrafo francês Remi Ochlik estão sendo levados de ambulância para Damasco.

Dois outros jornalistas franceses - Edith Bouvier e William Daniels - chegaram a Paris e foram recebidos pelo presidente Nicolas Sarkozy, depois de ser retirados do território sírio por ativistas de oposição. Os jornalistas foram feridos em um bombardeio a Baba Amr, no último dia 22.

CONTROLE TOTAL

O bairro de Baba Amr tem sofrido fortes bombardeios há cerca de um mês. Forças sírias dizem que agora têm controle total da localidade.

O correspondente da BBC no Líbano, Jim Muir, afirma que ninguém sabe exatamente quantos civis estão presos em Baba Amr nas últimas semanas de cerco e bombardeio.

A primeira tarefa da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho seria descobrir quantos civis ainda estão no bairro e avaliar as suas necessidades.

Das cerca de 100 mil pessoas que normalmente vivem em Baba Amr, apenas alguns milhares ainda permanecem no local. Na quinta-feira, o Exército Livre da Síria (ELS) disse estar saindo de Baba Amr para poupar as vidas dos civis que se recusaram a deixar suas casas.

As condições no bairro parecem estar muito difíceis, já que uma onda de frio intenso e neve atinge a região. A eletricidade foi cortada e não há combustível ou aquecimento.
Alimentos, água e remédios também estão se esgotando.

A Cruz Vermelha e o Crescente Vermelho da Síria organizaram o comboio com sete caminhões levando suprimentos.

Khaled Erksoussi, chefe de operações do Crescente Vermelho sírio, disse à agência de notícias AFP que o comboio está levando "alimentos, remédios, cobertores, leite para bebês e outros equipamentos".

Devido à neve pesada, a viagem do comboio vindo da capital, Damasco, foi lenta.
Sean Maguire, porta-voz do Comitê Internacional da Cruz Vermelha, disse à BBC que esperava distribuir os suprimentos em Baba Amr.

Nossos colegas do Crescente Vermelho sírio estavam distribuindo alimentos e prestando assistência em outras áreas de Homs, diariamente, esperamos conseguir fazer o mesmo em Baba Amr", afirmou Maguire, antes que o comboio tivesse o acesso ao bairro negado.

O Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas, reunido em Genebra (Suíça), aprovou nessa quinta-feira uma resolução condenando o governo sírio pelo que chamou de "amplas e sistemáticas violações de direitos humanos".

A resolução pediu que agências de ajuda tenham acesso aos necessitados.
O documento teve apoio de 37 países. Três votaram contra: Rússia, China e Cuba. O Brasil não tem direito a voto.

Analistas dizem que a resolução tem como objetivo pressionar a Síria antes da visita do enviado especial da ONU Kofi Annan para Damasco.BBC DO BRASIL


*************
POLITICA NACIONAL

Novo ministro da Pesca diz que não
Sabe colocar uma minhoca num anzol

O novo ministro da Pesca,0 Senador Marcelo Crivella (PRB-RJ),novo ministro da Pesca admitiu quinta-feira(1), que não tem conhecimentos sobre o setor pesqueiro do país.

Na véspera de assumir o cargo, Crivella disse que vai "aprender com técnicos" da pasta por não ser um bom pescador e ter formação de engenheiro civil,sem qualquer relação com o setor.

-Eu não ponho uma minhoca no anzol, mas não estou indo para o ministério para pescar, mas para trabalhar. Eu sei que lá tem muitos técnicos bons, bons pescadores, vou aprender com eles", disse o senador.

Marcelo Crivella assumirá pasta da Pesca no lugar de Luiz Sérgio. Crivella discutiu o futuro do setor pesqueiro no governo Lula, na época em que Mangabeira Unger (PRB) ocupou a Secretaria de Assuntos Estratégicos da gestão petista e traçou metas para o ano de 2022 no Brasil. Mas disse não ter informações recentes sobre o setor.

"A nossa visão sobre a pesca para 2022 eu tenho, agora o dia a dia do ministério eu vou pegar quando chegar lá. Eu tenho muita coisa para aprender."

Bispo licenciado da Igreja Universal, Crivella disse que vai ser o interlocutor dos evangélicos junto à presidente Dilma Rousseff ,na mesma postura ocupada por ele durante a campanha presidencial.
Crivella afirmou, porém, que sua indicação para a pasta não assegura o apoio dos evangélicos à presidente caso Dilma não preserve os "valores" da família brasileira.

"Para os evangélicos, a questão do aborto, do casamento, da família, é muito importante. Ela pode colocar todo o ministério evangélico que, se ela aprovar leis que são contra a família e contra a vida, vai perder o apoio dos evangélicos. Nesse caso, não tem santo que ajude."

ELEIÇÕES EM SÃO PAULO

Crivella disse que sua indicação para o ministério não é uma forma de pressão ao PRB para retirar a candidatura de Celso Russomano (PRB) à prefeitura de São Paulo para apoiar Fernando Haddadd (PT).

"Vocês imaginam se agora a gente convence a ele de ser vice do Hadadd que tem 5 pontos na pesquisa e ele tem 20. O partido iria se esfacelar. Isso não vai ocorrer de maneira nenhuma. O Celso Russomano não está sendo negociado, mas fortalecido, porque o partido ganhou um ministro."

O senador disse ser "mais provável" que Hadadd tenha que apoiar Russomano num eventual segundo turno com o tucano José Serra (PSDB) na corrida pela prefeitura. "O Serra entrou, mas com uma rejeição enorme. Estamos tranquilo esperando formar alianças para ganhar as eleições."a materia foi veicuylada na Folha de São Paulo.


*****************
POLÍTICA INTERNACIONAL

A GUERRA QUE O MUNDO NÃO QUER VER

Visualizar
Visualizar
DOIS JORNALISTAS OCIDENTAIS MORTOS NA SÍRIA EM BOMBADEIO SOBRE HOMS
LÓNDRES - Dois jornalistas ocidentais foram mortos na quarta-feira,( 22), na cidade síria de Homs, atingidos por bombas que caíram num edifício da cidade, segundo relatos de opositores sírios e do governo francês. Homs é o principal bastião de oposição ao governo sírio e um dos principais focos de confrontos entre as forças pró e contra o governo do presidente Bashar al-Assad;. A cidade está há semanas sob bombardeio.
Ambos os jornalistas - Marie Colvin e Remi Ochlik - eram veteranos de coberturas de guerras, apesar de terem idades e experiências diferentes.
A norte-americana Colvin, de cerca de 50 anos, era uma premiada e respeitada correspondente do jornal britânico Sunday Times, para o qual trabalhava há duas décadas.
Na véspera de sua morte, ela havia sido entrevistada pela BBC, em Homs e disse ter visto cenas "repugnantes", como a de um bebê morto por estilhaços de bombas.
Colvin já havia reportado de zonas de conflito como Kosovo, Serra Leoa, Chechênia e diversos países árabes. Foi ferida em uma emboscada enquanto cobria os combates no Sri Lanka, em 2001, e perdeu a visão do olho direito.
"Fui estúpida (em continuar a cobrir guerras após a emboscada)?", escreveu ela no Sunday Times após o ataque. "Eu me sentiria estúpida se fosse reportar sobre a festa a que fui na noite passada."Ochlik (em foto de 2005) havia sido premiado por foto tirada durante a guerra na Líbia
Em 2010, em uma homenagem a jornalistas mortos em combate, ela havia defendido que os repórteres continuassem seu trabalho em zonas de guerra, apesar dos perigos.
"Nossa missão é reportar os horrores da guerra com precisão e sem preconceitos", afirmou na ocasião, com uma ressalva: "Sempre temos que nos perguntar se o nível de risco compensa a reportagem".
Homs vive intensos bombardeios atribuídos às forças do governo de Bashar al-Assad
Testemunhas dizem que, ao tentar escapar do local, diversas pessoas foram alvejadas por disparos de foguetes. Ao menos três outros correspondentes internacionais teriam sido feridos.
Jornalistas banidos
A maioria dos jornalistas ocidentais está proibida de reportar na Síria desde o início da revolta contra o governo de Assad, há um ano. Mas muitos têm arriscado e entrado escondidos no país, com a ajuda de ativistas locais, para chegar perto dos confrontos.
No mês passado, outro jornalista francês, Gilles Jacquier, foi morto em Homs. Na últimas semanas, os enfrentamentos e bombardeios contínuos na cidade resultaram em centenas de mortes civis.
A Cruz Vermelha pediu que o governo e os rebeldes acordem um cessar-fogo diário, para permitir que suprimentos médicos cheguem aos mais necessitados e que os civis consigam escapar. Mas não há nenhum indicativo de acordo.
Dois jornalistas ocidentais foram mortos na quarta-feira na cidade síria de Homs, atingidos por bombas que caíram num edifício da cidade, segundo relatos de opositores sírios e do governo francês.
Homs é o principal bastião de oposição ao governo sírio e um dos principais focos de confrontos entre as forças pró e contra o governo do presidente Bashar al-Assad; a cidade está há semanas sob bombardeio.
Ambos os jornalistas - Marie Colvin e Remi Ochlik - eram veteranos de coberturas de guerras, apesar de terem idades e experiências diferentes.
A norte-americana Colvin, de cerca de 50 anos, era uma premiada e respeitada correspondente do jornal britânico Sunday Times, para o qual trabalhava há duas décadas.
Na véspera de sua morte, ela havia sido entrevistada pela BBC em Homs e dissera ter visto cenas "repugnantes", como a de um bebê morto por estilhaços de bombas.
Colvin já havia reportado de zonas de conflito como Kosovo, Serra Leoa, Chechênia e diversos países árabes. Foi ferida em uma emboscada enquanto cobria os combates no Sri Lanka, em 2001, e perdeu a visão do olho direito.
"Fui estúpida (em continuar a cobrir guerras após a emboscada)?", escreveu ela no Sunday Times após o ataque. "Eu me sentiria estúpida se fosse reportar sobre a festa a que fui à noite passada."
Ochlik (em foto de 2005) havia sido premiado por foto tirada durante a guerra na Líbia
Em 2010, em uma homenagem a jornalistas mortos em combate, ela havia defendido que os repórteres continuassem seu trabalho em zonas de guerra, apesar dos perigos.
"Nossa missão é reportar os horrores da guerra com precisão e sem preconceitos", afirmou na ocasião, com uma ressalva: "Sempre temos que nos perguntar se o nível de risco compensa a reportagem".
Prêmio na Líbia
O fotógrafo francês Remi Ochlik nasceu em 1983 em Lorraine. Começou sua carreira em 2004, cobrindo conflitos no Haiti. No ano seguinte, fundou uma agência fotográfica, a IP3 Press, em Paris.
Ochlik cobriu a guerra na República Democrática do Congo, em 2008, e regressou ao Haiti em 2010, para fotografar as eleições presidenciais e a epidemia de cólera.
No ano passado, cobriu a Primavera Árabe na Tunísia e no Egito e a guerra civil na Líbia. Foi premiado em 2012 no World Press Photo, justamente por uma imagem de um combatente rebelde líbio.
O chanceler britânico, William Hague, disse em comunicado nesta quarta-feira que a morte dos jornalistas "é um terrível lembrete do sofrimento do povo sírio - muitos deles estão morrendo diariamente".
"Marie e Remi morreram trazendo a nós a verdade sobre o que está acontecendo em Homs. Governos de todo o mundo têm a responsabilidade de agir (em resposta a) essas verdades e de redobrar nossos esforços para impedir a desprezível campanha de terror de Assad na Síria", declarou.
Ochlik e Colvin estavam, segundo relatos, abrigados em um centro de imprensa improvisado dentro de um edifício em Homs. O local foi atingido por um explosivo na manhã desta quarta, que resultou em dezenas de mortos.
Homs vive intensos bombardeios atribuídos às forças do governo de Bashar al-Assad.Testemunhas dizem que, ao tentar escapar do local, diversas pessoas foram alvejadas por disparos de foguetes. Ao menos três outros correspondentes internacionais teriam sido feridos.BBC DO BRASIL

******************************
POLÍTICA NACIONAL
Visualizar

GRAÇA FOSTER TOMA POSSE NA PETROBRAS  E DIZ 

QUE VAI REFORÇAR A GESTÃO, COM PRAZO E 

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO

A nova presidente da Petrobras, Graça Foster, disse na segunda-feira, ao tomar posse na Presidência da Estatal que o maior "foco" da sua administração será reforçar gestão, com prazo, metas e avaliação de desempenho.

"O meu perfil é de gestão, é de execução", disse em sua primeira entrevista no cargo.De acordo com Graça Foster, a área de exploração e produção de óleo terá total prioridade.

Foster disse ainda que muitas empresas estão interessados nos ativos da Petrobras colocados à venda. Ela citou como exemplo a venda de uma fatia da Gás Brasiliana à Cemig. "Todas s empresas estão interessadas em se associar à Petrobras." Graça Fo´ster, a intenção é vender participações entre 30% e 40% em cada um dos ativos.

Graça Foster defendeu ainda a política da companhia de manter campos maduros de óleo e gás e afirmou que a política de conteúdo local é feita por muitos países e não se trata de uma questão ideológica.

Ao contrário das especulações antes da sua posse, a nova presidente da Petrobras disse que não é de mudar muito sua equipe e ainda não pensou em nomes para substituir o atual gerente do pré-sal, José Formigli, que vai assumir a gerência de Exploração e Produção na terça-feira no lugar do geólogo Guilherme Estrella.

"Não sou muito de sair mudando pessoas não, ainda vou sentar com o Formigli e o Santoro [José Alcides Santoro, novo diretor de Gás e Energia] para conversar sobre isso", disse.

Durante sua primeira entrevista coletiva, Graça disse ainda que a política de ajuste de preços de derivados será mantida, assim como a política de conteúdo nacional, dois fatores apontados pelo mercado como obstáculos para o crescimento da estatal.
"Política de conteúdo nacional não é discurso nacionalista, é discurso técnico e tem que ser cumprido por todas as empresas, não só a Petrobras", afirmou.

“Afirmando que dará continuidade à política da Petrobras, Graça, no entanto, se mostrou um pouco mais afinada com o planalto em relação à entrada da venezuelana PDVSA no capital da refinaria que está sendo construída pela Petrobras em Pernambuco.”

Ao contrário do presidente anterior, José Sergio Gabrielli, que afirmava ser o prazo para a entrada na parceria o dia 31 de janeiro, Graça foi mais flexível. "Nós estamos fazendo a refinaria e a PDVSA disse que está tendo dificuldades para resolver alguns porblemas. Quando a PDVSA resolver as dificuldades dela a gente vai conversar", afirmou.

GRAÇA Foster afirmou ainda que irá dar especial atenção a área de exploração e produção da petroleira. Os motivos são dois: primeiro porque a exploração de petróleo e a produção de combustíveis são a atividade-fim da empresa, e qualquer diferença no cumprimento de metas tem impacto significativo nos resultados da companhia; segundo, porque é a área mais complicada do ponto de vista operacional, onde a companhia tem de lidar com uma intrincada cadeia de fornecedores de máquinas, equipamentos e serviços.

A executiva afirmou que outras áreas, como a de Gás e Energia, de onde ela é egressa, e a de Abastecimento e Refino, são menos difíceis de se entender. "Mais da metade do investimento total da companhia vem da exploração e produção. Quando não atingimos uma meta, por exemplo, a diferença no resultado é relevante. Estarei próxima desta área, sim, por questões de meta de produção também", afirmou.

Durante discurso de posse, Graça Foster disse estar preparada para o desafio e garantiu que sua gestão é de continuidade. Ela destacou que irá trabalhar para cumprir as metas e prazos e dedicará atenção especial à exploração do pré-sal, à ampliação do parque de refino, à construção de plantas de fertilizantes e ao aumento da participação da empresa no setor de etanol.

"É o maior desafio que já tive em minha vida. Devo esse momento a vocês", disse dirigindo-se aos técnicos e diretores da companhia.
Ela foi às lágrimas ao agradecer à presidente Dilma Rousseff e lhe garantiu total lealdade. Agradeceu em seguida ao presidente Lula, à Deus, a seus filhos e a sua mãe, dona Terezinha. "É emocionada que agradeço a confiança em mim.

**************
Politica Nacional 

Politica Nacional















DILMA É CONTRA A 

ANISTIA PARA PMS

QUE COMETERAM

CRIMES NA  BAHIA

A presidente Dilma Rousseff  afirmou na quinta-feira, (9), que é contra a anistia de policiais militares que praticaram crimes durante a greve na Bahia. E tudo se baseia, nada mais,  nada  menos, nas declarações feitas pelo ex-policial  Marco Prisco combinando por telefone, atos de vandalismo para serem  postos em pratica na greve da Bahia, com outro  grevista. A conversa gravada com autorização da Justiça foi ao ar no Jornal  Nacional.

E repercutiu como uma bomba  a matéria divulgada na noite de quarta-feira(8), pelo "Jornal Nacional": o áudio  atribuído ao líder da greve da PM baiana, o ex-policial Marco Prisco, combinava ato de vandalismo com outro grevista. O interlocutor de Prisco diz que vai "queimar viatura" em rodovia. O líder responde: "Fecha a BR". Prisco afirmou que a conversa é uma montagem e que o objetivo era "lotar" a estrada com manifestantes.

A presidente argumentou que reivindicações devem ser consideradas legítimas, "mas há formas de reivindicar". "Nós não consideramos que seja correto instaurar o pânico, instaurar o medo, criar situações que não são aquelas compatíveis com a democracia", afirmou. A presidente disse ter ficado "estarrecida" com o diálogo.

"Por reivindicação eu não acho que as pessoas têm que ser presas, nem de ser condenadas. Agora, por  atos  ilícitos, por crimes contra o patrimônio, crimes contra as pessoas e crimes contra a ordem pública não podem ser anistiados", afirmou Dilma hoje durante visita a obras da Transnordestina no Estado de Pernambuco.

"Se você anistiar [todos os casos], vira um país sem regra", completou.

"Não concordo em alguns casos, de maneira alguma, com processo de anistia que parece sancionar qualquer ferimento da legalidade. Não concordo, não vou concordar", disse a presidente. "Vai chegar um momento que vão anistiar antes do processo grevista começar."

A deputada estadual Janira Rocha (PSOL-RJ) --a mulher que conversava com o cabo Benevenuto Daciolo em gravação divulgada ontem-- afirmou que pretendia garantir a anistia dos líderes grevistas na Bahia.
No diálogo divulgado, ela afirma estar "errado fechar a negociação [na Bahia] agora antes da greve do Rio".

Segundo Rocha disse à Folha, ela diz que uma greve no Rio mudaria a "correlação de forças" e obrigaria os governos a anistiarem os militares que iniciaram a paralisação.

"Disse a ele que, se o objetivo é garantir os dirigentes, o que está certo, não é a melhor coisa negociar nesse momento. A correlação de força não está favorável. Se houver greve no Rio e em outros Estados, a correlação de forças muda e fica mais fácil garantir a liberdade dos dirigentes", disse ela, na manhã desta quinta.

O cabo foi preso administrativamente na noite de ontem assim que desembarcou no Rio de Janeiro, vindo da Bahia, pela Corregedoria do Corpo de Bombeiros, acusado de incitar o movimento.

Após a prisão, o cabo Daciolo foi foi transferido para o presídio de Bangu 1, na zona oeste do Rio. De acordo com os bombeiros, a medida foi tomada para evitar uma possível invasão do Quartel General da corporação, para onde o cabo havia incialmente sido levado.


OPINIÃO DO EDITOR


A greve dos PMs baianos implodiu?

E assim a greve baiana implodiu. O prédio da Assembleia foi desocupado pelos PMs , seus líderes presos e outros ainda são cassados. Já não ouvimos estórias iguais ao longo dos anos, por décadas sem fim?
E vendo de longe centenas de soldados sitiando a Bahia, para garantir seu Carnaval famoso, lembramo-nos de dias obscuros e dor e temor.

Os  políticos, na sanha do poder, parecem ser todos iguais  e por cima têm memória curta.  Esquecem o poder do dialogo, tão afamado no estado de direito, e preferem usar a força, nem que para isso tenham que sacrificar bodes expiatórios.

