JM JORNAL DO MUNICÍPIO - JM JORNAL DO MUNDO - MULTIMÍDIA

JM JORNAL DO MUNICÍPIO - SUPLEMENTO - JM JORNAL DO MUNDO: A INFORMAÇÃO EM TEMPO REAL: NOTÍCIAS, REPORTAGENS, ARTIGOS, LITERATURA, VÍDEOS, FOTOS, SOM&IMAGEM E MUITO MAIS! A NOTÍCIA INFORMANDO E FORMANDO OPINIÕES. CONTATOS: jmjornaldomunicipio@gmail.com

JM JORNAL DO MUNICÍPIO:

SUPLEMENTO JM JORNAL DO MUNDO- JORNAL MULTIMÍDIA EM TEMPO REAL

Ano 6 - Edição 2451-

- Março

2016 -

Fortaleza-Ceará-Brasil

domingo, 6 de maio de 2012

FRANÇOIS HOLLANDE, NOVO PRESIDENTE DA FRANÇA: "Comprometo-me a servir meu país com a entrega e o modo exemplar que requerem a função", em discurso em Tulle, no centro da França, antes de viajar ao comitê central na capital Paris. "Quero ser o presidente de todos. Somos apenas uma nação, que vive com justiça, liberdade e igualdade".







FRANÇA JÁ TEM NOVO PRESIDENTE: FRANÇOIS HOLLANDE

O candidato socialista François Hollande é o presidente eleito da França, após desbancar o atual mandatário conservador Nicolas Sarkozy no segundo turno da votação, no domingo (6). Com o resultado, o país europeu volta a ter um presidente socialista após 1995, quando François Mitterrand saiu do palácio do Eliseu.

O Ministério do Interior francês declarou a vitória de Hollande por volta das 0h50 locais de segunda-feira (19h50 de domingo em Brasília). Com 99% das urnas apuradas, o socialista teve 51,7% dos votos válidos, contra 48,3% de Sarkozy.

Hollande celebra com partidários em palco na praça da Bastilha, em Paris, após ser eleito presidente da França
Pouco antes da divulgação do resultado oficial, Hollande discursou para militantes socialistas em frente à praça da Bastilha, na capital Paris, local de comemoração das vitórias do partido. No ato, agradeceu o apoio e voltou a dizer que os franceses "escolheram a mudança".

"Eu escutei o grito de mudança de vocês para ser o seu presidente da República. É o tempo para reparar, recuperar e unir a França. Essa não é uma vitória de vingança, rejeição e amargura", afirmou Hollande.

"Vocês são muito mais que um povo que quer a mudança, são um movimento que se levanta por toda a Europa e, talvez, por todo o mundo para promover nossos valores, nossas aspirações e nossas exigências de mudança".

O socialista ainda pediu que os militantes continuem mobilizados. "Há muito o que fazer nos próximos meses, e para começar, dar a maioria ao presidente da República", disse Hollande, referindo-se às eleições legislativas de 10 e 17 de junho.

Com essa virtual vitória, ele se torna o segundo presidente socialista da Quinta República Francesa fundada pelo general Charles De Gaulle em 1958, depois de François Mitterrand, chefe de Estado de 1981 a 1995.

Mais cedo, em seu primeiro discurso como presidente eleito da França, Hollande afirmou que diminuirá as medidas de austeridade propostas pela União Europeia para diminuir a dívida pública. As declarações foram feitas na cidade de Tulle, região central da França.

"A austeridade já não é mais inevitável", afirmou Hollande. "A austeridade fiscal na Europa não pode ser uma fatalidade".

O socialista também afirmou que os franceses "escolheram a mudança", em referência ao adversário conservador, que tentava a reeleição. "Estou feliz por ter trazido de volta a esperança".

François Hollande faz primeiro discurso como presidente eleito em Tulle, no centro da França,  domingo (6):

"Comprometo-me a servir meu país com a entrega e o modo exemplar que requerem a função", em discurso em Tulle, no centro da França, antes de viajar ao comitê central na capital Paris. "Quero ser o presidente de todos. Somos apenas uma nação, que vive com justiça, liberdade e igualdade".