Quem te viu e quem te vê PT. O silencio não seria uma melhor resposta, que o cômodo lugar em cima do muro, a pretexto de defender a legalidade? Não se trata de subverter a lei  e a ordem. Nem de defender criminosos ou atos terroristas, como fazem os maquiavelistas, que afirmam que os "meios justificam os fins" e i vice e versa" . Sem a Lei, a Ordem, as instituições fracassariam e o mau reinaria sem fim. 

Trata-se de ser coerente e de pelo menos, - se o estado que vivemos é democrático, - não abusar da força e deixar centenas de familias desamparadas, a mercê dos próprios destinos? Pagar salários humilhantes aos que defendem a sociedade com a própria vida? Até quando os políticos vão agir assim  ? 
                                                                                                                                          (O Editor)

***********************
JM POLÍTICA INTERNACIONAL

 OBAMA MANDA BLOQUEAR ATIVOS DO IRÃ NOS ESTADOS UNIDOS, INCLUINDO OS DO BANCO CENTRAL PERSA.
O presidente americano, Barack Obama, assinou segunda-feira,(6), novas sanções contra o Irã, pressionado a abandonar seu programa nuclear pelos EUA e europeus. Entre as medidas está o bloqueio de todos os ativos iranianos nos Estados Unidos, incluindo os do banco central persa.

a Casa Branca, a decisão se baseia no fato de que a autoridade monetária do Irã e outros bancos do país realizam práticas enganosas para esconder certas transações financeiras.

O decreto atinge principalmente o setor financeiro iraniano, incluindo o banco central e "toda instituição financeira" no país, e promove a entrada em vigor de sanções já previstas na lei de financiamento do Pentágono que Obama havia promulgado em 31 de dezembro.

"Determino que as sanções adicionais são necessárias, particularmente à luz das práticas enganosas do Banco Central do Irã e de outros bancos iranianos para ocultar transações de partes sancionadas; das deficiências no combate do governo iraniano à lavagem de dinheiro e os pontos fracos em sua implementação; e do risco contínuo e inaceitável representado para o sistema financeiro internacional pelas atividades do Irã", disse em carta ao Congresso.

Barack Obama apresentou carta ao Congresso com desvios das instituições iranianas

A ordem executiva, descrita como mais um esforço dos EUA para isolar o Irã, impede que ativos considerados de controle dos EUA --incluindo sucursais estrangeiras de bancos americanos de serem transferidos, pagos, exportados ou retirados.

As novas sanções se somam a outras adotadas nos últimos meses pelo governo de Obama e de algumas nações aliadas suas para tentar deter o programa nuclear iraniano, que certas nações ocidentais consideram ter fins militares.

nações ocidentais passaram a acusar o Irã de tentar desenvolver armas nucleares, depois de a AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica) divulgar um relatório em novembro de 2011 sobre as atividades do programa persa.

Teerã se defende, dizendo que o relatório era baseado em informações falsas de órgãos de inteligência ocidentais e que o programa é inteiramente pacífico. Segundo o Irã, os resultados serão usados na produção de energia e tratamentos médicos.

O último relatório da AIEA fez com que Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e outros países da UE (União Europeia) aumentassem as sanções econômicas contra o Irã. O Irã vem respondendo às punições com ameaças à navegação internacional que assustaram o mercado de petróleo.


**********************
JM POLÍTICA INTERNACIONAL

VETO DA CHINA E RÚSSIA NA ONU
DÃO A SÍRIA DIREITO DE MATAR.

O Conselho Nacional Sírio (CNS), que reúne as principais tendências da oposição, afirmou neste domingo que o veto de Rússia e China a uma resolução na ONU que condenava a repressão na Síria dá ao regime de Bashar al-Assad uma "autorização para matar com impunidade".

"O CNS condena energicamente o veto imposto por Moscou e Pequim ao projeto de resolução do Conselho de Segurança da ONU e considera esta decisão irresponsável como uma autorização ao regime sírio para matar com impunidade", afirma um comunicado.

A oposição síria denunciou que durante a madrugada de sexta-feira para sábado, bombardeios do regime de Assad mataram mais de 230 civis na cidade de Homs, centro do país, em um verdadeiro massacre.

Além disso, no sábado a violência deixou 48 mortos na Síria, incluindo 24 civis e 18 soldados do Exército oficial, anunciou o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH), organização com sede na Grã-Bretanha.

A organização informou que seis desertores também morreram nos confrontos. O OSDH destacou ainda que nove militares faleceram neste domingo em confrontos com desertores no noroeste do país.

Rússia afirmou neste domingo que os países ocidentais são responsáveis pelo fracasso da votação da resolução.

"Em Moscou lamentamos que os autores do projeto de resolução sobre a Síria não tenham desejado fazer os esforços adicionais necessários para alcançar um consenso", declarou o vice-ministro russo das Relações Exteriores, Guennadi Gatilov.

Mas a reação da comunidade internacional foi dura. Treze dos 15 países do Conselho votaram a favor do projeto proposto pelos países árabes e europeus, que apoiam um plano da Liga Árabe para assegurar uma transição para a democracia na Síria e que denuncia as "contínuas violações" dos direitos humanos cometidas pelo regime de Assad.

O ministro das Relações Exteriores britânico, William Hague, acusou a Rússia e a China de terem "abandonado" o povo sírio e encorajar a brutal repressão do regime de Assad e o embaixador francês na ONU, Gérard Araud falou em um "dia triste para o Conselho, para os sírios e para os amigos da democracia".

No domingo,(5) o primeiro-ministro tunisiano, Hamadi Jebali, defendeu que todos os países expulsem os embaixadores da Síria como medida de protesto pela violenta repressão do regime de Bashar al-Assad.

Na Austrália, a embaixada da Síria foi atacada e saqueada parcialmente por manifestantes, informou a polícia de Canberra.No sábado, as embaixadas sírias em Atenas, Berlim, Cairo, Kuwait e Londres também foram atacadas, após as informações do massacre de 230 pessoas em Homs



******************************************
JM POLÍTICA INTERNACIONAL
CUBA NEGA PELA 19ª VEZ PERMISSÃO DE VIAGEM A
BLOGUEIRA YOANI SÁNCHEZ

O governo cubano negou, pela 19ª vez, a permissão de viagem à blogueira Yoani Sánchez, crítica do regime comunista da ilha, afirmou a cubana em sua conta do Twitter.

"Não há surpresas. Voltaram a me negar a permissão de saída. É a ocasião de número 19 em que me violam o direito de entrar e sair do meu país", disse Yoani na rede de microblogs na tarde desta sexta-feira.

Yoani Sánchez, que teve pedido de saída negado pelo regime cubano; blogueira teve visto de entrada aprovado pelo Brasil
A blogueira opositora cobrou respeito à Declaração Universal dos Direitos Humanos e postou ainda uma fotografia da negativa recebida do governo cubano.

Ainda na semana passada, ao comentar a visita da presidente Dilma Rousseff a Cuba, o líder do governo na Câmara, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), afirmou que ninguém pode obrigar Dilma a visitar grupos políticos dissidentes.

Ainda na opinião de Vaccarezza, o fato de o Brasil "conceder visto para todos que pedem tem que ser festejado". A afirmação foi feita em referência ao fato de o país ter dado visto à blogueira cubana.

Sánchez, crítica do regime dos Castro, recebeu na semana passada da embaixada brasileira em Havana o visto de turista para visitar o Brasil para participar do lançamento de um documentário, no dia 10.

O petista também disse apoiar a declaração de Dilma de que

"Faz parte da tradição diplomática do Brasil não interferir em questões internas de outros países", afirmou Vaccarezza.

O líder do governo falou ainda sobre a oposição brasileira que critica a presidente por sua proximidade com Cuba. "Devemos separar política de politicagem. Devemos pensar no país e não querer tirar casquinha de discussão sem procedência", disse.

Ele disse que a relação com partidos da base aliada, como PMDB e PP, não preocupa. Segundo ele, a relação entre as legendas é melhor do que em outros momentos desse governo.

O PMDB trocou farpas recentemente com o governo por causa de cargos na esfera federal. Já o PP tem sua permanência no Ministério das Cidades questionada com a provável saída do titular Mário Negromonte.
**************************

CIÊNCIA E SAÚDE
Cientistas americanos registram em vídeo de 3 D, o que se passa na
mente da mulher durante o orgasmo
Em se tratando de pesquisa séria essa vai mexer muito com as mulheres:  cientistas americanos fizeram um vídeo em 3D mostrando o que acontece no cérebro de uma mulher durante o orgasmo. A animação, feita com imagens de ressonância magnética de uma voluntária , que se masturbou em laboratório, mostra a atividade cerebral crescente em 80 regiões distintas, até culminar no clímax sexual.

O vídeo foi apresentado em conferência da Society for Neuroscience, em Washington, Estados Unidos, e divulgado pelo site The Visual MD. A notícia foi publicada na edição on-line da revista americana "Time".
Segundo Barry Komisaruk, psicólogo da Universidade Rutgers, Nova Jersey, e um dos coordenadores do estudo, o mapeamento do orgasmo pode ajudar mulheres que não conseguem chegar lá. Além disso, revela mecanismos de prazer que futuramente podem ajudar em pesquisas sobre depressão ou dependência química.

O vídeo usa uma escala de cores quentes que começa no vermelho escuro, muda para laranja e amarelo e termina no branco, quando o nível de atividade cerebral é mais alto.
No início da estimulação sexual, são "ligadas" áreas sensoriais que mapeiam os órgãos genitais. Aumenta a atividade de regiões envolvidas no processamento de emoções, como a ínsula, o cingulado anterior e a amígdala.

Em seguida, o hipocampo, que processa memórias, é acionado. De acordo com os pesquisadores, isso pode estar relacionado com a lembrança de fantasias sexuais ou com a gravação da experiência.

A estimulação atinge, então, o córtex pré-frontal, envolvido no planejamento e no pensamento abstrato. São ativados locais relacionados com o movimento corporal e a tensão muscular típica do orgasmo.

Em seguida, o hipotálamo libera oxitocina, o "hormônio do amor", importante para a criação de vínculos emocionais. No auge, há uma grande atividade do núcleo acumbente (chamado de "centro do prazer"), que termina com a liberação de dopamina, neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar. Só então a atividade cerebral diminui.

Não é a primeira vez que o orgasmo feminino intriga cientistas. Algumas pesquisas, inclusive, já questionaram sua existência e elaboraram várias teorias sobre o assunto.Uma das teses mais aceitas diz que o orgasmo feminino existe só porque o masculino precisa existir. O prazer sentido pela mulher seria um subproduto da evolução --elas sentem prazer pelo mesmo motivo que eles têm mamilos.

Há outras hipóteses, como a de que a sensação de prazer serviria de incentivo para a mulher repetir o sexo. Ou, então, que a contração do útero ajuda os espermatozoides a chegarem até o óvulo. VEJA o vídeo editado pelo Youtube;(Fonte : Folha)

********************************


BRASIL TERÁ UM FORTE ALIADO CONTRA A DENGUE
EM 2012: UM BIOINCETICIDA CRIADO PELA FIOCRUZ

O Brasil terá em 2012 um importante aliado para combater a dengue. Um bioinseticida desenvolvido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e fabricado por uma indústria farmacêutica promete ser divisor de águas na luta contra o Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença.


O bioinseticida é resultado de quase dez anos de pesquisas coordenadas pela cientista Elizabeth Sanches, que trabalha na Farmanguinhos, unidade da Fiocruz responsável pela produção de medicamentos. Criado a partir doBacillus thuringiensis e do Bacillus sphaericus, ele será produzido na forma de comprimidos, para dissolução em caixas d'água, ou em apresentações maiores, para utilização em açudes e reservatórios.


“No caso da dengue domiciliar, é recomendável a utilização do comprimido hidrossolúvel. O produto tem duas ações concomitantes: paralisa os músculos da boca e do intestino da larva e causa infecção generalizada nela”, explicou Elizabeth, engenheira bioquímica e bióloga.


A pesquisadora garantiu que o bioinseticida não apresenta qualquer risco para o meio ambiente. “Nós fizemos todos os testes referentes a impacto ambiental e toxicologia da formulação em animais de sangue quente, inclusive. Temos a segurança dos produtos que desenvolvemos, justamente por serem aplicados em ambientes domiciliares.


A Farmanguinhos concluiu o treinamento dos funcionários da empresa BR3, vencedora da licitação e que poderá iniciar a produção dentro de alguns meses, segundo Elizabeth. “A empresa acabou de ser treinada e está bem adiantada na implantação do projeto. Eu penso que no meio do ano que vem nós já tenhamos produtos dessa parceria tecnológica”.


Além do produto contra a dengue, a Farmanguinhos licenciou mais dois bioinseticidas: contra a malária e contra a elefantíase. A pesquisadora disse que produtos com ações semelhantes já são utilizados em outros países, como a China, mas não podem ser simplesmente importados para aplicação no Brasil: “O produto tem que ser desenvolvido com especificidade para o local de aplicação. Justamente para podermos ajustar a formulação para aquele ambiente”.

*******************************______
CIÊNCIA E TECNOLOGIA
CIENTISTAS BRASILEIROS VÃO A ANTÁRTIDA INSTALAR
MÓDULO DE PESQUISA
Os cientistas brasileiros instalarão o primeiro módulo de pesquisas do País no interior da Antártida. A equioe partiu no começo da madrugada de domingo, (11), para o continente antartico. Os pesquisadores saíram de Porto Alegre , com uma escala prevista para Punta Arenas, no Chile, antes de chegar ao destino final no dia 16 de dezembro, onde permanecerão até 25 de janeiro de 2012.

O coordenador da expedição, professor Jefferson Cardia Simões, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), disse que o grupo se reuniu na última sexta para fazer as provas de roupas polares e receber o kit de sobrevivência. A Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), representada pelo professor Heitor Evangelista, está encarregada da coordenação do módulo.

A instalação do Criosfera I na Antártida marca um momento importante na ciência brasileira, pois será a primeira estação nacional no interior do continente gelado. Ela ficará a 2,5 mil km ao sul da Estação Comandante Ferraz, uma distância maior que a existente entre as cidades do Rio de Janeiro e de Belém do Pará (2.450 km). A posição geográfica do módulo no meio do manto de gelo antártico é de aproximadamente 670 km do Polo Sul geográfico.

Serão dois acampamentos na Antártida: um grupo de trabalho fica no acampamento base, na Geleira Union, e outro segue para o local de instalação do módulo. Na Antártida, a comunicação será feita por telefones via satélite.

O grupo é interdisciplinar e conta com 17 pesquisadores, dos quais apenas dois não são brasileiros. Do total, quatro cientistas são da UFRGS e integram a equipe do Centro Polar e Climático da universidade. As outras instituições nacionais que participam da expedição são UERJ, Universidade Federal de Viçosa (UFV), Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Universidade Federal Fluminense (UFF), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e Observatório Nacional (ON).


*******************************

SAÚDE
GOVERNO QUER INTERNAÇÃO FORÇADA DE USUÁRIOS DE
DROGAS COM RISCO DE VIDA

O ministro da saúde Alexandre Padilha, defendeu na quarta-feira (7) ,a internação involuntária de usuários de drogas, prevista no conjunto de ações para o enfrentamento ao crack que o governo lançou ontem e é considerada pelo Ministério da Saúde um mecanismo fundamental em situações onde há risco de vida.

Para que seja possível ter acesso aos usuários de droga, por meio de uma busca ativa, Alexandre Padilha disse que, os consultórios na rua previstos no conjunto de ações serão formados por equipes multissetoriais e serão responsáveis pela avaliação da necessidade de internação de cada usuário atendido.

-São eles ,os profissionais de saúde, que têm capacidade de avaliar individualmente essas pessoas, oferecer o projeto de tratamento e colocá-las em unidades adequadas para abrigo e acolhimento. Essas regras valem para adultos e crianças”, disse. “Precisamos ter tipos de atendimento diferentes para casos diferentes”, concluiu.

]A previsão do governo é que 308 consultórios na rua sejam entregues até 2014. Padilha lembrou que o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) já prevê a ferramenta de internação involuntária – ou seja, mesmo quando o paciente não concorda – quando a medida é adotada para a proteção à vida.


**********

SAÚDE


CUBA PATENTIA VACINA CONTRA 

CÂNCER DE PULMÃO, DIZ JORNAL

As autoridades sanitárias de Cuba registraram no Peru uma vacina terapêutica contra o câncer de pulmão que foi aplicada com resultados favoráveis em cerca de 2.000 pacientes. A notícia foi divulgada nesta terça-feira pelo jornal estatal "Granma", do Partido Comunista.

A vacina CimaVax-EGF oferece a possibilidade de converter o câncer avançado em uma enfermidade crônica controlável, afirma o jornal. Ela começou a ser comercializada na ilha no início deste ano, depois de ser experimentada em mais de mil pacientes sem provocar efeitos adversos severos.

"A Cima Vax-EFG está registrada em Cuba e no Peru, e tem direito de patente em quase todo o mundo", disse Gisela González, chefe da equipe de desenvolvimento da vacina, citada pelo "Granma".

Segundo a imprensa cubana, o processo de registro estaria em andamento em outros países da América Latina.
González ressaltou que os ensaios clínicos com a Cima Vax-EGF foram iniciados em 1995 e têm "demonstrado segurança e resposta imune" em pacientes em estados avançados da doença.

O câncer é uma das principais causas de morte em Cuba. Em 2010, foram registrados mais de 22 mil mortes por tumores oncogênicos --entre eles, quase 12 mil mulheres, segundo as cifras oficiais.

A vacina contra o câncer de pulmão é aplicada em pacientes que receberam tratamentos de radioterapia ou quimioterapias para controlar o crescimento do tumor sem toxicidade associada, explicou a especialista, segundo o diário.

A indústria biotecnológica cubana representa uma importante injeção de divisas para a frágil economia doméstica, com a comercialização de 38 medicamentos em cerca de 40 países.

Segundo números recentes, a biotecnologia gera entradas anuais que superam os 300 milhões de dólares.
As autoridades cubanas estão impulsionando a cooperação tecnológica, por exemplo, com a China, seu segundo parceiro comerciais.

No fim de novembro, Havana e Pequim firmaram vários acordos para o desenvolvimento de vacinas, fomentando a investigação bilateral para o quinquênio 2012-2016.

O anunciou que se trabalha nos ensaios clínicos para uma vacina contra o câncer de próstata. Cuba fabricou um medicamento contra o câncer de colo de útero e um recombinante para problemas cardiovasculares.


*******************

CIÊNCIA E TECNOLOGIA

CEARÁ, VENCE CINCO DOS DOZE  PRÊMIOS FINEP DE INOVAÇÃO DA REGIÃO NORDESTE  DE 2011.

 O  estado do Ceará venceu cinco dos 12 prêmios  FINEP de Inovação 2011 da Região Nordeste. Os prêmios foram entregues em cerimônia no município de Campina Grande-PB, na Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEP), no último dia 30.

 Esta edição teve sete categorias, divididas em disputas regionais e nacional. Na categoria "Pequena Empresa" a BioClone Produção de Mudas (CE)  tirou o primeiro lugar a Fujitec (CE) o segundo. A Impacto Protensão (CE) levou o primeiro lugar na categoria "Média Empresa", e a categoria "Instituição Científica e Tecnológica" teve como terceira colocada a Rede de Núcleos de Inovação Tecnológica do Ceará (Redenit-CE), coordenada pela Universidade Estadual do Ceará.

Na categoria "Inventor Inovador" concorreram apenas candidatos com patente depositada no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) e efetiva comercialização de suas criações nos últimos três anos. O primeiro lugar foi para Joaquim Antonio Caracas Nogueira, representante do Ceará. O engenheiro criou o “Sistema de Construção de Lajes Pré-Moldadas com a Utilização de Caixas Removíveis e Auto Sustentáveis em Vigotas”.

O prêmio teve ainda a categoria regional "Tecnologia Social". Na disputa nacional estão as categorias "Grande Empresa" e "Prêmio INOVAR", voltada para a área de capital de risco com regulamento e calendário próprios. Os primeiros colocados regionais em cada categoria concorrem agora à etapa Nacional, com premiação no dia 15/12, em Brasília, com a presença da presidenta Dilma Rousseff.

“O destaque do Ceará se deve muito ao investimento feito pelo Governo do Estado à inovação, através da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior”, comenta o secretário da Secitece, René Barreira.

A Secretaria também tem realizado cursos em parceria com o INPI - instituição que desde 2005 possui acordo de cooperação técnica com a Secitece. Os temas abordados vão de encontro ao programa para disseminação da cultura do uso do Sistema de Propriedade Intelectual no Estado.