SERVIÇOS PUBLICOS

Hollande ainda garantiu a recuperação dos serviços públicos, como saúde e educação.

O socialista venceu o segundo turno das eleições para o Palácio do Eliseu, neste domingo. O presidente conservador Nicolas Sarkozy reconheceu a derrota para o adversário, que assumirá o cargo em 15 de maio.

Em discurso a seus partidários, Sarkozy já admitiu a derrota para o socialista e afirmou que ligou para Hollande, desejando-lhe "boa sorte".

"Aceito essa derrota por causa dessa França aberta, democrática", disse ele, aclamado aos gritos de "Nicolas, Nicolas" por uma multidão em Paris.

Presidente conservador Nicolas Sarkozy reconhece derrota para socialista François Hollande
"Tentei fazer o melhor para proteger o povo francês. Apesar dos milhões que votaram em mim, nós falhamos. Vocês me apoiaram, mas não tivemos êxito", acrescentou.

Sarkozy ainda pediu que o UMP, seu partido, permaneça unido para as eleições parlamentares, acontecerão em junho. "Não se dividam, permaneçam unidos. Temos que ganhar a batalha das legislativas", afirmou o presidente em reunião fechada com partidários.

O chanceler francês do governo Sarkozy, Alain Juppé, foi o primeiro ministro a se manifestar sobre o pleito, e voltou a dizer que o foco do partido serão as eleições legislativas.

"Sarkozy fez uma campanha magnífica. Os milhões de franceses que votaram nele merecem essa consideração. Nós não o abandonamos, voltaremos na batalha das legislativas".


O canditado presidencial do Partido Socialista Francês François Hollande ao lado de Valeria Trierweiler agradecem aos eleitores, após o anúncio de sua vitória

No domingo, o instituto BVA divulgou uma pesquisa que aponta nova vitória para os socialistas nas eleições parlamentares, com 46% das intenções de voto, oito pontos a mais que em 2007 e seis a mais que em 2002, mostrando a dificuldade dos conservadores no pleito.

O UMP, partido de Sarkozy, chegaria a 33%, 13 a menos que o conseguido em 2007 e dez a menos em relação a 2002. A extrema direita, de Marine Le Pen, chegaria a 17%, aproximando-se do percentual que conseguiu a terceira colocada na eleição presidencial.

A pesquisa foi feita com 1.016 pessoas após o fechamento dos colégios eleitorais. O levantamento aponta também que a secretária do Partido Socialista, Martine Aubry, é favorita para ser a próxima primeira-ministra francesa.

Nenhum comentário:

Quem somos

JM JORNAL DO MUNICÍPIO - JM JORNAL DO MUNDO - Orgão Sócio-Cultural de Utilidade Pública em Defesa da Cidadania nos bairros e municípios brasileiros. Diretor–Editor–Responsável:José Mário Lima. Reg. Prof.12418 DRT-RIO. Secretário Geral – Gabriel Pontes.Designer Gráfico- Alice Farias Lima.Layout e Criação – Gabriel Pontes. Secretário de Edição: José Mário Lima.COLABORADORES: Colunistas :Celina Côrte Pinheiro,Nilmar Marques (Cap.Nil), Orion Lima, Santos Sá,Henrique Soares,Assis Brasil; JM Reportágens: (Equipe)Henrique Soares,Gabriel Pontes e Santos Sá; -JM Cultura:(Equipe)- Publicidade (JML) - Movimento Estudantil: Gabriel Pontes. JM Esportes: (equipe)- JM Literatura: Assis Brasil. Notícias dos Bairros: Henrique Soares,Amil Castro; Sociedade-artesanatos: Martha Lima.Culinária : Lili(Faraó-Cacoeiras-RJ). Correspondentes: Redenção: Nice Farias;Irauçuba: Swami Nitamo;Teresina e Parnaíba: Assis Brasil;Estado do Rio de Janeiro (interior): Nilmar Marques - Cachoeiras de Macacu: Paschoal Guida. Rio,(Capital): João de Deus Pinheiro Filho. *As opiniões emitidas em artigos assinados são da inteira responsabilidade de seus autores.