“A própria Redenit-CE, vencedora do Prêmio FINEP e beneficiada pelas ações da Secitece, também tem contribuído para este ambiente de Inovação do Ceará”, frisa o coordenador de Ciência e Tecnologia da Secitece, Francisco Carvalho. A Rede tem identificado e gerado estratégias para que a grande quantidade de pesquisas desenvolvidas pelas ICTs transforme-se em inovação e negócios, contribuindo para o desenvolvimento, a proteção e a transferência da inovação tecnológica ao mercado.

Em 2011, O Prêmio FINEP de Inovação teve 353 inscrições em todo o território nacional, sendo 47 na região Nordeste. Os vencedores regionais receberão recursos não reembolsáveis, que variam de R$ 120 mil a R$ 2 milhões, dependendo da categoria premiada, totalizando R$ 17 milhões. A verba é para ser usada no desenvolvimento de projetos nas áreas de ciência, tecnologia e inovação.

Conheça mais sobre os vencedores do Nordeste e em especial do Ceará:

Pequena Empresa

1º lugar: BioClone Produção de Mudas (CE) 

A BioClone fornece  ao produtor rural mudas de alto padrão de qualidade, com preços competitivos, com a utilização de métodos inovadores na área da Biotecnologia Vegetal, produzindo mudas em quantidade necessária para atender os projetos agrícolas, com  minimização do tempo e respeito ao meio ambiente. A empresa produz mudas de abacaxizeiro, bananeira, cana-de-açúcar e flores tropicais, nos três estágios de desenvolvimento: raiz nua, pré-aclimatada e aclimatada, com a garantia da Embrapa.


2º lugar: Fujitec (CE) 

A Fujitec é uma empresa de tecnologia voltada para o fornecimento de soluções na área de sistemas de informação. Criada em 1991, iniciou suas operações fornecendo e desenvolvendo soluções inteligentes na área de automação comercial e projetos especiais envolvendo uso de cartões eletrônicos. A empresa é uma das cinco empresas mundiais homologadas para fornecimento de bilhetagem eletrônica na Suíça.


3º lugar: Aeropepe Plásticos de Engenharia (PE) 

A Aeropepe introduziu no Brasil a tecnologia de projeto e fabricação de aeronaves totalmente em materiais compostos. Seu primeiro produto foi a aeronave leve “Flamingo”, que une design leve, velocidade e grande autonomia de voo. Hoje, os “Flamingos” voam em todas as regiões do Brasil e também na Europa.


Média Empresa

1º lugar: Impacto Protensão (CE) 

A Impacto Protensão desenvolve soluções para a construção civil e credenciou-se como a pioneira no Brasil na utilização da cordoalha engraxada – espécie de feixe de cabos metálicos cobertos por material resistente ao atrito, destinados à construção. A Impacto investe de 10% a 20% do seu faturamento em inovação.


2º lugar: JJ Inspeções Técnicas em Equipamentos Industriais (BA) 

A JJ Inspeções Técnicas é especializada em inspeção de equipamentos industriais. O foco da empresa é auxiliar a detecção e eliminação dos riscos que comprometem a segurança e a continuidade operacional de indústrias, reduzindo os custos com perdas e manutenção em equipamentos.


Instituição Científica e Tecnológica

1º lugar: Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (PE)
Criado em 1974, o Centro de Informática (CIn) da UFPE oferece cursos de graduação e de pós-graduação e é um dos centros brasileiros de referência em várias áreas da Computação, como Engenharia de Software, Inteligência Artificial, Linguagens de Programação, Lógica, Redes, Sistemas Distribuídos e Sistemas de Computação, entre outras. Desde os anos 1990, o Centro vem atraindo projetos de instituições pública e privadas de grande porte. Em particular, o CIn mantém estreita parceria com grandes organizações, como o C.E.S.A.R. - Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife -, o Porto Digital  e o Softex Recife, além de estabelecer uma relação estreita, possibilitada através de incentivos da Lei de Informática, com empresas privadas.

2º lugar: SENAI-CIMATEC - Centro Integrado de Manufatura e Tecnologia do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (BA)

O novo vetor de crescimento da matriz industrial baiana, principalmente a indústria de manufatura, levou o SENAI-BA a investir na criação do Centro Integrado de Manufatura e Tecnologia - CIMATEC, voltado à formação de recursos humanos para a indústria, como também à prestação de serviços técnicos e tecnológicos, promovendo a produção, disseminação e adequação de tecnologia na região.

3º lugar: Rede de Núcleos de Inovação Tecnológica do Ceará, coordenada pela Universidade Estadual do Ceará (CE)

A Rede de Núcleos de Inovação Tecnológica do Ceará (Redenit - CE) visa organizar e estimular a parceria entre os Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) das Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs), públicas e privadas, sediados no Ceará.  Seu principal objetivo é identificar e gerar estratégias para que as pesquisas desenvolvidas pelas ICTs se transformem em inovação e negócios, contribuindo para o desenvolvimento e a transferência da inovação tecnológica para o mercado.

Tecnologia Social

1º lugar: Serviço de Assessoria a Organizações Populares Rurais - Quintais produtivos agroecológicos (BA)

Os objetivos da  tecnologia dos quintais produtivos agroecológicos são melhorar a segurança alimentar e nutricional por meio da experimentação de práticas agroecológicas; fortalecer as capacidades e promoção do protagonismo dos agricultores; contribuir para a conservação da biodiversidade local; fortalecer e valorizar o papel da mulher no núcleo familiar e na comunidade; disseminar as experiências para garantir a participação nos espaços de articulação política e conselhos municipais, estaduais e nacional e contribuir na formulação de políticas públicas.

2º lugar: Pangea Centro de Estudos Socioambientais- Rede Catabahia (BA)

A Rede Catabahia é a primeira rede de comercialização de materiais recicláveis organizada por catadores no Brasil, com assessoramento técnico constante. Com sede na Cooperativa de Catadores Agentes Ecológicos de Canabrava (CAEC), em Salvador, a Rede beneficia oito municípios do Estado da Bahia. Além dos importantes impactos ambientais e sociais, com um estímulo da economia de recursos naturais, a Rede afasta os catadores das ruas e lixões e eleva a estabilidade e o faturamento de cerca de 500 catadores e, indiretamente, de aproximadamente 2 mil famílias. Há também uma série de efeitos econômicos gerados pela iniciativa, como capacitação técnica de profissionais do setor e aumento da competitividade no mercado brasileiro de produtos recicláveis.

3º lugar: Centro de Educação Popular e Formação Social (CEPFS) - Adaptação às mudanças climáticas para convivência com a realidade semiárida (PB)

“Adaptação às Mudanças Climáticas para Convivência com o Semiárido” é uma experiência que busca promover o desenvolvimento da agricultura familiar, a partir do encontro de saberes locais para permitir aos agricultores mergulharem na realidade onde estão inseridos e conhecerem os potenciais e limites da região, fornecendo subsídio para criação e inovação de tecnologias sociais que possibilitem condições para melhor adaptar-se à realidade local.

Inventor Inovador

1º lugar: Joaquim Antonio Caracas Nogueira (CE)

O engenheiro Joaquim Caracas criou o “Sistema de Construção de Lajes Pré-Moldadas com a Utilização de Caixas Removíveis e Auto Sustentáveis em Vigotas”, um sistema prático e ágil, que proporciona redução de custos na construção civil, especialmente com a mão de obra e o tempo na construção de lajes pré-moldadas.  Além disso, o manuseio, transporte e armazenamento dos seus componentes são simplificados.Fonte:Assessoria de Comunicação da Secitece
Cynthia Pinheiro Cardoso ( cynthiacardoso85@gmail.com / 85 3101.6466 - 6469)
Twitter: @Secitece


**********************
SAÚDE
os sonhos

CIENTISTAS DA CALIFÓRNIA DESCOBREM QUE O 

SONHO PODE APAGAR MEMÓRIAS NEGATIVAS

Uma pesquisa da Universidade da Califórnia, em Berkeley, (EUA) ,descobriu recentemente os processos químicos cerebrais durante o sonho, que ajudam a “filtrar” as experiências emocionais negativas.

E os pesquisadores que ampliaram com a pesquisa e os trabalhos de Freud, indagam:

-Qual a receita para apagar uma memória dolorosa? O tempo, claro ,incluindo o tempo gasto no sono e nos sonhos. É o que sugere uma pesquisa da Universidade da Califórnia em Berkeley (EUA).

De acordo com os cientistas, os processos químicos cerebrais durante o sonho ajudam a filtrar as experiências emocionais negativas. É na fase de sonhos do sono, conhecido como REM (sigla inglesa para "rapid eye movement", ou movimento rápido do olho), que o cérebro trabalha as experiências emocionais. Essa fase equivale a 20% de uma noite.

O estudo dos EUA contou com 34 jovens saudáveis, divididos em dois grupos. Metade viu 150 imagens "fortes" na parte da manhã e à noite -eles ficaram acordados entre as sessões. A outra metade dormiu uma noite entre as visualizações (veja infográfico acima).

Os pesquisadores observaram que aqueles que dormiram entre as visualizações relataram uma reação emocional melhor às imagens. Além disso, exames de ressonância magnética dos participantes enquanto dormiam mostraram uma redução na atividade da amígdala (região cerebral que processa as emoções) no sono profundo.

SONHO REM

"Esse é o resultado mais interessante do trabalho. Não havia ainda uma relação comprovada entre sono REM e redução da atividade da amígdala", analisa o neurocientista Sidarta Ribeiro, da UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte).

Os resultados sinalizam a importância do sonhar. "O estágio do sonho é uma espécie de terapia durante a noite", explica Matthew Walker, principal autor do estudo que está na "Current Biology".

O trabalho também indica porque as pessoas com estresse pós-traumático, como veteranos de guerra, sofrem com pesadelos.

A "terapia noturna" não funciona direito em pessoas traumatizadas, pois o sono REM costuma ser interrompido recorrentemente.

Ao dormir, a pessoa revive o trauma porque a emoção não foi devidamente arrancada da memória no sono.

Os pesquisadores também registraram a atividade do cérebro dos participantes enquanto eles dormiam, usando eletroencefalograma.

Durante o sono REM, a atividade cerebral diminui. Isso indica que a queda de estresse no cérebro ajuda a processar as reações emocionais às experiências do dia.

"Durante o sono REM há uma diminuição dos níveis de norepinefrina, um neurotransmissor associado ao estresse", explica Walker.

Os pesquisadores da Universidade da Califórnia em Berkeley têm trabalhado há algum tempo ligando o sono ao aprendizado, à memória e à regulação do humor. Mas ainda não há um consenso científico sobre a função do sonho na saúde das pessoas.

Até a publicação de "A Interpretação dos Sonhos", de Sigmund Freud, concluída no final do século 19, os sonhos eram vistos como premonições ou eram relacionados a problemas digestivos.

Freud lançou a ideia de que o sonho tinha uma ligação com o processamento inconsciente das emoções.

"Hoje, fazemos trabalhos que têm a ver diretamente com o que Freud estudou, mas de maneira mais aprofundada", explica Sidarta Ribeiro.


********************
SAÚDE


"A divulgação das estimativas disponibiliza aos gestores de saúde informações fundamentais para o planejamento das políticas públicas”, diz o diretor-geral do Inca, Luiz Antonio Santini
PARA 27 DE NOVEMBRO, DIA NACIONAL DE COMBATE AO CÂNCER, UMA ESTATÍSTICA ALARMANTE: EM 2012 , 520 MIL BRASILEIROS DEVEM CONTRAIR A DOENÇA, SEGUNDO ESTIMATIVA DO INCA.
O Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) estima cerca de 520 mil casos novos da doença, para o ano de 2012,. Sete novas localizações de câncer entraram no ranking dos tumores mais frequentes do país.

As informações fazem parte da publicação Estimativa 2012 – Incidência de Câncer no Brasil, que a Instituição lançou na quinta-feira,(24) para marcar o Dia Nacional de Combate ao Câncer, celebrado no dia 27 de novembro.

As Estimativas valem para o período 2012-2013. Ou seja, o INCA estima que, por ano, no Brasil, 520 mil brasileiros tenham câncer.

As estimativas destacam os tipos mais incidentes nas regiões brasileiras, caso do câncer de pele não melanoma, próstata, mama e pulmão. 

A novidade dessa edição é que foram incluídas sete novas localizações de tumores no estudo: bexiga, ovário, tireoide (nas mulheres), Sistema Nervoso Central, corpo do útero, laringe (nos homens) e linfoma não Hodgkin – os dois últimos muito noticiados recentemente por terem acometido, respectivamente, o ex-presidente Lula, o ator Reynaldo Gianecchini e a presidente Dilma Rousseff.

Os especialistas consideram as Estimativas a principal ferramenta de planejamento e gestão da saúde pública na área oncológica no Brasil. Isso porque fornecem as informações necessárias para a elaboração das políticas públicas de saúde voltadas para o atendimento da população.

"A divulgação das estimativas disponibiliza aos gestores de saúde informações fundamentais para o planejamento das políticas públicas”, diz o diretor-geral do Inca, Luiz Antonio Santini

“A divulgação das estimativas disponibiliza aos gestores de saúde e, especificamente, aos da atenção oncológica, informações fundamentais para o planejamento das políticas públicas de forma regionalizada”, diz o diretor-geral do INCA, Luiz Antonio Santini.

Desconsiderando o câncer de pele não melanoma - tumor com baixa letalidade -; entre o sexo masculino o câncer de próstata permanecerá como o mais comum, seguido pelo de pulmão, cólon e reto, estômago, cavidade oral, laringe e bexiga. Já nas mulheres, a glândula tireoide, de modo inédito, aparece no quinto lugar geral, atrás do câncer de pele não melanoma, mama, colo do útero, cólon e reto. Na seqüência, vêm os tumores de pulmão, estômago e ovário.

“A melhoria na qualidade dos exames de investigação em casos  suspeitos, contribui para a exatidão do diagnóstico do câncer da tireoide.  Isso se reflete no aumento do número de casos desse tipo de tumor.”, diz a responsável pelo serviço de endocrinologia do INCA, Rossana Corbo.

A médica completa dizendo que um resultado de ultrassonografia que indique suspeitas da doença deve ser encaminhado para investigação imediata, por meio do exame de punção aspirativa por agulha e a biópsia.
Ainda que as estatísticas atuais comprovem que os homens adoecem e morrem mais cedo em relação às mulheres, os números estimados de casos novos de câncer são bem semelhantes para ambos os sexos: cerca de 260 mil.

O fato se deve, em parte, pela população feminina, na faixa etária acima do 50 anos (idade de mais risco da doença) ser maior do que a masculina. Hoje, há no Brasil, acima dos 50 anos, 21 milhões de mulheres e 17 milhões de homens. (IBGE - Censos Demográficos - 2010).

“Ações de promoção da saúde, diagnóstico precoce e a ampliação do acesso aos serviços favorecem a longevidade.  Quanto mais velha é uma população, maior as chances de alguns tipos de câncer surgirem”, diz o coordenador de ações estratégicas do INCA, Claudio Noronha.

Entre os homens, o câncer de próstata lidera o ranking dos mais incidentes em todas as regiões do país, sem contar os tumores de pele não melanoma. Os demais tipos se alternam na classificação de acordo com a região.

– Esse tipo de câncer é o mais comum de todas as neoplasias malignas e apresenta um aumento de 2% ao ano na incidência mundial. De acordo com o INCA, cerca de 90% dos casos de câncer de pulmão estão associados ao tabagismo. Isso quer dizer que cerca de 24 mil casos novos poderiam ser evitados, caso as pessoas não fumassem.

É o segundo mais frequente nas regiões Sul (37 casos para cada 100 mil habitantes) e Centro-Oeste (17 casos para cada 100 mil habitantes). Já nas regiões Sudeste (20 casos para cada 100 mil habitantes), Nordeste (8 casos por 100 mil habitantes) e Norte (8 casos por 100 mil habitantes), ocupa a terceira posição.

ÁLCOOL E TABACO

De acordo com a Comissão Nacional para Implementação da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco (Conicq), o Brasil é o segundo produtor mundial de fumo em folha, ficando atrás somente da China. A Região Sul se destaca por concentrar a maior parte da produção de fumo do país.

“O Sul do Brasil concentra a maior parte de produtores de fumo. O fato pode estar diretamente relacionado ao alto consumo de derivados do tabaco, fazendo com que a região sofra com os altos índices de incidência de câncer de pulmão”, diz o pneumologista da Divisão de Controle de Tabagismo do INCA, Ricardo Meirelles.

CÓLON DO RETO

Cólon e reto – Ocupa o segundo lugar na região Sudeste (22 casos por 100 mil habitantes) e a terceira posição nas regiões Sul (18 casos por 100 mil habitantes) e Centro-Oeste (14 casos por 100 mil habitantes). 

Na região Norte (4 casos por 100 mil habitantes), esse tipo de tumor ocupa a quarta posição e, na região Nordeste (5 casos por 100 mil habitantes), fica em quinto lugar.

Para esses tipos de câncer, os fatores de risco estão diretamente ligados ao envelhecimento, histórico da doença em parentes próximos, controle do peso e alimentação inadequada.

“Uma alimentação balanceada, com baixo teor calórico, rica em frutas, fibras e legumes, associada a hábitos saudáveis como a prática de atividade física, por exemplo, pode reduzir 37% desse tipo de tumor”, diz o nutricionista do INCA, Fábio Gomes. O especialista completa dizendo que a ingestão excessiva e prolongada de bebidas alcoólicas também pode ser um fator de risco para esse tipo de câncer.

ESTÔMAGO

Estômago - É o segundo tumor mais frequente nas regiões Norte (11 casos/100 mil hab) e Nordeste (9 casos/100 mil hab). Conforme a publicação, está em quarto lugar nas regiões Sul (16 casos/100 mil hab), Sudeste (15 casos/100 mil hab) e Centro-Oeste (14 casos/100 mil hab mil).

O maior fator de risco para o desenvolvimento do câncer de estômago é a infecção pela bactéria H.pylori. 

Tendo em vista, que é uma das infecções mais comuns no mundo, pode ser responsável por 63% dos casos de câncer gástrico. Outro fator que contribui para o surgimento desse tipo de câncer é uma alimentação pobre em vitamina A e C, ou com alto consumo de alimentos enlatados, defumados, com corantes e conservados em sal.

CAVIDADE ORAL

Cavidade oral – Ocupa o quarto lugar na região Nordeste (6 casos/100 mil hab) e, nas regiões Sudeste (15 casos/100 mil hab) e Centro-Oeste (9 casos/100 mil hab), está na quinta posição, enquanto, nas regiões Sul (12 casos/100 mil hab) e Norte (3 casos/100 mil hab), é o sexto mais frequente.

Os principais fatores de risco para o câncer da cavidade são o fumo, o etilismo e infecções bucais por HPV. Sozinho, o tabagismo é responsável por cerca de 42% dos óbitos por essa neoplasia. Já o alcoolismo intenso é responsável por 16% das mortes causadas por esse tipo de câncer.

“Estudos apontam para uma relação de sinergia entre o tabagismo e o alcoolismo. Juntos os dois atos aumentam em 30 vezes o risco para o desenvolvimento do câncer da cavidade oral”, diz o coordenador da seção de cabeça e pescoço do INCA, Fernando Luiz Dias.

ESÔFAGO

Esôfago – Esse tipo de câncer ocupa o quinto lugar na região Sul (15 casos/100 mil hab). Já nas regiões Sudeste (10 casos/100 mil hab) e  Centro-Oeste (7casos/100 mil hab), ocupa a sexta posição. Nas regiões Nordeste (4 casos/100 mil hab) e Norte (2 casos/100 mil hab), está na sétima e nona posições, respectivamente.

O câncer de esôfago, em termos de incidência, é de três a quatro vezes mais comum nos homens e, por se tratar de um câncer de prognóstico ruim e de alta letalidade, as taxas de mortalidade se aproximam muito de incidência.

Os fatores de risco estão diretamente relacionados à história de caso na família, ingestão em demasia de álcool e por agentes infecciosos, causados por fungos e vírus. No caso da região Sul, especificamente, o consumo da erva-mate é considerado fator de risco para a doença, já que a ingestão é feita em temperaturas elevadas, por conta do clima da região, além de ser um hábito enraizado naquela cultura. FONTE: JORNAL DO BRASIL.

******************************

SAÚDE

POR FALTA DE ONCOLOGISTAS HOSPITAL DO CÂNCER
DEIXA DE ATENDER 450 AO DIA

São  Paulo - O Hospital de Câncer de Barretos, no interior de São Paulo, referência no país e no exterior, está deixando de atender diariamente 300 pessoas. O motivo é falta de mão de obra especializada: a instituição está com um deficit de 38 oncologistas.

O problema  afeta também outra unidade. Na filial do hospital em Jales, também no interior paulista, são 150 atendimentos diários a menos. Hospital de Câncer de Barretos tem um deficit de 38 oncologistas; 10% da capacidade da instituição está ociosa

Maior instituição da área oncológica no país, o Hospital de Câncer atende 3.000 pessoas por dia pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

Segundo o diretor dos hospitais Henrique Prata, o problema se agravou há dois anos. "Tenho espaço para produzir e não tenho profissional para atender a demanda. A situação é gravíssima."

REFORÇO

Para tentar resolver o problema, Prata já foi a Portugal e à Espanha atrás de mão de obra. Segundo ele, por influência da crise europeia, já há médicos desses países interessados em vir para o Brasil. Falta, no entanto, superar barreiras burocráticas.

As duas unidades da instituição --Barretos e Jales-- têm juntas 250 médicos, entre oncologistas, anestesistas e radiologistas, que trabalham em tempo integral para o hospital atender a cerca de 800 novos casos de câncer de pacientes do SUS por ano.

"Para pacientes de câncer, cada minuto conta. É preciso fazer o diagnóstico e o tratamento o mais rápido possível. Por isso, a falta de médicos pode ser muito prejudicial", afirma a coordenadora de apoio a pacientes da Abrale (Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia), Melissa Abreu Pereira.

SOLUÇÃO

Para estimular a formação de médicos, o Ministério da Saúde dará a recém-formados que fizerem residência médica em 16 áreas consideradas prioritárias --entre elas a cancerologia-- a extensão do prazo de carência do Fies.

A questão é, no entanto, mais complexa. O presidente do Simesp (Sindicato dos Médicos do Estado de São Paulo), Cid Carvalhaes, diz que um salário maior é fundamental para a manutenção dos profissionais na área.
De acordo com ele, não faltam médicos qualificados, mas muitos desistem de trabalhar em hospitais por conta da baixa remuneração.

O conselheiro do Cremesp (Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo), Isac Jorge, concorda com Carvalhaes e diz que os médicos têm migrado para especialidades que pagam mais, como a de cirurgia plástica.

Já Prata lembra que a falta de médicos ocorre também porque a formação desses profissionais no país não está acompanhando a demanda crescente.O principal motivo, diz ele, é a interrupção de abertura de novos cursos de medicina.

O próprio Hospital de Câncer de Barretos tem uma estrutura toda montada para receber uma faculdade há dois anos, que ainda não funciona porque aguarda liberação.

"É uma situação muito triste porque eu fico pedindo dinheiro para o povo [empresários e artistas] para construir [unidades no hospital] e agora estou pagando o mico de ter serviço ocioso." Fonte: Folha de São Paulo.

*******************

SAÚDE
DOENTE DE CÂNCER, NO SUS, ESPERA
ATÉ QUATRO MESES PARA  INICIAR TRATAMENTO
 Parece brincadeira, mas é a pura verdade: após receber o diagnóstico da doença, um paciente com câncer espera, em média, quase quatro meses para conseguir uma sessão de radioterapia pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e ainda há centros especializados, como o Hospital do Câncer do Ceará que deixando a prevenção de lado para tratar apenas os que já tem a doença, tal o numero de casos registrados.

No caso de uma cirurgia, o tempo médio de espera cai para três meses e, para quimioterapia, dois meses e meio. Os dados integram uma auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU) com base em dados oficiais da rede pública de atendimento e entrevistas com mais de 200 médicos e associações de apoio aos pacientes.

O parâmetro internacional de excelência, segundo o TCU, prevê o início do tratamento de cãncer em, no máximo, 30 dias após o diagnóstico. No entanto, os auditores detectaram que somente 16% dos pacientes com indicação de radioterapia e 35% de quimioterapia iniciaram o tratamento no prazo. No Reino Unido, por exemplo, 99% dos doentes começam o tratamento em menos de um mês.

Depois de seis meses de trabalho, a equipe identificou um déficit de 135 equipamentos de radioterapia, 44 de cirurgia e 39 de quimioterapia. Em relação à radioterapia, se fossem contabilizados os aparelhos existentes na rede privada, ainda faltariam 57 unidades.

Morador do Distrito Federal, o motorista Raimundo Santos, 63 anos, relata a angústia pela espera por uma sessão de radioterapia na rede pública. Diagnosticado em dezembro do ano passado com câncer de próstata, ele iniciou o tratamento somente seis meses depois. Não conseguiu sequer fazer metade das 30 sessões recomendadas pelo médico, já que foi obrigado a interromper o tratamento porque o aparelho quebrou. “Me sinto uma peça descartável. Não estou bem. Eu preciso de tratamento e ele não vem”, lamentou.

Outro dado do TCU mostra que menos da metade dos pacientes diagnosticados com câncer conseguiram ter acesso ao tratamento pelo SUS em 2010.

As falhas nos serviços, conforme os auditores, estão relacionadas à carência de investimentos, despreparo dos profissionais para operar equipamentos, ausência de mecanismos para acompanhar a qualidade do serviço prestado, demora na inclusão de novos tratamentos e baixos valores pago aos hospitais, o que desestimula a oferta dos serviços.

“Apesar do gasto do governo federal estar crescendo nessa área, identificamos muitas carências para serem sanadas”, disse o secretário de Avaliação de Programas de Governo do TCU, Carlos Alberto Sampaio. “Temos indicadores semelhantes aos do Reino Unido na década de 90. Eles [os britânicos] fizeram planos com metas e, hoje, têm bons indicadores. Se o Brasil seguir a mesma linha, daqui a dez anos vamos ter indicadores comparados aos do Reino Unido”.

O TCU recomenda que o governo federal faça uma revisão do número de pacientes com necessidade de tratamento pelo SUS, crie indicadores de desempenho e capacite profissionais da atenção básica.

Segundo o Ministério da Saúde, os gastos federais com assistência oncológica triplicaram nos últimos 12 anos. Em 2011, a pasta vai fechar com R$ 2,2 bilhões de recursos aplicados na área.

A quantidade de cirurgias oncológicas cresceu 40%, passando de 67 mil (2003) para 94 mil (na estimativa de 2011). No último ano, dos 155 procedimentos de radioterapia e quimioterapia oferecidos pelo SUS, 66 tiveram reajuste do valor pago. “Com isso, garantimos maior acesso aos serviços oncológicos para 300 mil pacientes que são atendidos no SUS”, informou o ministério por meio de nota.



***********************
POLÍTICA

Visualizar

ALDO VAI DAR PRIORIDADE AOS CONVÊNIOS COM
ORGÃOS PÚBLICOS

O novo ministro do Esporte, Aldo Rebelo, disse hoje (31) que vai cumprir a prioridade do governo de firmar convênios com órgãos governamentais. No entanto, ele fez questão de deixar claro que "não é inimigo das ONGs [organizações não governamentais].”
A primeira coisa que tem que ficar clara é que o ministério e eu não somos inimigos das ONGs”, assinalou Rebelo. “Tenho um grande apreço pelas ONGs e pelo seu trabalho. Só que pelo próprio nome são organizações não governamentais.”

Aldo Rebelo disse que o governo prefere desenvolver parcerias com órgãos públicos. “A prioridade do governo é outra, é trabalhar com órgãos do governo, mas não rejeitamos a presença nem a ação das ONGs. Agora, vamos cumprir a determinação da presidente Dilma de fazer esse trabalho neste prazo de 30 dias”, disse Rebelo, após tomar posse no Palácio do Planalto.

Segundo ele, a intenção do governo é cumprir os contratos já firmados. "Os [convênios] que estão em curso são contratos já formalizados. Se você rompe um contrato há consequências jurídicas decorrentes desse seu ato. Agora, aqueles que forem encerrados, a minha ideia é não renovar nem fazer novos. Vamos priorizar entes públicos ou outras instituições sem fins lucrativos, mas isso eu vou examinar direito.”



*****************
SAÚDE

ENVELHECIMENTO CELULAR REVERTIDO POR  CIENTISTAS FRANCESES

Cientistas franceses conseguiram recuperar a juventude de células de doadores centenários, ao reprogramá-las ao estágio de células-tronco, demonstrando assim que o processo de envelhecimento é reversível.

Trabalhos sobre a possibilidade de apagar as marcas do envelhecimento celular, publicados na edição desta terça-feira da revista especializada Genes & Development, marcam uma nova etapa na direção da medicina regenerativa com vistas a corrigir uma patologia, ressaltou Jean-Marc Lemaitre, do Instituto de Genômica Funcional (Inserm/CNRS/Université de Montpellier), encarregado destas pesquisas.

Segundo um cientista do Inserm, outro resultado importante destes trabalhos é compreender melhor o envelhecimento e corrigir seus aspectos patológicos.

As células idosas foram reprogramadas "in vitro" em células-tronco pluripotentes iPSC (sigla em inglês para células-tronco pluripotentes induzidas) e, com isso, recuperaram a juventude e as características das células-tronco embrionárias (hESC). Estas células podem se diferenciar dando origem a células de todos os tipos (neurônios, células cardíacas, da pele, do fígado...) após a terapia da "juventude" aplicada pelos cientistas. Desde 2007 os cientistas demonstraram ser capazes de reprogramar as células adultas humanas em células-tronco pluripotentes (iPSC), cujas propriedades são semelhantes às das células-tronco embrionárias.

Esta reprogramação a partir de células adultas evita as críticas ao uso de células-tronco extraídas de embriões.Nova etapa Até agora, a reprogramação de células adultas tinha um limite, a senescência, última etapa do envelhecimento celular. A equipe de Jean-Marc Lemaitre acaba de superar este limite.

Os cientistas primeiro multiplicaram células da pele (fibroblastos) de um doador de 74 anos para alcançar a senescência, caracterizada pela suspensão da proliferação celular.

Em seguida, eles fizeram a reprogramação "in vitro" destas células. Como isto não foi possível com base em quatro fatores genéticos clássicos de transcrição (OCT4, SOX2, C MYC e KLF4), eles adicionaram outros dois (NANOG e LIN28).

Graças a este novo "coquetel" de seis ingredientes genéticos, as células senescentes reprogramadas recuperaram as características das células-tronco pluripotentes de tipo embrionário, sem conservar vestígios de seu envelhecimento anterior.

"Os marcadores de idade das células foram apagados e as células-tronco iPSC que nós obtivemos podem produzir células funcionais, de todos os tipos, com capacidade de proliferação e longevidade aumentadas", explicou Jean-Marc Lemaitre.

Os cientistas em seguida testaram com sucesso seu coquetel em células mais envelhecidas, de 92, 94, 96 até 101 anos.

"A idade das células não é definitivamente uma barreira para a reprogramação", concluíram.

Estes trabalhos abrem o caminho para o uso de células reprogramadas iPS como fonte ideal de células adultas toleradas pelo sistema imunológico para reparar órgãos ou tecidos em pacientes idosos, acrescentou o cientista.


********************
SAÚDE


DF:DOMINGO FOI O DIA DE APRENDER A SE
PREVENIR CONTRA O AVC

Brasília – Com atendimento gratuito, no Parque da Cidade, no centro da capital federal, domingo (30) foi o dia para reforçar a campanha iniciada no dia 29, para a prevenção ao Acidende Vascular Cerebral (AVC).

Apesar de oficialmente o dia mundial de combate à doença ter sido ontem (29), houve um grande movimento de pessoas no parque, o que possibilitou que o evento reunisse um maior número de pessoas , do que no sáb ado passado.

Estudantes de três faculdades e quatro escolas técnicas ligadas à área da saúde fizeram atendimento gratuito no quiosque montado ao lado da ciclovia do parque. Futuros profissionais de fisioterapia, nutrição, enfermagem, educação física e medicina orientaram atletas, pedestres e ciclistas sobre fatores de risco do AVC e medidas de prevenção à doença.

Quem procurou o quiosque pôde fazer testes de glicemia para detectar um possível diabetes e medir a circunferência abdominal e o índice de massa corporal (IMC) para verificar risco de obesidade, além de aferir a pressão arterial.

“São avaliações de fatores de risco ao AVC. Nos casos em que são encontradas alterações nos testes rápidos, os estudantes fazem a orientação de saúde e encaminham a pessoa ao médico [especialista]”, explicou um dos organizadores do evento, Cláudio Rafael da Silva, da organização não governamental (ONG) Saúde até Você.

Até o fim da manhã, mais de 700 pessoas procuraram o quiosque para fazer exames ou receber orientações dos professores e estudantes. Um dos pedestres preocupados com a saúde que foi até o local é Fábio Pires, de 62 anos. Acompanhado da filha Ana Flávia, ele procurou o quiosque para medir o IMC e fazer exame de glicemia. Diante dos bons resultados, foi embora mais tranquilo.

“Está tudo bem. Acho muito bom esse trabalho, venho sempre. [Prevenir] é o melhor remédio”, disse antes de seguir para a caminhada quase rotineira. “Eu ligo sempre e o chamo para caminhar comigo. Sempre que ele pode vir, eu estou com ele”, complementou a filha, de 31 anos.

Esse tipo de prevenção é o melhor caminho, de acordo com a presidenta da Academia Brasileira de Neurologia, Elza Dias Tosta. Segundo ela, a divulgação dos fatores de risco é o primeiro passo para evitar o que chama de “medicina curativa” e promover a “medicina preventiva”. “Tem fatores de risco que a gente não pode evitar.
N
ão dá para mudar o sexo da pessoa, a idade, fatores genéticos, por exemplo. Mas outros, como a obesidade, o diabetes, o tabagismo e o consumo excessivo de álcool, podem ser prevenidos”, destacou a médica.

Além disso, Elza Tosta alerta para a necessidade de as pessoas conhecerem os sintomas de um AVC, de modo a garantir que o paciente chegue logo a um hospital. Esses sintomas incluem dificuldades repentinas na fala ou na visão, entortamento da boca ou de uma parte do rosto, dificuldade de manter os dois braços levantados no mesmo nível e de caminhar.

“Assim como as pessoas sabem que dor e dormência no braço podem significar um infarto do miocárdio, é importante que elas também saibam que esses sintomas podem significar um AVC”, alertou a neurologista.

Depois de aprender a identificar os sintomas do acidente vascular cerebral, a médica lembra que é importante também que a população saiba chame rapidamente o serviço adequado de atendimento móvel.

No caso de Brasília e da maior parte das capitais do país, essa função é do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O atendimento rápido em um hospital com equipe treinada e equipamentos adequados para receber o paciente podem significar a diferença entre ter ou não sequelas após um AVC.

“Hoje, se a gente conseguir atender em até quatro horas e meia após o início do acidente vascular, existem grandes chances de rever o dano completamente. Eu tenho pacientes que chegaram em coma, quase morrendo, e no dia seguinte falavam ao telefone normalmente, sem sequelas”, contou Elza Tosta.

A neurologista acrescenta que, diante de um dano não revertido no primeiro momento, existem duas saídas. A primeira dela consiste em tratamento com fisioterapia e fonoaudiologia nos primeiros seis meses para tentar reverter danos à fala ou à coordenação motora. A segunda providência, no caso de danos permanentes, é procurar terapia ocupacional para facilitar a adaptação a uma nova vida com algum tipo de deficiência.

Para isso, ela insiste na necessidade de ajuda financeira para que os pacientes possam ser tratados na própria residência ou para a implementação de casas de apoio, onde os pacientes possam ficar internados quando não têm alguém para cuidar deles. Uma portaria do Ministério da Saúde disciplinando o assunto está em andamento, ainda sem data para ser publicada.


****************************

SAÚDE

ÁLCOOL E CIGARRO SÃO AS PRINCIPAIS CAUSAS DE 

CÂNCER DE LARINGE, DIZ ESPECIALISTA

Rio de Janeiro – O hábito de fumar, associado ao de consumir bebidas alcoólicas, é apontado como uma das principais causas do câncer de laringe. Na maior parte dos casos, a doença é tratável e as chances de cura estão acima de 50%.

Segundo o presidente da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica, Enaldo Melo de Lima, em fase inicial, as chances de cura do câncer de laringe atingem 70% e o tratamento é feito com a quimioterapia e radioterapia. Já em casos avançados, nos quais as chances de cura chegam a 50%, pode ser necessária uma cirurgia para a retirada da laringe, que significará a perda da voz.

"O problema do câncer de laringe é que alguns pacientes não têm reposta ao tratamento conservador, da quimioterapia ou da radioterapia. Nestes casos, é preciso fazer a cirurgia de retirada de laringe, de mutilação do órgão, quando há perda da voz", explicou Enaldo Melo.

O médico alerta que o câncer de laringe afeta mais os homens e é o mais comum entre os tipos de tumores que atingem a região da cabeça e do pescoço. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), representa 25% dos tumores malignos nessa região e 2% de todos os cânceres.

O tumor na laringe pode afetar a fala e a deglutição. Os primeiros sintomas são dores localizadas, sensação de caroço na região ou rouquidão.

Para se prevenir, o médico sugere que maus hábitos sejam abandonados. "A causa principal é o tabagismo, o álcool funciona como fator aditivo. São maus hábitos que desenvolvem não só câncer [na região da] cabeça e pescoço, como [também] câncer de pulmão, de esôfago e de intestino", exemplificou.

Segundo o site do Inca, os fumantes têm dez vezes mais chances de desenvolver a doença. Em pacientes que aliam o cigarro à bebida alcoólica, as chances aumentam 43 vezes.




*******************


PÍLULA ANTICONCEPCÃO AUMENTA O RISCO DE 

TROMBOSE

WASHINTON - Um novo estudo divulgado pela Agência que regula remédios e alimentos nos EUA, (FDA ) na quinta-feira (27) mostra que existe um risco maior de trombose venosa em mulheres que tomam anticoncepcional contendo o hormônio drospirenona, em comparação às que tomam contraceptivos mais antigos, à base de levonorgestrel.

As pílulas mais vendidas pelo grupo farmacêutico alemão Bayer, a YAZ e a Yasmin, contêm drospirenona. Ambas são vendidas no Brasil.

A pesquisa analisou o histórico médico de mais de 800 mil mulheres norte-americanas que usavam diferentes métodos contraceptivos, entre 2001 e 2007.

Em média, aquelas que tomavam Yaz tinham uma chance 75% maior de sofrer trombose do que as que tomavam anticoncepcionais mais antigos.

No entanto, estudos recentes chegaram a conclusões diferentes sobre os riscos das novas pílulas anticoncepcionais.
Uma pesquisa publicada no início desta semana, com mais de um milhão dinamarqueses, descobriu que mulheres que tomavam Yaz e outras medicações mais novas tinham o dobro de risco de trombose em relação às que tomavam o hormônio levonorgestrel. As descobertas foram divulgadas na terça-feira (25) no "British Medical Journal".

Outros dois estudos publicados em 2007, realizados como parte das exigências pós-comercialização da FDA e de reguladores europeus, não encontraram diferença no risco de trombose entre os dois grupos.

O presidente da comissão de contracepção da Febrasgo (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia), Rogério Bonassi, disse que as mulheres que tomam Yaz ou Yasmin não devem necessariamente interromper o uso da pílula.

"Numa população de jovens que não tomam pílula, há cinco casos de trombose venosa para cada 100 mil mulheres. Entre as que tomam anticoncepcionais à base de levonorgestrel, esse risco sobe para entre 15 e 20 casos para cada 100 mil. Já entre as jovens que tomam Yaz e Yasmin, esse número sobre para de 25 a 30 casos para cada 100 mil, segundo estudos. O número é muito parecido."
O especialista ainda explica que entre as grávidas, há 60 casos de trombose para cada 100 mil mulheres.

Os resultados precisam de comprovação científica para saber se a trombose venosa é um efeito desses anticoncepcionais ou se é igual a todos os outros, disse Bonassi.

"Qualquer pílula pode aumentar o risco de trombose, porém o risco absoluto é muito baixo."
Mulheres com histórico familiar de trombose, trombofilia, obesidade, sedentarismo e tabagismo têm risco aumentado.
Procurada pela Folha, a Bayer informou que está avaliando o conteúdo do estudo dinamarquês publicado no "BMJ" e, por isso, ainda não pode comentá-lo.

Em nota, a empresa declarou que "dados clínicos de um período de mais de 15 anos e os resultados de estudos de segurança realizados pós-comercialização de até dez anos dão suporte à conclusão da Bayer de que os contraceptivos orais combinados que contêm drospirenona em sua formulação são seguros e eficazes quando utilizados conforme indicação médica. A companhia entende que o risco de trombose relacionado a eles é similar a qualquer outro contraceptivo de baixa dose".


***********************
SAÚDE


INSS VAI REFORMULAR 

PERÍCIA 

MÉDICA E CONTRATAR 

375 PERITOS

O presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Mauro Hauschild,  disse na terça-feira, (25),  em reunião no Conselho Nacional de Previdência  Social (CNPS),que o não que vem o trabalho da perícia médica do Instituto será reformulado para melhorar o atendimento aos beneficiários e dar mais segurança ao processo de concessão das licenças.

O objetivo , segundo ele é reduzir o número de idas dos segurados a uma agência da Previdência para a avaliação do tempo da licença médica. Além disso, o INSS quer filtrar os pedidos de auxílio-doença e até mesmo as concessões, para avaliar se há distorções na concessão de benefícios.


O ministro da Previdência, Garibaldi Alves Filho, também presente  a reunião do Conselho disse que o INSS fará no ano que vem, concurso público para a seleção de 375 peritos médicos.


Garibaldi acredita que o salário de mais de R$ 9 mil que será oferecido deverá estimular as contratações em localidades onde há maior carência de profissionais, como na Região Norte.




Também vão ser contratados, no próximo ano, segundo o ministro, 1.500 técnicos do seguro social para trabalhar nas novas agências da Previdência Social que estão sendo instaladas em todo o país.



O presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Mauro Hauschild,  disse na terça-feira, (25),  em reunião no Conselho Nacional de Previdência  Social (CNPS),que o não que vem o trabalho da perícia médica do Instituto será reformulado para melhorar o atendimento aos beneficiários e dar mais segurança ao processo de concessão das licenças.



O objetivo , segundo ele é reduzir o número de idas dos segurados a uma agência da Previdência para a avaliação do tempo da licença médica. Além disso, o INSS quer filtrar os pedidos de auxílio-doença e até mesmo as concessões, para avaliar se há distorções na concessão de benefícios.



ESTAÍISTICAS



Hauschild disse que” as estatísticas vêm mostrando que há uma tendência de pessoas desempregadas usarem o auxílio-doença como uma espécie de auxílio-desemprego, “o que seria uma concessão inadequada e uma distorção".



-O que se quer, disse , é que a sociedade saiba que o sistema está disponível para reconhecer o direito de afastamento dos segurados, mas com o cuidado para que isso não seja aproveitado como benefício econômico. O objetivo é de proteção e não de oferecer vantagem, afirmou..



O novo sistema, que deverá começar a ser implantado entre fevereiro e março de 2012, terá a participação do Conselho Federal de Medicina (CFM), na habilitação de médicos particulares para conceder as licenças, que poderão ser acatadas automaticamente pelo INSS até o limite de 60 dias.



Para isso, os médicos serão cadastrados com certificação digital na sua entidade de classe para que se tornem aptos a fornecer o atestado eletrônico ao INSS.



Segundo Hauschild o processo reduzira a burocracia para tramitação desse tipo de documento e aumentara a segurança da transmissão dos dados. A empresa de processamento de dados da Previdência Social, Dataprev, ficará responsável pelo processo de certificação digital dos documentos eletrônicos.



- Pelo novo modelo, vão ser monitorados todos os benefícios concedidos com base em atestados de um mesmo médico que ultrapassarem 5% do total emitido por profissional, em um período de 15 dias, disse.



Também serão monitorados , segundo o presidente do INSS, os benefícios concedidos com base em um mesmo Código Internacional de Doenças (CID) que ultrapassarem a média de 10% das ocorrências dos anos de 2010 e 2011, assim como as emissões de um mesmo registro médico a partir de dez emissões num intervalo de 60 dias.



*********************
POLÍTICA

PROJETO APROVADO NO SENADO, 
GARANTE ACESSO A DOCUMENTOS DO GOVERNO

BRASÍLIA - O plenário do Senado aprovou na noite de terça-feira, (25,) projeto de lei que garante e facilita o acesso a documentos públicos nos três Poderes da República, em todos os níveis de governo. Na prática, o projeto acaba com o sigilo eterno de arquivos do governo. O texto segue para sanção da presidente Dilma Rousseff.

A proposta trata de documentos sigilosos, mas também de tudo que for produzido pelos governos federal, estaduais, do Distrito Federal e de prefeituras.

O Senado rejeitou a proposta de Collor para sigilo eterno de documentos oficiais
Pelo projeto, nenhum documento poderá ficar mais de 50 anos com acesso restrito. A proposta classifica as informações sigilosas entre: reservadas (5 anos de sigilo), secretas (15 anos) e ultrassecretas (25 anos).

Apenas os ultrassecretos poderão ter uma única renovação do prazo, indo a 50 anos. Questões sobre violações dos direitos humanos não poderão ser classificadas como ultrassecretos.

A partir da sanção, se não houver vetos, o governo terá dois anos para reclassificar os documentos.

O projeto também determina a criação ainda uma comissão Mista de Reavaliação de Informações, composta por integrantes dos Três Poderes. Com mandato de dois anos, essa comissão teria o poder, por exemplo, de reavaliar casos de documentos classificados como ultrassecretos, com prazo determinado.

A discussão sobre o prazo para a liberação dos documentos dominou a votação. O senador Fernando Collor (PTB-AL) apresentou seu texto defendendo a previsão de sigilo eterno para documentos classificados como ultrassecretos.

Em mais de uma hora de fala, Collor voltou a dizer que era necessário o país manter salvaguardar de informações de Estado. O petebista reafirmou que a proposta com previsão de sigilo eterno para documentos sigilosos partiu do governo Lula após dois anos de discussão entre ministros e sociedade e que essa matéria atenderia melhor às necessidades do país.

O projeto ainda estabelece que qualquer cidadão poderá requerer informações de governo sem precisar justificar o pedido. A informação terá que ser prestada imediatamente. Caso isso não seja possível, o órgão tem prazo de 20 dias, prorrogáveis por mais 10 diante de justificativa. Há previsão para recurso da decisão negativa de acesso aos documentos.
O serviço de busca e fornecimento de informação é gratuito. Os órgãos poderão cobrar uma taxa de reembolso se houver reprodução dos documentos.

Há previsão ainda para que os documentos sejam disponibilizados em formato digital para facilitar análises.
Antes de aprovarem o projeto da Lei de Acesso, os senadores rejeitaram, por 43 votos a 9, a proposta de Collor que mantinha a possibilidade de sigilo eterno. Ele foi derrotado com votos de governo e oposição. O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), também favorável ao sigilo eterno, acompanhou parte da votação.

A mudança no sigilo eterno foi feita durante tramitação na Câmara e foi mantida pelo Senado. "Não há mais documentos secretos", disse o líder do governo, Romero Jucá (PMDB-AP)

*********************
SAÚDE
OS MAIS PREJUDICADOS COM ESSE TIPO DE PARALISAÇÃO SÃO AS CRIANÇAS

MÉDICOS SUSPENDEM ATENDIMENTO DO SUS

POR 1 DIA EM 22 ESTADOS

Na terça-feira, 25, médicos de 22 estados suspenderão os atendimentos eletivos do Sistema Único de Saúde ( SUS), em protesto contra a baixa remuneração e as más condições de trabalho. Os atendimentos eletivos são exames, consultas e outros procedimentos não emergenciais.

De acordo com o Conselho Federal de Medicina, no Piauí, um dos Estados que fará a manifestação, o protesto deve se estender por 72 horas. Em Santa Catarina a paralisação nos atendimentos deve ocorrer durante a tarde e durar cerca de uma hora. Em São Paulo, somente médicos de algumas unidades devem participar da manifestação.

No Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Paraná, Tocantis, Distrito Federal e Roraima não deve haver paralisação nos atendimentos, mas em todos os estados foram programadas manifestações públicas em protesto contra a precariedade da rede pública.

"Com a mobilização queremos chamar a atenção das autoridades para a necessidade de mais recursos para a saúde, melhor remuneração para os profissionais e melhor assistência à população", afirma o segundo vice-presidente do CFM, Aloísio Tibiriçá Miranda.

Além das urgências e emergências estarem garantidas nos Estados onde se optou pela paralisação, os atendimentos prejudicados serão remarcados. "Queremos dizer à população que o movimento é a favor da saúde", reforçou Tibiriçá.

Os médicos, que são servidores concursados pelas Secretarias de Saúde, reclamam que os salários estão defasados e não correspondem à responsabilidade, dedicação e aos preparos exigidos. De acordo com o CFM, evantamento informal feito pelas entidades médicas mostra que a média do salário-base pago ao profissional com contrato de 20 horas semanais fica em R$ 1.946,91. Os valores oscilam de R$ 723,81 a R$ R$ 4.143,67

* IMAGINEM NO CEARÁ , ONDE MULTIDÕES LOTAM OS HOSPITAIS E SÃO ATENDIDOS PELO SUS, ONDE O ATENDIMENTO AINDA É PRECÁRIO, COMO NÃO VAI SER   ESSA TERÇA-FEIRA NEGRA DA DOENÇA,  UMA VEZ QUE OS REPRESENTANTES DA SAÚDE PRECISAM TOMAR ATITUDES ASSIM PARA CHAMAR A ATENÇÃO POLITICA  PARA SEUS SALÁRIOS ESTÃO DEFASADOS. ( O EDITOR)

********************
CIÊNCIA E TECNOLOGIA



TELEFONE CELULAR NÃO CAUSA CÂNCER, DIZ 

ESTUDO COM 350 MIL PESSOAS


O maior estudo  já realizado pelo British Medical Jounal , (BMJ).,não encontrou vínculos entre o uso prolongado de telefones celulares e um maior risco de desenvolvimento de tumores cerebrais. (BMJ). Cientistas dinamarqueses não encontraram evidências de um risco maior entre os mais de 350 mil proprietários de telefones celulare,s cuja saúde foi monitorada durante 18 anos.



Pesquisas anteriores sobre uma possível relação entre o uso de celulares e tumores cancerosos tinham sido inconclusivas, parcialmente devido à falta de dados de longo prazo.



Em junho, a Agência  Internacional para Pesquisa sobre o Câncer (IARC) da Organização Mundial da Saúde classificou a radio-frequência de campos magnéticos emitida por celulares como "possivelmente carcinogênica para humanos".



O novo estudo é a sequência de uma pesquisa anterior, que comparou o risco de câncer enfrentado por todos os assinantes de telefonia celular na Dinamarca - umas 420 mil pessoas - com o restante da população adulta.

Patrizia Frei, pesquisadora de pós-doutorado da Sociedade Dinamarquesa de Câncer, e colegas examinaram registros de saúde entre 1990 e 2007 de 358.403 assinantes de celulares. No total, foram diagnosticados 10.729 tumores do sistema nervoso central.



Mas entre as pessoas que fizeram uso mais prolongado do telefone celular - 13 anos ou mais -, as taxas de câncer foram quase as mesmas dos não-assinantes. "O acompanhamento estendido nos permitiu investigar os efeitos nas pessoas que utilizaram telefones celulares por 10 anos ou mais, e este uso de longo prazo não esteve associado com riscos maiores de câncer", concluiu o estudo.



As descobertas, no entanto, não descartaram a possibilidade de um "risco pequeno a moderado" para usuários muito intensos, ou pessoas que utilizam os aparelhos por mais de 15 anos. "Estão garantidos estudos mais aprofundados com populações de análise maiores onde o potencial de má classificação da exposição e seleção tendenciosa seja minimizada", afirmaram os cientistas.



Em um comentário, Anders Ahlbom e Maria Feychting, do Instituto Karolinska, da Suécia, disse que a nova evidência é tranquilizadora, mas pediu uma monitoração contínua dos registros de saúde. O mundo tem cerca de cinco bilhões de telefones celulares registrados no mundo, um número que continua a aumentar fortemente, juntamente com a quantidade média de tempo usado em sua utilização.



O IARC não fez recomendações formais, mas seus especistas indicaram, em junho, uma série de medidas pelas quais os consumidores podem reduzi-las. O uso de mensagens de texto e fones de ouvido para chamadas de voz reduz em pelo menos dez vezes a exposição à radiação potencialmente prejudicial, em comparação com o uso do telefone próximo ao ouvido, afirmaram.



****************
POLÍTICA
“O ministro diz que não tenho provas... Quem tem que se preocupar agora é ele".
Visualizar
POLICIAL MILITAR DIZ QUE DEU
A POLÍCIA FEDERAL AS PROVAS
DA CORRUÇÃO NO ESPORTE

O policial militar João Dias Ferreira, que fez denúncias sobre a existência de um esquema de corrupção no Ministério do Esporte envolvendo o ministro Orlando Silva, disse ao deixar o prédio da PF, onde depôs por mais de sete horas, confirmou as acusações e apresentou parte das provas que comprovam a participação do ministro e de funcionários do primeiro e segundo escalões no esquema de desvio de dinheiro público.

Em reportagem publicada pela revista Veja no último sábado, o soldado Ferreira denunciou um esquema de corrupção no Programa Segundo Tempo, que repassa recursos para incentivar a prática de esportes entre crianças de baixa renda.

Segundo a denúncia, o próprio ministro teria recebido dinheiro desviado do programa, em troca da liberação de recursos para organizações não governamentais. O esquema teria movimentado mais de R$ 40 milhões em oito anos.

O soldado Ferreira adiantou que novos documentos e áudios que comprovam o esquema de corrupção serão entregues na segunda-feira . João Dias Ferreira não detalhou as provas que foram apresentadas à Polícia Federal, mas adiantou que novos documentos e áudios que comprovam o esquema de corrupção serão entregues na próxima segunda-feira (24). “Vai ser o nocaute”, declarou. Segundo ele, entre as provas estariam gravações, prestações de contas e relatórios de fiscalização fraudados e com datas falsas.

O policial disse ainda ter apresentado à PF uma lista com pelo menos 15 pessoas envolvidas no esquema que podem ajudar a comprovar as acusações de desvios do Programa Segundo Tempo. Na lista, estão funcionários do Ministério do Esporte e dirigentes de organizações que recebiam os repasses. Os citados serão convocados a prestar depoimento, segundo Ferreira. A PF não se manifestou sobre o depoimento.

Em entrevistas e depoimentos a parlamentares desde domingo (16), Orlando Silva tem negado as acusações e tentado desqualificar o denunciante. Na terça-feira (18) na Câmara, o ministro chamou Ferreira de “desqualificado”, “criminoso” e “bandido”.
“O ministro diz que eu não tenho provas, mas eu estou muito tranquilo. Quem tem que passar a se preocupar a partir de agora é ele, porque eu estou entregando as provas aqui na Polícia Federal e também vou à Procuradoria-Geral da República”.

O soldado da PM João Dias Ferreira declarou que pediu proteção policial, mas que não houve negociação de delação premiada. O policial foi preso ano passado pela Operação Shaolin, da Polícia Civil do Distrito Federal, que investigava fraudes no repasse de recursos do Programa Segundo Tempo. Ferreira, que dirigia uma associação de kung-fu é acusado de desviar R$ 2 milhões do programa.

********************


*******************************

João Dias Ferreira disse que tem como provar as acusações que fez à revista "Veja".



Dilma pede ao ministro dos Esportes que 'se explique'

O soldado da Polícia Militar do Distrito Federal que acusou o ministro dos Esportes, Orlando Silva, de participar de desvios de recursos do ministério, chamou-o neste domingo (16) de "bandido", em mensagem postada em seu blog na internet. João Dias Ferreira disse que tem como provar as acusações que fez à revista "Veja".



-O que falei pra revista está devidamente gravado e será apresentado às autoridades competentes."



Numa mensagem dirigida ao ministro, João Dias Ferreira afirmou:



-Você está equivocado, eu não sou bandido, bandido é você e sua quadrilha que faz e refaz qualquer processo do ministério de acordo com sua conveniência e você sabe muito bem disso!



O soldado da PM, que em 2006 foi candidato derrotado a deputado distrital pelo PC do B em Brasília, também fez uma ameaça à direção nacional do partido, que ontem soltou uma nota em apoio ao ministro.



Em entrevista publicada ontem pela "Veja", o soldado Ferreira afirma que Orlando Silva tinha participação direta num esquema de desvio de recursos do programa Segundo Tempo, que distribui recursos a ONGs para projetos de incentivo à prática de esportes por jovens.



Ministro disse no sábado, no México, que denúncias são "farsa"



O soldado João Dias Ferreira citou como suposta testemunha das irregularidades um funcionário de sua rede de academias de ginástica, Célio Soares Pereira. Ele afirmou à "Veja" ter entregue dinheiro ao próprio ministro na garagem do ministério, em Brasília, no final de 2008.



Localizado ontem pela Folha, Pereira confirmou o teor das suas declarações à revista, mas preferiu não conceder entrevista.



José Ferreira foi preso em 2010 pela Polícia Civil do DF sob suspeita de envolvimento no desvio de recursos do mesmo programa. Segundo nota divulgada ontem pelo ministro para se defender do conteúdo da reportagem da "Veja", atualmente o ministério "exige a devolução de R$ 3,16 milhões, atualizados para os valores de hoje".



Jose Ferreira Dias  presidia uma entidade de kung fu que recebeu recursos do ministério nas gestões de Agnelo Queiroz, hoje governador do DF, e Orlando Silva.



Na manhã de domingo,(16), o soldado Ferreira também afirmou em seu blog ter sido procurado na última sexta-feira (14), um dia antes da publicação da reportagem em "Veja", pelo secretário nacional de Esporte de Alto Rendimento do ministério, Ricardo Leyser Gonçalves.



"E se tu  não deves nada, porque  mandou seu secretário nacional Ricardo Leyser tentar me localizar na sexta-feira, quando soube da matéria, o que ele queria comigo? Fazer mais um daqueles acordos não cumpridos?, acrescentou Jose Ferreira Dias"



Ricardo Leyser desmentiu a denúncia de José  Ferreira e  disse ao jornal Folha de São Paulo, por telefone, “que viajou na quarta-feira para Guadalajara, no México, onde ocorrem os Jogos Pan-Americanos. "Em primeiro lugar que eu não estava lá em Brasília, então não poderia ter ido procurá-lo. E depois que eu nem sei quem ele é, não sei como achá-lo, nunca  tive contato com ele", disse ao jornal.



Leyser também disse que nunca atuou em nenhum contrato ligado às entidade de Ferreira. "Alguma coisa está errada. Assim como em relação às denúncias, ele não tem nenhuma prova que eu o procurei. Se ele diz a verdade, então poderia mostrar os registros que recebeu uma ligação internacional".



Jose Ferreira não explicou ainda , em seu blog, como teria sido a suposta tentativa de localizá-lo, se por telefone ou pessoalmente.



Numa outra mensagem postada no domingo no blog, Jose Ferreira insinuou que novas denúncias poderão vir a público. "Não sei por que tanta gente aflita, desesperada, 'as coisas' nem começaram ainda!", escreveu o soldado.



O ministro Orlando Silva classificou as acusações de que comanda um esquema de desvios na pasta como uma "trama farsesca".



"Estou sereno, mas indignado diante de tamanha agressividade", disse em entrevista coletiva no início da tarde de sábado (15), em Guadalajara, onde acompanha os Jogos Pan-Americanos.



Orlando Silva afirmou que já acionou o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, para que a Polícia Federal investigue o esquema relatado.



*************************************

MÁQUINAS SUPERVELOZES QUE VÃO DEIXAR PRA TRÁS OS COMPUTADORES TRADICIONAIS
A DESCOBERTA DE BRASILEIROS PODE LEVAR A COMPUTAÇÃO QUÂNTICA E A UMA NOVA ERA NA INFORMÁTICA


As informações são da agência Fapesp.




Uma nova época  está para surgir na computação quântica, graças  a descoberta de dois brasileiros: a fragilidade das propriedades quânticas, que desaparecem devido à interação com o meio ambiente, a temperatura finita ou em corpos macroscópicos, representa um dos maiores obstáculos para o desenvolvimento dos desejados computadores quânticos, máquinas ultra velozes que seriam capazes de realizar simultaneamente e, em questão de segundos, operações que os computadores convencionais demorariam bilhões de anos para efetuar.


Um grupo de físicos brasileiros mediu experimentalmente de forma direta, pela primeira vez, uma propriedade que pode ser útil para o desenvolvimento da computação quântica. Derivados do projeto Informação quântica e decorrência, apoiado pela Fapesp por meio do Programa Jovens Pesquisadores em Centros Emergentes, os resultados dos experimentos foram publicados em 30 de setembro na revista Physical Review Letters. 
  Introduzido em 2001, o conceito de discórdia quântica indica a correlação não clássica entre duas entidades, como núcleos, elétrons, spins e fótons, que implica em características que não podem ser observadas em sistemas clássicos.


Até então se acreditava que essa grandeza quântica só poderia ser medida em sistemas muito bem controlados ou a baixíssimas temperaturas e isolados do meio ambiente, uma vez que qualquer interferência seria capaz de destruir a ligação entre os objetos quânticos, que era atribuída unicamente a um fenômeno físico chamado emaranhamento ¿ o que dificultaria a concepção de um computador quântico.



"Entretanto, medimos experimentalmente essa correlação (discórdia) quântica e demonstramos que ela está presente onde não se esperava e que esse fenômeno pode ser explorado mesmo à temperatura ambiente, em situações em que há muito ruído térmico", disse Roberto Menezes Serra, professor da Universidade Federal do ABC (UFABC) e coordenador do projeto.



Por intermédio do experimento, desenvolveram um método prático para medir correlações quânticas (a discórdia quântica) através de uma grandeza física, denominada "testemunha ocular", que permite a observação direta do caráter quântico da correlação de um sistema. "Isso demonstrou de forma inequívoca a natureza quântica dos testes de princípios realizados em ressonância magnética nuclear à temperatura ambiente. 

Esses resultados podem abrir caminho para outras aplicações em informação quântica à temperatura embiente", disse Serra.



No trabalho publicado no novo artigo, os pesquisadores brasileiros mediram outro fenômeno que haviam previsto, denominado mudança súbita de comportamento da discórdia quântica.



O efeito descreve a alteração de comportamento da discórdia quântica quando o sistema físico em que ela está presente entra em contato com o meio ambiente, causando uma perda de coerência do sistema (um fenômeno conhecido como decoerência). Nessa situação, a discórdia quântica pode permanecer constante e insensível ao ruído térmico durante um determinado tempo e, depois, começar a decair.



Até há alguns anos, os cientistas achavam que o emaranhamento fosse uma propriedade essencial para obtenção de ganhos em um sistema quântico, como a maior capacidade para a troca de informações entre objetos quânticos.



 Recentemente, descobriu-se que essa propriedade não é necessariamente fundamental para a vantagem quântica em processamento de informação, porque há protocolos em que a vantagem quântica é obtida em sistemas não emaranhados. Dessa forma, conjectura-se que a discórdia quântica é que poderia estar associada às vantagens de um sistema quântico.



Em função disso, tanto a discórdia como o emaranhamento passaram a ser reconhecidos como úteis para a realização de tarefas em um computador quântico. No entanto, sistemas não emaranhados dotados de discórdia teriam a vantagem de ser mais robustos à ação do meio externo, uma vez que o emaranhamento pode desaparecer subitamente, em um fenômeno chamado "morte súbita".



"Nosso maior interesse, no momento, é avançar na compreensão da origem da vantagem dos computadores quânticos. Se soubermos isso, poderemos construir dispositivos mais eficientes, consumindo menos recursos para controlar sua coerência", disse Serra.



De acordo com o pesquisador, o grupo de físicos brasileiros foi o primeiro a utilizar técnicas de ressonância magnética nuclear para medir a discórdia quântica de forma direta e se tornou referência mundial na área.


**************************

NOS EUA , PACIENTE RECEBE 

TRANSPLANTE DE DUAS MÃOS



Richard Mangino, 65 anos, perdeu suas quatro extremidades devido a uma infecção em 2002. Depois de uma cirurgia de 12 horas com uma equipe de 40 pessoas no hospital Brigham and Women's, famoso por ser pioneiro nos transplantes de rosto, o paciente teve implantadas duas mãos doadas.

Em suas primeiras declarações, Mangino agradeceu a família do doador. "Minha família e eu choramos a perda de seu familiar. Me sinto honrado e constrangido pela emoção. Obrigada por este presente tão incrível", disse em comunicado. No entanto, Mangino afirmou que sua maior emoção era a felicidade ante a perspectiva de retomar uma vida mais normal e, sobretudo, pela possibilidade de brincar com seus netos.



"O único milagre pelo qual rezei, desde que meu neto mais velho nasceu, Trevor, foi poder ter o sentido do tato novamente. Tocar o rosto dele e de Nicky, fazer carinho no cabelo deles e ensiná-los a lançar a bola. Para mim, isso seria um milagre", afirmou em comunicado. "E hoje esse milagre se tornou realidade. Estou eternamente agradecido", completou.



Até agora este homem, pai de três filhos, utilizava prótese e havia conseguido dirigir um carro, tocar guitarra e usar um computador. Contudo, tudo isso não era fácil. O paciente disse ao The Boston Channel que a perda de um membro pede que uma pessoa tenha de um quarto a um terço mais energia. "Portanto, se alguém perde quatro extremidades, é previsível que um dia normal seja como quatro dias para mim", explicou.



O transplante envolveu uma delicada conexão de pele, tendões, músculos, ligamentos, ossos e tecido vascular. Até agora, foram realizados apenas 21 transplantes duplos em todo o mundo, desde que especialistas franceses realizaram a primeira intervenção do tipo na cidade de Lyon em 2000, segundo o registro internacional de transplante de mãos.



"Os resultados até agora foram de um sucesso assombroso", disse Simon Talbot, chefe da equipe de cirurgia que operou Mangino, à emissora de televisão MSNBC. No entanto, Mangino necessitará de meses de terapia e levará quase meio ano para recuperar o sentido do tato, afirmou.


************************
O estudo pesquisou 35 mil homens durante dez anos no Canadá, Estados Unidos e Porto Rico, para avaliar os benefícios da vitamina E,  e do selênio para prevenir o câncer de próstata.


CÂNCER DE PRÓSTATA:

SUPLEMENTOS DE VITAMINA

E AUMENTAM RISCO

Pesquisadores norte-americanos alertaram para um vínculo alarmante entre os suplementos de vitamina E e um aumento de 17% no risco de câncer de próstata, indica um estudo publicado nesta terça-feira na revista da AMA (Associação Médica Americana).

O estudo pesquisou 35 mil homens durante dez anos em Canadá, Estados Unidos e Porto Rico, para avaliar os benefícios da vitamina E e do selênio para prevenir o câncer de próstata, e mostrou que esses suplementos aumentaram "de forma significativa" o risco da doença.

"Com base nesses resultados e em estudos mais extensos de risco cardiovascular e consumo de vitamina E, chegamos à conclusão de que não há razão para tomar esses suplementos, uma vez que eles não trarão nenhum benefício e representam, para alguns, riscos reais", disse Eric Klein, um dos autores do estudo.

Para a pesquisa, iniciada em 2001, foram formados quatro grupos de homens: um receberia selênio; o outro, vitamina E; um terceiro, ambos; e o quarto, um placebo. Um total de 620 homens do grupo de consumidores de vitamina E desenvolveram câncer de próstata, enquanto 555 pessoas do grupo que ingeriu a combinação de selênio e vitamina E ficaram doentes.

Entre os que consumiram selênio, 575 tiveram a doença, comparado com os 529 que tomaram placebos. "Esse aumento de 17% do risco de câncer de próstata mostra o caráter potencialmente maléfico de vitaminas aparentemente inofensivas", advertiram os pesquisadores.

Os homens que participaram do estudo não apresentavam um risco superior à média de ter câncer de próstata, o segundo mais comum entre os americanos, depois do de pele.

Os pesquisadores não encontraram explicações biológicas para os efeitos prejudiciais da vitamina E, mas alertaram que os mesmos podem persistir mesmo após a suspensão do tratamento.

Segundo estatísticas federais, 32 mil homens morrem de câncer de próstata anualmente nos Estados Unidos, e estima-se que, em 2011, mais de 240 mil novos casos serão diagnosticados.


***************


MÉDICOS QUEREM FIM DO



EXAME DE SANGUE PARA



PREVER CÂNCER DE PRÓSTATA



Um dos métodos mais usados para a detecção do câncer de próstata, o PSA (antígeno prostático específico, na sigla em inglês), não deve mais ser usado em homens saudáveis.



A recomendação é do US Preventive Services Task Force, grupo de cientistas e pesquisadores influentes ligado ao governo americano, e foi baseada em cinco testes clínicos bem controlados. A noticia foi veiculada pelo New York Times e põe em alerta centenas de pacientes que sofrem dos males da próstata.



Segundo o US Preventive Services Task Force , "o teste não consegue mostrar a diferença entre tumores que irão ou não afetar um homem durante sua vida. Nós precisamos encontrar um que o faça", disse Virginia Moyer, da Baylor College e líder do grupo.



O PSA detecta a elevação de uma proteína produzida pela próstata e é um indicativo de câncer. O método, porém, é criticado por dar falsos-positivos.



Uma dosagem alta de PSA, no entanto, também pode ser sinal de uma infecção ou crescimento benigno exagerado da próstata.



Com a sua popularização, as consequências devastadoras das biópsias e dos tratamentos que geralmente lhe são subsequentes começaram a aparecer.

De 1986 a 2005, 1 milhão de homens foram tratados com cirurgia, radioterapia (ou ambos), o que não aconteceria sem o PSA.



Entre eles, dizem os pesquisadores, pelo menos 5.000 morreram logo após a cirurgia e entre 10 mil e 70 mil outros sofreram complicações sérias.



Pelo menos a metade apresentou frequentemente sangue no sêmen, além de muitos terem incontinência urinária ou impotência.



"Nós estamos desapontados. A questão é que esse melhor teste que nós temos, e a resposta não pode ser simplesmente 'não faça o exame'", diz Thomas Kirk, líder do Us Too, um dos maiores grupos de apoio à doença.Para os pesquisadores, não saber o que está acontecendo na próstata pode ser o melhor caminho.



Estudos em autópsias indicaram que um terço dos homens entre 40 e 60 anos têm a doença. Uma proporção que sobe para três quartos na faixa acima de 85.



A recomendação é válida apenas para homens saudáveis e sem sintomas. Os pesquisadores se pronunciaram se o teste é apropriado para homens que têm sintomas suspeitos da doença ou que já foram tratados contra ela


******************



CÉLULAS-TROCO “PERSONALIZADAS” VOLTAM A CHAMAR A CHAMAR A ATENÇÃO DO MUNDO CIENTÍFICO
Cientistas anunciaram que conseguiram fazer avanços, em laboratório, em pesquisas com células-tronco personalizadas, reavivando o interesse em uma área da ciência antes ofuscada por fraudes e questões éticas, segundo um artigo publicado  quarta-feira (5),na revista científica Nature.
As células-tronco são células primitivas que se diferenciam, dando origem a vários tecidos no corpo e por isso são consideradas fundamentais para tratamentos futuros de doenças ou até para produzir substitutos de órgãos danificados.

A ideia das células-tronco personalizadas consiste em captar as versáteis células-tronco de embriões nos primeiros estágios de desenvolvimento que tenham sido "clonados" com o mesmo DNA do paciente. Desta forma, qualquer célula é reconhecida como amiga pelo sistema imunológico do paciente e não é atacada após o transplante.

A técnica de clonagem padrão consiste em pegar um óvulo e remover seu núcleo, que contém o vital código de DNA.
O interior é, então, substituído pelo núcleo da célula do doador e as duas partes são fundidas através de uma descarga elétrica. O óvulo, imerso em nutrientes, se divide e seu código genético é, então, reprogramado.

Em 2004, o cientista sul-coreano Hwang Woo-suk ocupou as manchetes de jornais de todo o mundo após alegar ter produzido uma linhagem de células-tronco geradas a partir do embrião de um clone humano.
Após desfrutar de prestígio, Hwang caiu em desgraça quando se revelou que ele teria forjado muitos dos resultados e obtido os óvulos de forma antiética e ilegal.

A nova pesquisa segue um caminho diferente do trabalho de Hwang. .Uma equipe chefiada por Dieter Egli, do Laboratório da Fundação de Células-tronco de Nova York, manteve intacto o DNA do óvulo e adicionou o material genético da célula de um doador adulto. O resultado foi uma célula "triploide", ou seja, com três pares de cromossomos: 23 do óvulo e 46 (dois pares de 23) da célula do doador.

Segundo o estudo, as células do embrião "triploide" demonstraram o que os cientistas dizem ser indícios de células-tronco embrionárias normais, provando a importância de se manter o DNA do óvulo.

A pesquisa trouxe de volta o debate sobre células-tronco embrionárias personalizadas, depois da derrocada de Hwang e das alegações discutíveis de que células-tronco não embrionárias reprogramadas por substâncias químicas seriam tão versáteis quanto as obtidas a partir de embriões. No entanto, segundo editorial também publicado na revista Nature, os embriões triploides são geneticamente anômalos e inviáveis.

“Ainda não está claro como as células triploides imitariam o comportamento das células no tecido. Ninguém dirá que são clinicamente relevantes a curto prazo", destacou o editorial.

O próximo desafio dos cientistas é produzir uma linhagem de células-tronco a partir de um embrião clonado "normal", ou seja, diploide - com 46 cromossomos - como Hwang alegou ter feito. Mas mesmo que consigam, segundo a Nature, ainda terão que enfrentar questões éticas.

As células-tronco embrionárias obtidas de clones ainda representam a destruição de um embrião e reativam os temores da clonagem reprodutiva, em que um bebê-cópia é gerado e trazido ao mundo.

O novo estudo, que se esmerou em demonstrar transparência, usou óvulos de voluntários pagos, mas evitou usar a palavra "embrião".
Tampouco descreveu seu resultado como clonagem. Ao invés disso, asseverou que o DNA das células do doador foi reprogramado para um estágio primitivo pelo óvulo.

Apesar disso, segundo a Nature, "os últimos avanços apontam na mesma direção das alegações de Hwang", acrescentou a revista.
"(...) Pode ser um bom momento para as Nações Unidas criarem regulamentações ou restrições sobre a clonagem, que têm sido paralisadas pelo debate político e religioso", acrescentou.(Revista Nature)



******************************

HIPERTENSÃO RESISTENTE: ESTUDOS APONTAM A APNEIA DO SONO COMO CAUSA

Cientistas do Instituto do Coração do Hospital das Clinicas, ao estudar as causas da hipertensão resistente, que não cede com o uso de medicamentos, um grupo de pesquisadores constatou que a condição mais frequentemente associada ao problema é a apneia do sono – distúrbio caracterizado pela suspensão da respiração enquanto o paciente dorme.



O estudo foi realizado por cientistas do Instituto do Coração (InCor) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), em parceria com pesquisadores do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, e já foi aceito para publicação na revista Hypertension.



Em outro estudo ainda inédito, o grupo do InCor também demonstrou que o uso do equipamento conhecido como CPAP – sigla em inglês para “pressão positiva contínua nas vias aéreas” –, tratamento padrão para a apneia do sono, pode ser eficiente como terapia auxiliar, no caso dos pacientes com hipertensão resistente.

Um estudo anterior, publicado em março na Hypertension, havia demonstrado que o CPAP é eficiente também como prevenção, no caso de pacientes pré-hipertensos.



Os dois trabalhos sobre hipertensão resistente foram realizados no âmbito de um projeto que teve apoio da FAPESP na modalidade Auxílio à Pesquisa – Regular e foi coordenado por Geraldo Lorenzi Filho, professor do InCor.

“Os pacientes com hipertensão resistente, por definição, são aqueles que não conseguem controlar a pressão arterial mesmo tomando três fármacos anti-hipertensivos em dose máxima, sendo um deles diurético.Trata-se de um problema muito grave, por isso decidimos realizar um estudo sobre as causas desse tipo severo de hipertensão”, disse à Agência FAPESP.



Em parceria com cientistas do Instituto Dante Pazzanese, os pesquisadores do InCor monitoraram mais de uma centena de pacientes de hipertensão resistente, a fim de investigar a causa do problema. A conclusão foi que a apneia era a condição mais frequentemente associada a ele.



“Identificamos uma frequência de 64% de casos de apneia do sono nessa população de hipertensos resistentes. A apneia foi, de longe, a principal causa do problema”, disse Lorenzi.



Em um segundo trabalho com os hipertensos resistentes, os pesquisadores do InCor separaram de forma randomizada, durante seis meses, um grupo tratado com o CPAP e medicamentos e outro apenas com os medicamentos. O trabalho fez parte de um doutorado e acaba de ser submetido àHypertension.

“O tratamento com o CPAP conseguiu provocar uma queda significativa na pressão arterial dos pacientes. Trata-se de uma alternativa de tratamento adjuvante, que não dispensa o uso de fármacos. Mas o resultado foi animador”, disse.

Hipertensão mascarada



De acordo com Luciano Drager – também professor do InCor e um dos responsáveis pela série de estudos sobre apneia e hipertensão –, além dos trabalhos relacionados aos pacientes refratários ao tratamento, o grupo realizou um estudo com foco no caso inverso: os pacientes com pré-hipertensão ou hipertensão mascarada.



“Já sabíamos que a apneia do sono é um fator de risco para o desenvolvimento de hipertensão e que o tratamento com CPAP promove uma redução da pressão arterial. Começamos então a levantar a seguinte questão: se usarmos o CPAP em pacientes que estão sob risco de desenvolver a hipertensão, será que conseguiríamos impedir o surgimento do problema?”, disse.



Para descobrir a resposta, os cientistas estudaram pacientes com dois tipos de problema: a pré-hipertensão e a hipertensão mascarada. “Essas duas condições são fatores que aumentam o risco de o paciente desenvolver no futuro uma hipertensão sustentada”, afirmou.



A pré-hipertensão, segundo Drager, é caracterizada por indivíduos cuja pressão arterial é normal, mas com valores próximos aos limites da hipertensão. Já nos casos de hipertensão mascarada, os pacientes não apresentam o problema quando a pressão é medida de forma pontual, mas acusam hipertensão quando são submetidos por 24 horas a um aparelho mais sofisticado de monitoramento da pressão arterial.



“Estudamos 36 pacientes com apneia do sono bastante forte. Fizemos uma randomização e metade deles foi tratada com o CPAP e metade permaneceu sem tratamento por três meses. Observamos que no final do período o grupo que recebeu o tratamento com CPAP teve uma redução considerável da frequência de hipertensão”, contou.

No início do estudo, 94% dos pacientes com apneia apresentaram pré-hipertensão. Depois do tratamento com o CPAP apenas 55% continuavam com o problema. Quanto à hipertensão mascarada, 39% apresentaram o problema no início do estudo. Após o tratamento com CPAP, a frequência foi reduzida para 5%.



O grupo que não recebeu o CPAP não apresentou mudanças significativas. “Entre os tratados com CPAP, a redução da pré-hipertensão e da hipertensão mascarada foi muito significativa, considerando que foram apenas três meses de tratamento”, disse Drager.



O paciente com apneia dorme mal, ronca, tem prejuízos na memória e sonolência diurna, por isso precisa do tratamento. Mas a principal mensagem do estudo, de acordo com o cientista, é que, além da melhora de qualidade de vida ocasionada pela redução dos sintomas da apneia, o tratamento com CPAP pode, em tese, prevenir a ocorrência de hipertensão.



“Investir no tratamento da apneia com o uso do CPAP pode ser uma alternativa para reduzir a hipertensão da população, com um impacto econômico positivo muito relevante nos recursos públicos”, disse.


*************
JM DENÚNCIA:
O HOSPITAL DO CANCER DO CEARÁ ABANDONOU A META DA PREVENÇÃO?

Foi com grande decepção que ouvi pela segunda vez , no Hospital do Câncer do Ceará, por parte de um dos médicos do seu quadro, que o “hospital nó trata agora pessoas com câncer, ou seja ,o tratamento preventivo que inclui o acampamento de patologias , a da  próstata , por exemplo, só é tratada no HC,  se  for constatado um tumor maligno.

"O TRATAMENTO PREVENTIVO , SEGUNDO O MÉDICO VLADMIR PINHEIRO, "DEVE SER FEITO POR OUTROS HOSPITAIS CONVENIADOS DO SUS.

Há cerca de dois meses fiz uma reclamação a Ouvidoria do Hospital do Câncer, e posteriormente, ao setor de Assistência Social, sobre o desrespeito com os doentes que ocorria naquele hospital.
E dei como exemplo, médicos que tinham o horário marcado para 12 horas, e só chegavam 15 ou 16 horas, deixando na triste e enfadonha espera, idosos que vem do interior e os da Capital.

Cheguei a pedir que me fosse designado um outro médico para acompanhar uma patologia na próstata, num outro horário , o da manhã, pois a espera no turno da tarde era grande por atraso do especialista.

Acontece que o tal especialista , que aqui me reservo, por hora não citar seu nome, foi promovido a chefe de setor, como disse uma das assistentes sociais.

Uns 15 dias depois recebi um telefonema da assistente social dizendo que meu pedido fora aceito e que minha consulta seria no dia 2 de agosto, as 7 horas da manha.Isso no mês de junho passado.
E assim procedi . Para lá me dirigi  no dia 2 de agosto (p.p) e como todo mundo fiquei esperando minha vez de ser atendido.

Qual foi a minha surpresa quando a enfermeira me chamou:

O medico grosseiramente me perguntou o que eu queria ali, o que eu estava fazendo ali?  Quem lia o meu prontuário era o medico assistente.

Tentei explicar o meu caso, enquanto o medico assistente lia meu portuário, o qual  dizia que fui operado de CA, pilífero em 1994, que a minha próstata era crescida , etc...etc...
O medico titular Vladmir Pinheiro, intervia a todo momento, sem deixar que eu me explicasse ou explicasse minha situação.

Foi ai que elevei a voz e disse:

-Se o sr. não quer me ouvir eu levanto e me retiro.

E o Dr. Vladimir se justificando:
´
-Eu já despachei uns quatro hoje, porque a orientação agora no Hospital é só atender pessoas com câncer comprovado. E continuou:
-Se o sr. tiver um câncer na próstata nos vamos tratar, se não, e acho que o senhor não tem ( isso sem ver meu PSA, ou as ultrassonografias, ou fazer um toque), tem que ser tratado no Hospital Walter Cantidio, Hospital Geral ou outro centro.

Depois das minhas justificativas insistentes, pediu ao assistente que transcrevesse uma requisição de PSA E PSA TOTAL , que ele examinaria, posteriormente  e, dependendo DO RESULTADO É que faria o toque na próstata ou indicaria uma biopsia.

Em seguida retirou-se bruscamente, como se estivesse com raiva e foi para antessala, enquanto o assistente, Dr. Marcos  Fiuza de Carvalho, gentilmente, educadamente,  prescrevia numa guia os dois exames pedidos pelo Dr. Vladmir Pinheiro.

O que pensar de tudo isso? Que o Instituto do Câncer mudou a diretriz da OMS, de tratar preventivamente as doenças, NO CASO O CANCER, para tratar só de pessoas que já tem confirmado a patologia?

Ou é o velho clientelismo maquiavélico tentando punir quem fala verdade, quem reclama, e reivindica os seus direitos?

Nossas consultas no Instituto do Câncer são pagas pelo Sistema Único de Saúde, portanto deveríamos ser tratados melhor, ou pelo menos com mais educação e respeito, até mesmo pela idade, pois um paciente que tem 66 anos  merece isso.

Esperar vários meses por uma consulta e sair do consultório sem os exames de praxe, como o toque e um exame mais detalhado na nosologia do paciente, é no mínimo falta de profissionalismo, guarnecido pela impunidade que alguns médicos ainda gozam junto à sociedade.

Não é isso que vemos no site do Hospital do Câncer, onde sua história e narrada:


“Projetado para ser um grande centro de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer, o HC superou todas as expectativas, transformando-se, atualmente, na maior referência em cancerologia no Norte e Nordeste do país”. Realiza mais de 300 mil atendimentos/ano e cerca de 290 mil procedimentos/ano”.

Não é todo dia que um médico age assim, porque a grande maioria dos médicos que conheço é gentil, educada, dedicada e abnegada. Verdadeiros  servos da Medicina e dos juramentos de Hipócrates

Faço essa denuncia publica e assino em baixo para dizer ao  Dr.
Vladmir Pinheiro, que é graduado  pela Universidade Federal  do Rio Grande do Norte (UFRN) em 1994;  e formado em Cirurgia Geral e Oncologia com formação em Câncer Urológico, no Hospital do Câncer  A.C. Camargo-SP  e membro da Sociedade Brasileira de Urologia/ Sociedade Brasileira de Cancerologia, que a prática que está adotando no Instituto do Câncer, de só tratar pessoas que estejam com a doença, vai de encontro a tudo que deve ter aprendido nas escolas de medicina.

Ou seria clientelismo para defender o chefe o qual preteri ao  pedir que trocassem o meu turno para do da manhã, porque ele nunca chega nos dias de consulta ao meio dia ?

Ou será ainda eu o Instituto do Câncer esqueceu suas metas, simplesmente, como disse o Dr. Valdmir  “porque muita gente morre de câncer na próstata, enquanto os que fazem o tratamento preventivo estão com a próstata crescida mas, ainda  estão sem câncer?”

UMA COISA LHE DIGO, CARO DR. VLADMIR PINHEIRO

JÁ ESCAPEI DE UM CÂNCER NA TIREOIDE, OPERADO POR UM GRANDE CIRURGIÃO DE CABEÇA E PESÇOCO DO INSTITUTO DO CANCER.

FORAM DUAS CIRURGIAS E EU ESTOU AQUI GRAÇAS A DEUS E A ELE, O HUMANITÁRIO, EXCELENTE CIRRUGIÃO  E AMIGO  DR. LUIS ALBANO.

Há mais de dez anos SOU  acompanhado no Instituto do Câncer, por outro grande cirurgião e figura humana, em Urologia,  DR. MARCUS VINICIUS, que infelizmente deixou de clinicar para o SUS.

E NÃO SÃO MÉDICOS QUE ME TRATAM DA FORMA COMO  ME TRATOU QUE ME TIRAM DO SÉRIO E DA CRENÇA NOS GRANDES PROFISSIONAIS DE MEDICINA QUE O INSTITUTO DO CÂNCER POSSUI.

E FIQUE SABENDO DE UMA COISA : QUEM NÃO QUER SER ACOMPANHADO POR UM MÉDICO  COMO O SR., SOU EU!

Eterno na matéria sei que não sou, como sei que estamos sempre nas Mãos de
Deus. Os médicos são nossos bons anjos . Quem nos cura é Deus, muitas vezes usando as mãos dos bons médicos.

TOMEI ESSA ATITUDE PORQUE ALGUEM TEM QUE FAZER ALGUMA COISA PARA MUDAR  A “DOENTE CONDUTA DA MEDICINA  BRASILEIRA”, ONDE NINGUEM RECLAMA OS SEUS DIREITOS E É PISADO PELO CLIENTELISMO  E CORPORATIVISMO NA SAUDE.

JOSÉ MARIO  LIMA -JORNALISTA..

*************************




CÂNCER DE PRÓSTATA PODE SER CURADO

SÃO PAULO – Uma pesquisa feita nos Estados Unidos, na Europa e no Brasil mostrou que o câncer recorrente de próstata pode ser curado. Até agora, a doença, quando aparecia pela segunda vez, após o tratamento com radioterapia, era considerada incurável.

Os pacientes com o diagnóstico de tumor maligno na próstata têm duas opções de tratamento: a cirurgia para a retirada da glândula – que pode trazer complicações, como a impotência em 50% dos casos, e a incontinência urinária – ou o tratamento com radioterapia, que também pode deixar seqüelas, mas em menores proporções..

Nos casos em que a opção pela radioterapia, após o tratamento, o tumor voltava, a doença era considerada sem cura, e o único tratamento disponível é o da hormonoterapia, que consiste em bloquear a produção do hormônio masculino no organismo. Isso retarda o desenvolvimento do câncer, mas não o cura, e dá sobrevida, em média, de mais dois anos ao paciente.

De acordo com um dos coordenadores da pesquisa, o médico do Instituto do Câncer de São Paulo, Daher Chade, a operação de retirada da próstata, depois da reincidência do câncer, não era feita em razão de, geralmente, a radioterapia produzir aderências na região da glândula, o que prejudicava a cirurgia.

“O que foi descoberto com essa pesquisa é que nessa situação, os pacientes que fizeram radioterapia, e o tumor voltou, a cirurgia pode ser feita com segurança. Com a radioterapia mais moderna, a radiação ocorre mais no interior da próstata para eliminar o tumor, e causa menos aderência ao redor da glândula”, afirmou.

O estudo publicado na última semana, que começou a ser feito nos Estados Unidos há cerca de 25 anos, apresentou resultados surpreendentes para os pesquisadores. Cerca de 77% dos pacientes que fizeram a cirurgia após o reaparecimento do tumor estavam, dez anos após a cirurgia, sem nenhum sinal de disseminação da doença.

Outro dado importante obtido, foi a constatação de que 83% dos pacientes estavam vivos uma década após a cirurgia. “Esse é um tempo muito longo para um tumor que se achava incurável, e que era instituído um tratamento de hormônio, para que o paciente vivesse só mais dois ou três anos”.

O médico ainda destacou que os médicos não precisam aprender uma técnica nova para fazer cirurgia, já que o procedimento é o mesmo já utilizado nos casos em que o tumor aparece pela primeira vez. "Os urologistas já sabem fazer essa cirurgia. O que é preciso é adquirir experiência, porque, até agora, poucos cirurgiões faziam essa cirurgia porque não se sabia que ela era benéfica para o paciente”.

A pesquisa analisou 404 pacientes de todo mundo, que tinham, em média, 65 anos de idade.


********************
QUASAR PODE EXPLICAR A ORIGEM DO UNIVERSO


PARIS - Astrônomos anunciaram nesta quarta-feira ter capturado luz de uma galáxia brilhante e antiga, com um enorme buraco negro no centro, uma descoberta que pode ajudar a explicar aspectos das origens do Universo.



O fenômeno, chamado quasar, é formado por galáxias muito distantes e brilhantes, com um poderoso buraco negro no centro.



Até agora, o quasar mais distante já visto havido lançado luz 870 milhões de anos depois do Big Bang, que segundo se acredita, ocorreu cerca de 13,7 bilhões de anos atrás.



Este registro agora foi batido por astrônomos europeus, que depois de uma pesquisa de cinco anos, descobriram um quasar cuja luz foi emitida 770 milhões de anos depois do nascimento cósmico.



O quasar ULAS J1120+0641 tem um "deslocamento para o vermelho" - uma assinatura de luz vermelha que é um indício da distância - de 8,6, o que significa que a luz levou 12,9 bilhões de anos para chegar até nós.



"Este quasar é uma mostra vital da infância do Universo", disse o líder da equipe de cientistas, Stephen Warren, do grupo de astrofísica no Imperial College de Londres.



"É um objeto muito raro que nos ajudará a entender como os buracos negros supermaciços se desenvolveram algumas centenas de milhões de anos depois do Big Bang."



Medições indicam que o buraco negro do quasar tem uma massa cerca de dois bilhões de vezes aquela do sol, um tamanho difícil de conciliar com as teorias atuais.



Segundo uma hipótese comum, os buracos negros supermaciços levariam bilhões de anos para se formar, uma vez que sugam matéria gradualmente de seu entorno.



O quasar nasceu na última parte da "reionização", quando uma névoa de gás hidrogênio que abafou o cosmos em expansão se dissipou graças à radiação ultravioleta das estrelas jovens.



O estudo, publicado na revista Nature, usou o telescópio VLT (Very Large Telescope) do Observatório Europeu Austral, no Chile, e um telescópio de infravermelho no Havaí.






****************




ESTUDO DIZ QUE A LUA PODE TER


TANTA ÁGUA QUANTO A TERRA

A Lua poderá ter muito mais água do que o imaginado, talvez tanta quanto a Terra. Essa é uma descoberta que lança dúvidas sobre a formação do satélite, revela um estudo divulgado quinta-feira nos Estados Unidos.

Durante muito tempo acreditou-se que a Lua fosse um local seco e poeirento até que, há poucos anos, descobriu-se água pela primeira vez.

Agora, cientistas da Case Western Reserve University, do Carnegie Institution for Science, e a Brown University acreditam que no interior da Lua haja 100 vezes mais água do que o que se pensava inicialmente.

A agência espacial americana (Nasa) anunciou, em 2009, que duas naves enviadas à Lua para colidir com a superfície do satélite descobriram pela primeira vez água congelada, uma revelação considerada um enorme passo adiante na exploração espacial.

Um microanalisador de íons examinou amostras do satélite natural coletada pela Apolo 17 em 1972 . As descobertas foram feitas com o uso de um instrumento de precisão, chamado NanoSIMS 50L - um micro analisador de íons - para examinar o magma lunar ou pequenas quantidades de rocha derretida, coletada pela Apolo 17, a última missão americana à Lua, em 1972.

"Estas amostras são a melhor janela que temos para (calcular) a quantidade de água no interior da Lua", disse James Van Orman, co-autor do estudo e professor de ciências geológicas do Case Western Reserve.

"O interior parece ser bastante similar no interior da Terra, razão pela qual sabemos sobre a abundância de água", acrescentou. As descobertas foram publicadas na edição de 26 de maio de Science Express.

A mesma equipe publicou um trabalho na Nature em 2008, descrevendo a primeira evidência da presença de água nos cristais vulcânicos trazidos pelas missões Apolo.

"O essencial é que em 2008 dissemos que o conteúdo primitivo de água no magma lunar deveria ser similar à água contida na lava proveniente da drenagem do manto superior da Terra", disse o co-autor do estudo, Alberto Saal. "Agora, provamos que este é o caso", acrescentou.

Enquanto as descobertas corroboram a teoria longamente sustentada de que a Lua e a Terra têm origens comuns, também lançam dúvidas sobre a crença de que a Lua pode ter se formado após um desprendimento da Terra, perdendo boa parte de sua umidade neste processo de alta temperatura.

Segundo esta teoria, de "enorme impacto" nos anos 1970, a Lua se formou depois que o nosso planeta colidiu com uma rocha espacial ou planeta 4,5 bilhões de anos atrás.

"Esta nova pesquisa revela que aspectos desta teoria devem ser reavaliados", destacou o estudo.

As descobertas também levantam interrogações sobre as teorias que afirmam que o gelo encontrado nas crateras dos polos lunares pode ser resultante do impacto de meteoros, sugerindo que parte do mesmo pode ter provindo da erupção de magmas lunares.


**************************
Dengue: “mosquita”fica hiperativa,segundo a Fiocruz


SÃO PAULO-Enquanto nos seres humanos o vírus da dengue provoca dores e cansaço, nos mosquitos ele age da forma oposta. Os insetos ficam mais ativos e se locomovem até 50% a mais do que o normal.

A descoberta é de pesquisadores da Fundação Oswaldo CruzFiocruz), no Rio de Janeiro, que analisaram em laboratório o comportamento de fêmeas do Aedes aegypti com o tipo 2 da dengue, um dos mais comuns no Brasil.

"Ficamos surpresas com o resultado. Um aumento de 50% na locomoção normal é algo muito significativo e que nós não esperávamos", disse à Folha Tamara Lima-Camara, doutoranda do IOC (Instituto Oswaldo Cruz) e uma das autoras do trabalho, publicado na revista "PLoS One". 

Além de se mexer mais, elas também faziam isso em horários incomuns. Embora a espécie tenha hábitos diurnos, as contaminadas estenderam sua locomoção também durante parte da noite.

Esse aumento de locomoção e atividade poderia afetar outros aspectos biológicos, como a postura de ovos e o período em que as fêmeas da espécie se alimentam. Ou seja: quando saem em busca de sangue humano.

Embora a influência do vírus do tipo 2 tenha sido significativa, os autores dizem que é cedo para saber se isso se repete com os outros sorotipos ou mesmo com o vírus da febre amarela, que também pode ser transmitido pelo A. aegypti em área urbana.

Para os cientistas, conhecer bem as atividades do mosquito pode ajudar nas estratégias de controle da disseminação do inseto e da própria dengue, ajudando a escolher o período mais propício para começar a liberar inseticidas, por exemplo.

"Mas, nesse caso é preciso cautela. Usar veneno indiscriminadamente pode deixar os mosquitos mais resistentes, o que só criaria um outro problema", completa Raquel Bruno, que também participou do trabalho.

No caso do Aedes aegypti, estudos anteriores já tinham mostrado que ele tinha seu comportamento alterado quando era contaminado com outros parasitas. O trabalho com a dengue, porém, é muito mais significativo para o Brasil e outros países em que a doença causa muitas mortes, sobretudo no verão.

Ainda não se sabe exatamente como o vírus age para que isso aconteça, mas um de seus maiores alvos é o sistema nervoso do inseto. Para o experimento, os pesquisadores inocularam o vírus em algumas fêmeas, enquanto mantinham um grupo controle "saudável".

Depois disso, os mosquitos foram colocados em tubinhos de vidro. Nele, os pesquisadores mediram, com luz infravermelha, a locomoção das fêmeas individualmente por quase uma semana.

Para averiguar a "hora" de atividade, os cientistas simularam períodos de claro e escuro de 12 horas cada. As infectadas andaram de 10% a 50% mais do que as não contaminadas.
"Embora na natureza os mosquitos voem muito mais do que andem, existem estudos que mostram uma ligação entre o aumento da locomoção e o da atividade de voo", disse Lima-Camara.


*************
HGF realiza Simpósio e cria Ambulatório de Neuropatia Diabética 

Os Serviços de Endocrinologia e Neurologia do Hospital Geral de Fortaleza (HGF), realiza terça--feira (10), um mini simpósio de Diabetes e Neuropatia Diabética. O evento será realizado no mini auditório do HGF, das 9 às 12 horas, e marca o lançamento do serviço especializado do ambulatório de Neuropatia Diabética. O ambulatório será uma referência na assistência, ensino e pesquisa.

Com uma equipe multiprofissional, composta pela endocrinologista Tânia Bulcão, pelo neurologista Artur D'Almeida e pela enfermeira Fernanda Sheridan, o serviço terá  o objetivo de utilizar conhecimento up-to-date para tratar pacientes com essa patologia que hoje é considerada a complicação neurológica mais comum do diabetes melitus e que causa muita dor, incapacidade e redução da qualidade de vida dos portadores de diabetes.

O ambulatório de Neuropatia Diabética será o primeiro do Ceará destinado ao diagnóstico e tratamento específico desta doença. Os pacientes serão encaminhados pelo ambulatório de Endocrinologia. (Assessoria de Imprensa do HGF).



************************


BRASIL TERÁ VACINA CONTRA A DENGUE
EM CINCO ANOS
BRASÍLIA - Cientistas esperam que a população brasileira possa, daqui a cinco anos, ser imunizada contra os quatro tipos de vírus da dengue. O prazo para resolver o problema epidemiológico é bem inferior ao tempo de que o país precisa para universalizar o saneamento básico, apontado como uma das causas para a prevalência da dengue. Segundo o governo federal, apenas em 2030, todos os brasileiros terão água encanada e rede coletora de esgoto em suas casas.

“Um dos problemas da dengue e outras doenças negligenciadas é que elas cresceram onde não há infraestrutura adequada. As pessoas têm que armazenar água, as prefeituras não conseguem recolher o lixo. Isso vai levar anos, talvez décadas para que a gente consiga resolver completamente”, afirma o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa. 
“Muitas dessas doenças negligenciadas são de pessoas negligenciadas”, assinala Barbosa, ao lembrar da incidência de tuberculose, hanseníase e de doenças parasitárias entre as pessoas que vivem em domicílios com pouco espaço e muitos moradores. “São pessoas que vivem em condições insalubres”, acrescenta, ao dizer que o tratamento médico gratuito não é suficiente para melhorar a vida das pessoas.

Na avaliação do secretário, a situação social torna a pesquisa em saúde ainda mais importante. Barbosa lembra que a pesquisa pode oferecer boas ferramentas de prevenção e controle de doenças. “Quando olhamos o panorama de doenças tropicais negligenciadas, as que persistem são aquelas em que as ferramentas disponíveis não são as melhores. E, por isso, o desenvolvimento científico e tecnológico é muito importante.”

“O desafio é desenvolver estratégias capazes de aumentar o acesso à saúde. Para isso, a gente também precisa de pesquisa operacional para ver qual a melhor estratégia para ver a maneira daquela população ser alcançada”.

Um quarto da pesquisa científica feita no Brasil é na área de saúde, o que torna o país referência mundial. “Temos desde pesquisas para buscar a modificação genética do mosquito da dengue até pesquisa para infectá-lo com um microrganismo que não faz mal para as pessoas e reduz a capacidade dele de se infestar com vírus da dengue”, diz o secretário de Vigilância em Saúde.

Segundo Barbosa, o país faz pesquisa básica, desenvolve ferramentas para atendimento à população, cria kits de diagnóstico, produz novos medicamentos e participa de testes e pesquisas operacionais para avaliar e implementar estratégias de imunização. “O Brasil tem um papel importante no campo da pesquisa de doenças tropicais. O país está procurando desenvolver sua vacina e está ajudando a testar a vacina que não é produzida aqui, mas, seguramente, será muito útil para o programa brasileiro de controle da dengue”, atesta Barbosa.

A pesquisa mais adiantada envolve o Núcleo de Doenças Infectocontagiosas da Universidade Federal do Espírito Santo, que participa dos testes clínicos de uma vacina desenvolvida pelo laboratório francês Sanofi Pasteur em 11 países tropicais. Além dessa pesquisa, o Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos Bio-Manguinhos, ligado à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro; e o Instituto Butantan, vinculado à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, trabalham na produção de vacinas em parceria com laboratórios internacionais.


*****************


Europeus fornecem modelo exato da gravidade na Terra
.
Dados enviados por satélite à ESA (Agência Espacial Europeia), durante dois anos, possibilitaram o estudo preciso da gravidade do planeta Terra de uma forma inédita.

Os cientistas agora detêm um dos mais exatos modelo geoide (protótipo idealizado, "igualando" coisas como marés e correntes oceânicas) do lugar onde vivemos. Intensidade de terremoto no Japão modificou forma do oceano. JM CIENCIA , TECNOLOGIA E SAÚDE.

Modelo da gravidade na Terra fornecerá dados oceanográficos e da estrutura interna do planeta . A imagem foi divulgada nesta quarta-feira durante uma conferência em Munique (Alemanha) --para ver uma versão animada, acesse aqui.

No estudo apresentado pela ESA, com imagens fornecidas pelo satélite Goce (sigla em inglês de Explorador da Circulação Oceânica e do Campo Gravitacional), considerou-se a gravidade do geoide sem a ação de marés e de correntes oceânicas.

O modelo serve como referência para medir a movimentação dos oceanos, a mudança do nível do mar e a dinâmica do gelo, o que pode abrir precedente para entender com maior profundidade as mudanças climáticas.

Além desses dados oceanográficos, também servirá para o estudo da estrutura interna do planeta --como os processos que levam à formação de terremotos de grande magnitude e que podem provocar danos devastadores, como aconteceu com o Japão no sismo de 11 de março.

Do espaço, é praticamente impossível para os satélites observarem a dinâmica dos tremores, visto que o movimento das placas tectônicas ocorre abaixo do nível dos oceanos.

Contudo, explica a ESA em seu site, os tremores costumam deixar um "rastro" na gravidade do planeta, o que pode ajudar a entender o mecanismo de um terremoto e, quem sabe, antecipar sua ocorrência.
 **************************




Nova técnica : Implantes com válvulas de tecido
 de vaca no coração

NOVA ORLEANS - Uma nova técnica que substitui a válvula aórtica do coração com um implante feito de tecidos de vaca mostrou um índice de sobrevivência similar ao das operações com coração aberto e aumentou a expectativa de vida, anunciaram cientistas americanos. JM CIENCIA E TECNOLOGIA E SAÚDE.

A nova técnica de substituição da válvula aórtica por inserção de catéter (TAVR) é menos invasiva que a cirurgia convencional e também pode ser uma opção promissora para pacientes gravemente enfermos, segundo o estudo apresentado na conferência do American College of Cardiology.

O método diminuiu os custos de internação e aumentou a expectativa de vida em até 1,9 ano. Mas também apresentou mais riscos de derrames cerebrais e outras complicações cardíacas.

A técnica TAVR consiste em inserir no coração, através de um catéter instalado em alguma artéria da perna ou da caixa torácica, um tubo que sustenta as tampas de três válvulas interconectadas feitas com tecido de vaca.

******************


Cientistas descobrem cinco novos genes de risco de Alzheimer

Ao pesquisar as causas genéticas do mal de Alzheimer, cientistas identificaram cinco novos genes, dobrando o número anterior de genes ligados à doença degenerativa.

Se medicamentos ou mudanças de estilo de vida puderem ser criados para combater essas variações genéticas, mais de 60% dos casos de Alzheimer poderão ser prevenidos, segundo os pesquisadores, cujo trabalho foi publicado na revista "Nature Genetics", no domingo.

Mas essas descobertas devem demorar pelo menos 15 anos, disseram eles.

O mal de Alzheimer é a forma mais comum de demência, uma doença cerebral fatal que afeta a memória, o raciocínio, o comportamento e a capacidade de realizar afazeres comuns do dia a dia. A doença vem afetando cada vez mais as sociedades e economias de todo o mundo.

"Estamos começando a juntar as peças do quebra-cabeça e a entender melhor" a doença, disse Julie Williams, do Centro de Genética e Genômica Neuropsiquiátricas da Universidade de Cardiff, que liderou o estudo.

"Se conseguirmos eliminar os efeitos colaterais dos tratamentos com genes, esperamos que possamos então reduzir a proporção de pessoas que contraem Alzheimer a longo prazo."

Os pesquisadores afirmam que as variantes genéticas encontradas destacam as diferenças específicas em pessoas que contraem Alzheimer, incluindo variações no sistema imunológico, no modo pelo qual o cérebro lida com o colesterol e lipídios, bem como um processo chamado endocitose, que remove proteínas tóxicas do cérebro.

A entidade Alzheimer's Disease International prevê que, conforme a população envelhece, os casos de demência dobrarão a cada 20 anos, atingindo os cerca de 66 milhões em 2030 e 115 milhões em 2050. Boa parte das vítimas se concentra em países pobres.

"O interessante é que os genes que conhecemos agora - os cinco novos, além dos anteriormente identificados - estão agrupados em padrões", disse Williams em uma entrevista em Londres.

Os cientistas suspeitam que os genes podem explicar de 60 a 80 por cento do risco de Alzheimer de início tardio, o tipo que se manifesta na velhice.

Para encontrar novas variantes do gene, Williams e um grupo internacional de pesquisadores analisaram dados de 25 mil pessoas portadores do mal de Alzheimer e 45 mil pessoas saudáveis que foram usados como "controles".

Eles descobriram que variações comuns do gene chamadas ABCA7, EPHA1, CD33 e CD2AP e MS42A estavam relacionados a um risco maior de desenvolver a doença. "Estes cinco genes agora mostram evidência convincente de associação com o mal de Alzheimer", disse ela.

Estudos anteriores sobre as últimas décadas demonstraram que as variações do gene conhecidas como CLU, PICALM, CRI, BIN1 e APOE também estão relacionadas ao risco de contrair Alzheimer.
*************
 Questão ambiental mobiliza ONU e CNBB em 2011


A sobrevivência da vida na Terra depende da preservação das florestas e de outros recursos naturais. Não por acaso, duas entidades, uma internacional e outra nacional elegeram a questão ambiental como ponto principal de pauta este ano.

A Organização das Nações Unidas (ONU) decretou 2011 o Ano Internacional das Florestas. No Brasil, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil anunciou que a Campanha da Fraternidade, a ser lançada logo após o Carnaval, terá como tema "Fraternidade e a vida no planeta" e lema "A criação geme em dores de parto".

De acordo com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, 31% da cobertura terrestre do planeta são formados por florestas. Nelas vivem 300 milhões de pessoas de todo o mundo e é essa cobertura verde que garante a sobrevivência de 1,6 bilhões de seres humanos e 80% da biodiversidade terrestre. O desmatamento e a ocupação indiscriminada de áreas florestais ameaçam a vida no planeta.

Diante desse risco, a ONU, para sensibilizar a população mundial, elegeu 2011 o Ano Internacional das Florestas. A divulgação de informações sobre experiências positivas e valiosas para promover uma gestão florestal sustentável é uma das ações que estão no programa oficial da ONU.

Ao longo deste ano, diversas ações serão realizadas para unir os povos em defesa da floresta: simpósios, exposições, palestras, debates estão programadas para diversas partes do mundo. No Brasil, em junho, na Bahia, haverá o encontro internacional “Tree Biotechnology 2011 - From genomes to integration and delivery”

Fraternidade e Ecologia

Por todo o Brasil, a CNBB vem mobilizando religiosos e leigos para atuarem na Campanha da Fraternidade. No Ceará, na sede da Regional Nordeste 1 da CNBB (Rua Felino Barrroso, 405 – Bairro de Fátima), é possível obter cartazes, folderes e outros materiais relativos à campanha.

De acordo com o Padre Gilson Soares, também estão sendo feitas capacitações de pessoas que trabalharão como facilitadores e divulgadores da iniciativa. Para ele, a preocupação com a questão ambiental se justifica diante do aquecimento global, que vem provocando mudanças climáticas de graves conseqüências.

“Nós, o povo, somos criaturas e criadoras com Deus. Não podemos mudar o sol e a lua, mas, com pequenas atitudes o mundo vai ser bem melhor”, diz ele. Enfatiza que a relação do ser humano com a natureza pode se tornar melhor como gestos que se traduzam no cuidado com o uso da água, energia e manejo do lixo, por exemplo.

Outra Regional que está bem articulada é a Nordeste 2 da CNBB, que compreende os estados de Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. Como parte da Campanha da Fraternidade 2011 está sendo organizado, em Natal, o seminário, cujo tema é "Quem desmata a terra, semeia inferno", uma frase dita pelo padre Cícero Romão Batista acontece no dia 11 de março, no Imirá Hotel..

Fontes: Padre Gilson Soares, da Regional 1 da CNBB
 ****************
 
UECE desenvolve primeira vacina vegetal no mundo para combate ao vírus da dengue    
 Foi produzida por pesquisadores da Universidade Estadual do Ceará  (Uece) a primeira vacina de origem vegetal no mundo. Segundo a professora Isabel Florindo Guedes, bioquímica responsável pela  pesquisa, o processo é totalmente pioneiro: “até o momento nenhuma  vacina no mundo tinha sido produzida à base de planta”, ressalta. 

Aliado a esse pioneirismo, a vacina busca atender uma necessidade cada  vez maior da sociedade, que é o combate à dengue. Atualmente, a dengue é a arbovirose mais comum que atinge o homem, sendo responsável, segundo Organização Mundial de Saúde por cerca de 100 milhões de  casos/ano em população de risco de 2,5 a 3 bilhões de seres humanos.  Neste caso, a nova tecnologia, a primeira de origem vegetal, deverá  combater os quatro tipos de manifestação do vírus, incluindo o  hemorrágico.
O feijão de corda (Vigna unguiculata) foi o vegetal utilizado no  procedimento para produção de antígenos para combater o vírus da  dengue.  No processo, os cientistas injetaram genes do vírus na planta, a qual desenvolveu as proteínas anticorpos capazes de gerar as defesas do organismo. A partir daí, os antígenos foram isolados, podendo então ser aplicados em forma de vacina. De acordo com os pesquisadores, uma única planta pode gerar até 50 doses de vacina.  

As vantagens da vacina desenvolvida pelos pesquisadores da Uece são inúmeras, dentre elas, o seu método inovador de produção, baixo custo e redução de reações alérgicas, comuns nas vacinas desenvolvidas em métodos tradicionais, que utilizam organismos vivos e vírus atenuados.

Os resultados obtidos através de testes em camundongos foram  positivos; os animais passaram a produzir anticorpos protetores contra  a dengue. O próximo passo é iniciar testes clínicos em seres humanos. Para Isabel Guedes, “é necessário desenvolver drogas eficientes no  combate à dengue. Essa é uma preocupação mundial. Além disso, o custo de prevenção pode ser menor do que os tratamentos convencionais de  pacientes infectados”, destaca.

 A Uece protegeu a pesquisa por meio do seu Núcleo de Inovação  Tecnológica (NIT), através de depósito de pedido de patente junto ao  Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi). Neste momento, o  NIT e a Rede de Núcleos de Inovação Tecnológica do Ceará (Redenit-CE)  estão trabalhando na transferência desta tecnologia para o mercado, a  fim de que a vacina possa ser produzida em escala industrial e  beneficiar, assim, a população.

Contatos: Profa. Isabel Guedes 3101.9822 -Assessoria de Imprensa da UECE


*********************

Sífilis superou a AIDS no Brasil, adverte MS
A SIFILIS CAIU NO ESQUECIMENTO
 DAS AUTORIDADES SANITÁRIAS E  JÁ
ATINGE MAIS DE UM MILHÃO NO BRASIL

Com as campanhas de prevenção do governo voltados para o combate à Aids, outras doenças sexualmente transmissíveis, DSTs, tornam-se quase invisíveis diante da população.
É o caso da sífilis, que apesar de ser vista como uma doença perdida no passado, é um grave problema de saúde pública, atingindo quase um milhão de brasileiros por ano, segundo dados do Ministério da Saúde. Especialistas afirmam que a falta de informação e de campanhas direcionadas especificamente para mulheres jovens são as principais causas do problema.
Enquanto a última campanha contra a Aids foi veiculada em dezembro do ano passado, a última  voltada especificamente para outros tipos de DSTs é de agosto de 2009. O médico José Leonídio Pereira, do departamento de ginecologia e obstetrícia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), concorda que a falta de informação seja justamente o agravante desta realidade.
– Se você fizer uma pesquisa com a população, vai perceber que 98% das pessoas já ouviu falar da Aids, mas a maioria desconhece as outras doenças transmitidas também através do sexo–  disse.Temos 32 mil pessoas com Aids no Brasil, enquanto há cerca de 1 milhão portadores de sífilis, e mesmo assim as campanhas não mudam: isso é um problema., disse o medico Jose Leonidio Pereira.

********************
SECRETARIA DE SAÚDE ADVERTE SOBRE DOENÇAS RELACIONADAS ÀS CHUVAS
As doenças se manifestam a qualquer tempo, não escolhem momento para tirar a saúde e comprometer a qualidade de vida. Há períodos, porém, em que as condições climáticas e ambientais favorecem a ocorrência de surtos de determinadas enfermidades.

Na época das chuvas, como a que o Ceará atravessa agora e deve ir até final de maio, é comum o aparecimento na população de doenças respiratórias, diarreicas e infecciosas, como leptospirose e hepatite. Nesse período de chuvas, a população fica mais vulnerável às doenças de veiculação hídrica – aquelas transmitidas pela água contaminada por vírus, bactérias e outros agentes infecciosos.

 Mesmo a dengue, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, que não é doença de transmissão hídrica, faz mais vítimas no período das chuvas. Isso porque o ovo do mosquito, que resiste até um ano em ambiente seco, eclode em água parada, empoçada, acumulada em recipientes ou armazenada, situação mais frequente com a ocorrência de chuvas.

Para evitar essas doenças, a melhor atitude é a prevenção e, para prevenir, é preciso rigor nos cuidados ambientais e nos hábitos saudáveis para que essas enfermidades não se manifestem em grande escala. A Coordenadoria de Promoção e Proteção à Saúde da Secretaria da Saúde do Estado (Coprom) faz recomendações simples individuais, como lavar as mãos, e coletivas, como não jogar lixo nas ruas, mas que podem evitar doenças.

 Cuidados pessoais

- Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete

- Ao tossir ou espirrar, cobrir o nariz e a boca com lenço descartável

- Não compartilhar alimentos, copos, toalhas, talheres e objetos de uso pessoal

- Evitar o contato direto com a água ou a lama durante e após a chuva; usar botas e luvas de borracha ou sacos plásticos sobre os pés e mãos.

 Cuidados domésticos

- Não deixar acumular lixo em casa e acondicioná-lo em sacos fechados e longe do chão para evitar a proliferação de ratos

- Eliminar todos os pontos de acúmulo de água após as chuvas por causa da multiplicação do mosquito da dengue

- Lavar e desinfetar com água sanitária o chão, móveis, utensílios domésticos e a caixa d'água (200 ml de água sanitária para 20 litros de água)

- Proteger a caixa d'água, potes e quartinhas com tela e touca para evitar a entrada do mosquito;

 Cuidados ambientais

- Não jogar lixo caseiro nos rios e córregos, limpar e não desmatar os leitos dos rios e manter sempre o terreno limpo;

- Limpar os quintais e a desobstrução dos canais pluviais no entorno das residências.

 Doenças relacionadas às chuvas

- Leptospirose: é transmitida por meio da água contaminada pela urina de ratos.

- Hepatite: doença virótica, de transmissão oral-fecal, que atinge as pessoas através de alimentos, água e utensílios contaminados, como tesouras, alicates.

- Rotavírus: doença diarreica aguda causada por vírus transmitidos pela via fecal-oral, por contato pessoa a pessoa, através de água e alimentos contaminados, por objetos contaminados e provavelmente por propagação aérea, via aerossóis.

- Dengue: Doença febril aguda, é a mais importante arbovirose que afeta o ser humano. É um sério problema de saúde pública no mundo. Ocorre e dissemina-se especialmente nos países tropicais, onde as condições do meio ambiente favorecem o desenvolvimento e a proliferação do Aedes aegypti, principal mosquito vetor.( Assessoria de Imprensa da Sesa )

*****************

NASA CONFIRMA:O SOL É MESMO 

ESTRÊLA

O  Sol é uma esfera! confrma a NASA. A razão para o entusiasmo é grande, pois pela primeira vez foi possível obter-se uma imagem completa do astro, em 3D.No âmbito da missão STEREO, duas sondas da estação espacial estão a fotografar o Sol - uma de cada lado, obtendo-se assim, pela primeira vez, uma imagem única de toda a superfície solar.

“Com esta informação, podemos viajar à volta do Sol e observar o que se está a passar no seu horizonte - sem termos de sair dos nossos computadores”, disse a cientista do programa STEREO, Lika Guhathakurtas, que explica ainda no site da NASA que estas imagens surpreendentes podem ainda ‘trazer grandes avanços na física teorética solar e previsão meteorológica espacial’. Esta missão pode melhorar as previsões sobre a sua actividade, e também sobre as erupções que possam ocorrer na esfera solar e que podem, eventualmente, afectar satélites, aeronaves ou até mesmo companhias eléctricas


Quem somos

JM JORNAL DO MUNICÍPIO - JM JORNAL DO MUNDO - Orgão Sócio-Cultural de Utilidade Pública em Defesa da Cidadania nos bairros e municípios brasileiros. Diretor–Editor–Responsável:José Mário Lima. Reg. Prof.12418 DRT-RIO. Secretário Geral – Gabriel Pontes.Designer Gráfico- Alice Farias Lima.Layout e Criação – Gabriel Pontes. Secretário de Edição: José Mário Lima.COLABORADORES: Colunistas :Celina Côrte Pinheiro,Nilmar Marques (Cap.Nil), Orion Lima, Santos Sá,Henrique Soares,Assis Brasil; JM Reportágens: (Equipe)Henrique Soares,Gabriel Pontes e Santos Sá; -JM Cultura:(Equipe)- Publicidade (JML) - Movimento Estudantil: Gabriel Pontes. JM Esportes: (equipe)- JM Literatura: Assis Brasil. Notícias dos Bairros: Henrique Soares,Amil Castro; Sociedade-artesanatos: Martha Lima.Culinária : Lili(Faraó-Cacoeiras-RJ). Correspondentes: Redenção: Nice Farias;Irauçuba: Swami Nitamo;Teresina e Parnaíba: Assis Brasil;Estado do Rio de Janeiro (interior): Nilmar Marques - Cachoeiras de Macacu: Paschoal Guida. Rio,(Capital): João de Deus Pinheiro Filho. *As opiniões emitidas em artigos assinados são da inteira responsabilidade de seus autores.